???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRizzo, Vito Renato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852813716293103por
dc.contributor.advisor1Masson, Máximo Augusto Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174por
dc.contributor.referee1Masson, Máximo Augusto Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174por
dc.contributor.referee2Santos, José Henrique dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee3Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee4Machado, Leonardo Maia Bastos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076627761040112por
dc.contributor.referee5Castellar, Sonia Maria Vanzella-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256062140638510por
dc.date.accessioned2023-08-14T15:27:42Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.citationRIZZO, Vito Renato. Formação para o magistério e perspectivas de futuro: um estudo sobre expectativas profissionais de jovens estudantes de uma “escola normal” do município do Rio de Janeiro. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6849-
dc.description.resumoO trabalho, fundado em conceitos sociológicos, em especial os de habitus de classe, campo social e estratégias, formulados por Pierre Bourdieu, procura analisar expectativas de futuro de jovens matriculados em escola pública de formação para o magistério (antigo curso normal), constituindo-se em um estudo de caso, dentro de procedimentos epistemológicos presentes em autores como Bachelard e o próprio Bourdieu. Considerou-se, aqui, a situação atual deste curso, em particular mudanças na composição social do corpo discente, comparando-a com décadas anteriores, quando era espaço ocupado principalmente por mulheres de frações das “classes médias” e dotado de aura de distinção social. Foi ressaltada também a situação do campo educacional e de estudantes das classes populares em uma sociedade capitalista dependente como a brasileira. Com o uso de técnicas de observação participante, questionários e entrevistas (no formato de entrevistas profundas proposto por Bourdieu), procurou-se apreender percepções de estudantes sobre seus "futuros possíveis", em especial quanto ao exercício do magistério nos anos iniciais do ensino fundamental. Também os possíveis efeitos de ações da escola onde foi realizada a pesquisa sobre essas percepções foram analisados mediante entrevistas com professores nela atuantes. Ainda foram objetivos da pesquisa: compreender as razões para a procura (e permanência) por uma escola que tem como propósito a formação para o magistério; analisar os efeitos e as contribuições das ações de professores e de agentes externos à escola em sua relevância nas escolhas por trajetórias profissionais; verificar contribuições de Bourdieu e de autores utilizados na pesquisa para a construção de conceitos adequados à compreensão científica do processo histórico do campo educacional em uma sociedade dependente. Assim, embora não previsto inicialmente, pretendeu-se apreender possíveis consequências do quadro da pandemia da Covid-19 sobre a percepção do futuro dos estudantes diante de um quadro marcado por incertezas e inseguranças. Como resultado, foi constatada a importância, na formulação de expectativas de futuro, das ações individuais de professores e sobretudo de agentes externos à escola, reconhecendo não haver ações planejadas e/ou integradas da escola relativas à construção de “futuros possíveis” de seus alunos.por
dc.description.abstractThis work seeks to analyze future expectations of young people enrolled in a public teaching training school (former “curso normal”), constituting a case study, based on sociological concepts, especially those of class-based habitus, social field and strategies, formulated by Pierre Bourdieu, and other epistemological procedures according to other authors such as Bachelard. The current situation of this course was considered, in particular changes in the social composition of the student body, comparing it with that of a previous decade, when it was a space occupied mainly by women from fractions of the "middle classes" and endowed with an aura of social distinction. The situation of the educational field was also considered and working-class students in a dependent capitalist society as the one in Brazil. Using participant observation techniques, questionnaires and interviews (in the format of in-depth interviews proposed by Bourdieu), if it sought to capture students' perceptions about their "possible futures", in particular regarding the exercise of teaching in the early years of elementary school. Also the possible effects of actions of the school where the research on these perceptions were analyzed through interviews with teachers working there. The research objectives were: to understand the reasons for the search (and permanence) by a school whose purpose is training for teaching; analyze the effects and contributions of the actions of teachers and agents outside the school in its relevance in the choices for professional trajectories; check contributions from Bourdieu and authors used in the research to build concepts suitable for scientific understanding of the historical process of the educational field in a dependent society and, although not initially foreseen, to apprehend possible consequences of the COVID-19 pandemic scenario onthe perception of the future of students in the face of a picture marked by uncertainties and insecurities. As a result, it was possible to verify individual actions of teachers and above all from agents outside the school as major factors in formulating career prospects, recognizing that there are no planned actions and/or the school's integration regarding the construction of “possible futures” for its students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-14T15:27:42Z No. of bitstreams: 1 2021 - Vito Renato Rizzo.pdf: 1328025 bytes, checksum: 9fc0d65f118121b59b7b39f755876c14 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T15:27:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Vito Renato Rizzo.pdf: 1328025 bytes, checksum: 9fc0d65f118121b59b7b39f755876c14 (MD5) Previous issue date: 2021-11-23eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74424/2021%20-%20Vito%20Renato%20Rizzo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesANTUNES, R. Riqueza e miséria do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2013. ARAÚJO, J. C. S.; FREITAS, A. G. B. D.; LOPES, A. D. P. C. As escolas normais no Brasil: do império à república. 