???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/125
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Fatores determinantes de Motivação/Desmotivação de alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Agrícola de Camboriú - UFSC.
Other Titles: Determinants factors of student s motivation/demotivation in Technical Course in Computer the Camboriú Agricultural School - UFSC.
???metadata.dc.creator???: Feijó, Alexandre Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, José dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) vem sofrendo transformações, tanto em sua estrutura física, como na configuração de seus cursos e no processo de ensino-aprendizagem. Nos dias atuais são observados problemas na relação professor/aluno e diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem que interferirem no processo de motivação/desmotivação dos alunos. Em conseqüência, alguns alunos cumprem as exigências necessárias para formação acadêmica com o objetivo único de conseguir o diploma, sem assimilação de conteúdo, sem compromisso profissional com a área para a qual foram formados. Tal fenômeno é facilmente observável no cotidiano do CAC. Diante deste problema, neste trabalho procuramos identificar os fatores que determinam a Motivação/Desmotivação de alunos do Curso Técnico em Informática do CAC, cuja forma mais evidente de expressão é a falta de expectativas, descompromisso, acomodação, apatia e a conseqüência mais evidente é o comprometimento dos objetivos e metas do CAC. O objetivo da pesquisa é identificar os fatores determinantes de motivação/desmotivação dos alunos do Curso Técnico em Informática CAC e, a partir destes dados, refletir sobre possíveis estratégias para garantir maior motivação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem do CAC. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, cujos procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica: a do CAC. Para a coleta de dados, utilizou-se os seguintes instrumentos: entrevistas, questionários, observação participante e análise de fontes bibliográficas primárias. A referência empírica foi o processo de ensino-aprendizagem do Curso Técnico em Informática, na modalidade Concomitante ao Ensino Médio, do CAC.
Abstract: The Camboriu Agricultural School (CAC) is passing for changes in its physical structure, courses and in the teaching-learning process. Nowadays are seen problems in the relationship between teachers and students and several problems in the teaching-learning process that interferes in the process of motivation / demotivation of the students. Consequently, some students meet the academic requirements for the single purpose of achieving the diploma, without assimilation of content, without professional commitment to the area for which they were graduated. This phenomenon is easily observed in the daily life of CAC. In this issue, this study tried to identify the factors that determine the student´s motivation / demotivation in Technical Course in Computer the CAC, whose most obvious form of expression is the lack of expectations, responsibility, and apathy that has its consequence to implicate the objectives and goals of the CAC. The objective of this research is to identify the determing factors of student´s motivation / demotivation in Technical Course in Computer the CAC, and based on these factors, to reflect some strategies to guarantee greater motivation with the people involved in the teaching - learning process. This is a basic research of qualitative nature, with descriptive approach, whose methodological procedures characterize it as a case-study because the research purpose was to generate knowledge of a specific reality: the reality from CAC. For these collection were used the following instruments: interviews, questionnaires, participant observation and analysis of literature sources. The empirical reference was the process of teaching-learning from Technical Computing Course in the high school mode in the CAC.
Keywords: ensino técnico
didática
metodologia de ensino
cotidiano escolar
motivação
technical education
didactics
teaching methodology
school life
motivation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FEIJÓ, Alexandre Araújo. Fatores determinantes de motivação/desmotivação de alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Agrícola de Camboriú - UFSC. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/125
Issue Date: 30-Apr-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Alexandre Araujo Feijó.pdfDocumento principal760.33 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.