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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PROEJA e inclusão social: qualificação, emprego e desemprego de egressos do curso de Informática da EAFS/RS.
Other Titles: PROEJA and social inclusion: qualification, employment and unemployment of the graduating students of EAFS/RS Informatics course.
???metadata.dc.creator???: Goi, Cleusa Rosane Fassbinder 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, José dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O texto faz uma reflexão sobre o PROEJA Programa de Educação de Jovens e Adultos, implantado no Brasil em 2005, pelo Decreto nº 5478, modalidade educacional direcionada para atender aos excluídos pela sociedade e pela escola, que é parte integrante da sociedade. Em 2006, o governo emitiu o Decreto de Nº 5.840, tornando óbvio que seria mais um programa de inclusão social da política da reforma do ensino profissional do Governo Lula, voltada a uma população tradicionalmente excluída da educação regular que ultrapassaram a idade regular de escolarização. Diante desta realidade, é possível constatar inúmeras contradições entre o discurso e a realidade de programas que têm como propósito o resgate da dívida social acumulada ao longo do tempo junto às camadas populares. Tais contradições, muitas vezes, chegam até a comprometer o êxito desses programas. Uma questão se apresenta para investigação é se, apesar de a geração de emprego e renda não ser uma conseqüência da maior qualificação, mas de investimentos em capital fixo, em que aspecto o PROEJA poderá se constituir em uma alternativa concreta para os trabalhadores rurais da região se inserir e permanecerem no mercado de trabalho? A partir desta questão, estruturamos esta pesquisa, cujo objetivo é verificar se o Programa de Formação Integrada ao Ensino Profissional em Informática, oferecido pela EAFS/RS, no âmbito do PROEJA, tem contribuído para aumentar a qualificação de seus egressos, proporcionando-lhes melhores condições de ingresso e permanência no mercado de trabalho. Para a investigação proposta, tomamos como instrumentos de coleta de dados a literatura sobre o tema, fontes bibliográficas primárias (documentos oficiais, projetos da própria EAF investigada, documentos do processo seletivo) e realizamos a aplicação de questionários, observação participante, durante o Seminário de Auto-Avaliação realizado no final do programa e entrevistas após sete meses após a conclusão do programa com o objetivo de localizá-los e verificar a situação de cada um no que se refere à melhoria da qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho dentro da área de formação.
Abstract: This text is a reflection about PROEJA Education Program for Youth and Adults, introduced in Brazil in 2005, by the Decree number 5478. The Program is an educational way directed to help people excluded by society and school, which is an integral part of society. In 2006, the government issued the Decree number 5840, with the clear idea that it was a program of social inclusion, according to the reform of professional education in Lula s government, directed to a population traditionally excluded from regular education, that exceeded the age for regular schooling. From this reality, it s possible to find many contradictions between the discourse and the reality of the programs that intend to rescue the social debit accumulated over the time with popular classes. Sometimes, these contradictions compromise the success of these programs. One issue presented for investigation is to verify if, despite the generation of employment and income is not a consequence of higher quality, but investment in fixed capital, how PROEJA could be a real alternative for the rural population from the region and how this population could remain in the labor market? From this question, we structured this research, whose goal is to verify how the Integrated Training Program for the Professional Education in Information Technology, offered by EAFS/RS, according to PROEJA, is contributing to increase the qualification of their graduates, providing them better admission conditions and possibilities to remain in the labor market. For the proposed research, we use as data collection the literature about the subject, primary bibliographic sources (official documents, projects from the EAF investigated, selection process documents) and we utilized the application of questionnaires, participant observation, during the Seminar of Self Assessment, that happened in the end of the program, and interviews after seven months after the completion of the program, with the objective to locate them and check the situation of them, if they improve their life quality and if they are integrated in the labor market within the formation area.
Keywords: inclusão social
educação de jovens e adultos
educação profissional
empregabilidade.
social inclusion
youth and adult education
professional education
employability.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GOI, Cleusa Rosane Fassbinder. PROEJA and social inclusion: qualification, employment and unemployment of the graduating students of EAFS/RS Informatics course.. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/124
Issue Date: 26-May-2009
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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