2. ed. Campinas: Alínea, 2017. ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2011. BACHELARD, G. O novo espírito científico. Tradução de Juvenal Hahne Junior. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BACHELARD, G. A epistemologia. Tradução de Fátima Lourenço Godinho e Mário Carmino Oliveira. Lisboa: Edições 70, 2006. BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2003. BOURDIE, P. Pierre Bourdieu: sociologia. Organizado por Renato Ortiz. São Paulo: Ática. 1983. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BOURDIEU, P. Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira. São Paulo: Brasiliense, 1990. BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sergio Miceli. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. BOURDIE, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996. BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Fim de Século, 2003. BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: UNESP, 2004. BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. Porto Alegre: Zouk, 2007. 130 BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. BOURDIEU, P. O senso prático. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2009. BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J. C. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. Petrópolis: Vozes, 2010. BOURDIEU, P. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. BRANDÃO, Z. Operando com conceitos: com e para além de Bourdieu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 227-241, jan./abr. 2010. BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 5 jul. 2021. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 jul. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação - Conselho pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia Licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 12 jul. de 2021. BRASIL. Lei n. 12.852, de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 14 set. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação - Conselho pleno. Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP no 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP no 15/2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1041 01-rcp004-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 ago. 2021. CARRANO, P.; DAYRELL, J.; MAIA, C. L. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogos. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2014. CATANI, A.; NOGUEIRA, M. A. Escritos de educação: Pierre Bourdieu. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 131 CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Manguinhos, Rio de Janeiro, 2009. COLÉGIO ESTADUAL IGNÁCIO AZEVEDO AMARAL. Projeto político pedagógico (PPP). Rio de Janeiro. Disponível em: SOBRE | CEIAA (ceignacioaamaral.wixsite.com). Acesso em: 16 out. 2021. COSTA, Á. Entre a dilapidação moral e a missão redentorista: o processo de alienação no trabalho dos professores do ensino básico brasileiro. In: COSTA, A.; NETO, E.; SOUZA, G. (orgs.). A Proletarização do professor neoliberalismo na educação. São Paulo: Instituto José e Rosa Sundermann, 2009. p. 59-100. CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Pesquisa de métodos mistos. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. DAYRELL, J. T. A escola faz as juventudes? reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1105-1128, out. 2007. DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 24-52, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zsHS7SvbPxKYmvcX9gwSDty/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2021. DUHEM, P. A teoria física: seu objeto e sua estrutura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a. ELIAS, N. O processo civilizador. Tradução de Ruy Jungman. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b. v. 1. ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Organizado por Michael Schroter. Tradução Sergio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1994c. FERREIRA, A.; BITTAR, B. A ditadura militar e a proletarização dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97. p. 1.159-1.179, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/68LFXzgCbjBWcy5m97dXTXC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2021. FORACCHI, M. A participação social dos excluídos. São Paulo: Hucitec, 1982. GALA, P. Complexidade econômica: uma nova perspectiva parta entender a antiga questão da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Contraponto/Centro Internacional Celso Furtado, 2017. GALA, P.; CARVALHO, A. R. Brasil, uma economia que não aprende: novas perspectivas para entender nosso fracasso. São Paulo: Edição do Autor, 2020. 