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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC.
Other Titles: Analysis of the application of an interview as part of the selection process for the Technical course in Farming and Agricultural at the Colégio Agrícola de Camboriú/SC.
???metadata.dc.creator???: Almeida, Eliana Maria Fabiano de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Boas, Ana Alice Vilas
???metadata.dc.description.resumo???: O sistema educacional brasileiro , alvo de vários modelos governamentais , atinge em 2008 um percentual de analfabetismo de 11%, conseguindo a proeza de ter uma população percentual de analfabetos superior à Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador , República Dominicana, Bolívia e Jamaica. Esse fato pode ser potencializado por elementos políticos , técnicos e/ ou culturais, dentre outros . O fato é que a exclusão social afeta diretamente toda a população , quiçá o desenvolvimento da nação . Dessa forma , preocupada com os elementos que possam contribuir para a exclusão educacional social gerada pelos sistemas de ingresso em Instituições Federais de nível médio , é que o presente estudo tornouse necessário . Esse trabalho busca apresentar dados relevantes sobre a presença da entrevista como ferramenta de seleção de alunos para cursos profissionalizantes de nível médio em Instituições Federais de Ensino Agrícola , a qual pode ser um potencial para exclusão de alunos que possuam real interesse em atuar no complexo rural , objetivo proposto pela habilitação técnica . Para a coleta de dados , utilizou-se alunos do curso Técnico em Agropecuária , modalidade concomitante ao Ensino Médio do Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) em períodos escolhidos aleatoriamente, utilizando como período amostral, dois anos em o processo seletivo contemplou a entrevista como ferramenta de seleção , e dois anos sem a utilização da mesma . Observou-se com o estudo que a presença da entrevista no processo seletivo alterou mais de 40% da lista dos alunos aprovados , e que destes mais de 60% não apresentaram resultados satisfatório ao longo do curso , desistindo e/ ou reprovando. Com base nos dados , conclui-se que a presença da entrevista nos processos seletivos para ingresso de alunos em Instituições agrícolas de nível médio merece maior atenção e talvez deva ser revista .
Abstract: The Brazilian educational system, objective of several government models, reaches 11% of illiteracy in 2008 and this illiterate percentage of the population is greater than Nicaragua, Guatemala, Honduras, El Salvador, Dominican Republic, Bolivia and Jamaica. This fact may have been provoked by several elements such as political, technical or cultural ones, among others. The fact is that social exclusion directly affects the whole population and maybe even the development of the nation. The present study becomes necessary because it is important to know which elements may contribute to social education exclusion generated by systems for entrance into Federal Institutions of secondary teaching. This research seeks to show relevant data about the inclusion of an interview as part of the tool for student selection for Secondary Teaching school vocational courses at Federal Institutions of Agricultural education. The interview might be a reason for the exclusion of certain students with a real interest in working in the rural compound. The latter being the objective proposed by such technical qualifications For data collection, students from the Technical Farming and Agricultural Course concomitant with Secondary Teaching school, a modality at the Colégio Agrícola de Camboriú (CAC), were randomly chosen for sample periods in two years when the interview was included as part of the selection tool and another two years without the use of the same. This study observed that the interview in the selective process altered the list of approved students by over 40% and that more than 60% of these showed unsatisfactory results during the course, resulting in giving up or failing. Based on the data, it can be concluded that the inclusion of an interview in the selection process for entrance to the Farming and Agricultural Institutions at Secondary Teaching level deserves greater attention and should perhaps be revised.
Keywords: entrevista
educação agrícola
exame de seleção.
interview
agricultural education
selective process.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALMEIDA, Eliana Maria Fabiano de. Analysis of the application of an interview as part of the selection process for the Technical course in Farming and Agricultural at the Colégio Agrícola de Camboriú/SC.. 2008. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/127
Issue Date: 29-Sep-2008
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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