132 GRAMSCI, Antonio, Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao- 2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino- medio.html. Acesso em: 11 mar. 2021. LAHIRE, B. O homem plural: os determinantes da ação. Tradução de Jaime A. Clarem. Petrópolis: Vozes, 2002. LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Tradução de Didier e Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artmed, 2004. LAHIRE, B. Patrimônios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 49, 2005, p.11-42. Disponível em: https://repositorio.iscte-pt/bitstream/10071/200/1/SOCIOLOGIA49_cap01.pdf. Acesso em: 5 jul. 2021. LEVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Tradução de Beatriz Perrone Moisés. São Paulo: Cosac Naify, 2012. LIMA, F. S. As normalistas do Rio de Janeiro: o ensino normal público carioca (1920-1970): das tensões políticas na criação das instituições à produção das diferentes identidades de suas alunas. 2017. 383 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2017/tFabioSouzaLima1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021. LIMA, F. S. Quando “ser professor” servia às elites: A escola normal Ignácio Azevedo do Amaral. (1950-1970). Ed. e Contemp., Salvador. v. 29, n. 60, p. 322-344, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10519/7434. Acesso em: 12 jul. 2021. LOPES, S. D. C. Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 597-619, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fq5gBWx4xvcCX3h4RwGGjZh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jul. 2021. MARTINS, C. E. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Bomtempo, 2011. MARX, K. Contribuição à crítica da economia política introdução [à crítica da economia política] prefácio [para a crítica da economia política]. In: Manuscritos econômico – filosóficos e outros textos escolhidos. Os Pensadores, v. XXXV. São Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 107-138. Disponível em: http://www.escolapcdob.org.br/file.php/1/materiais/pagina_inicial/Cadernos_Formacao/ 11_CF_IntrodCrit_FICHA.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2021. 133 MARX, K. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011. MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Coord. José Claudinei Lombardi. São Paulo: Navegando, 2011. MASSON, M. A. C; ACKER, M. T. V. V. Experiências escolares de jovens de classes populares e construções de futuro. Debates em Educação, v. 10, n. 20, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4055. Acesso em: 12 jul. 2021. MOTTA, L. D. “Juventude” como categoria: sobre os efeitos da articulação entre pobreza, juventude e violência. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS - ADOLESCÊNCIAS E JUVENTUDES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS DO CONTEXTO BRASILEIRO, 40, Caxambu (MG), 2016. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/40-encontro-anual- da-anpocs/st-10/st04-8/10155-juventude-como-categoria-sobre-os-efeitos-da- articulacao-entre-pobreza-juventude-e-violencia/file. Acesso em: 10 jul. 2021. OLIVEIRA, V. F. de. Educação, memória e histórias de vida: uso da história oral. História Oral, Recife, v. 8, n. 1, p. 91-106, jan./jun. 2005. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/118/114. Acesso em: 10 jul. 2021. PAIS, J. M. A construção sociológica da juventude - alguns contributos. Análise Social, v. 25, n. 105-106, p. 139-165, 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41010794. Acesso em: 5 jul. 2021. PAIS, J. M. Jovens e cidadania. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 49, p. 53-70, 2005. PERALVA, A. T. O jovem como modelo cultural. In: SPÓSITO, M. P. et al. (orgs.). Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, Anped, 2007, p. 13-27. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=648- vol16juvcont-elet-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 jul. 2021. PRÁ, J. R.; CEGATTI, A. C. Gênero, educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. Retratos da Escola, v. 10, n. 18, p. 215-228, 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/660/682. Acesso em: 12 jul. 2021. RIO DE JANEIRO. Decreto n. 47006, 27 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), em decorrência da situação de emergência em saúde, e dá outras providências. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391908. Acesso em: 28 mar. 2020. RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado da Educação (SEEDUC). SEEDUC em números. 2021. Disponível em: https://www.seeduc.rj.gov.br/mais/seeduc-em- números. Acesso em: 21 mar. 2021. 134 SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2021. SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira da Educação. v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang= pt. Acesso em: 5 jul. 2021. SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, mai.-ago. 2002. SETTON, M. (org.). Sociologia da socialização: novos aportes teóricos. São Paulo: FEUSP, 2018. SILVA, M. Habitus professoral: o objeto dos estudos sobre ensino na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 152-163, maio-ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LdBdvGQ66DwZBCTXx8qnRcd/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 10 jul. 2021. SOUSA, A. P. D. Regra, estratégia e habitus. Santiago de Compostela: Veredas 16, 2011. p. 7-38. Disponível em: https://digitalis- dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/34511/1/Veredas16_artigo1.pdf?ln=pt-pt. Acesso em: 10 jul. 2021. SOUZA, G. (org.). A proletarização do professor, neoliberalismo na educação. São Paulo: Instituto José e Rosa Sundermann, 2009. SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009. SOUZA, J. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012. TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jul. 2021. TRIGO, M. H. B. Habitus, campo, estratégia: uma leitura de Bourdieu. Cadernos CERU, v. 2, n. 9, p. 45-55, 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/74986/78545. Acesso em: 10 jul. 2021. 135 VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales; Tradução de Maria Encarnación Moya. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007. VILLELA, H. D. O. S. A Primeira Escola Normal do Brasil: concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: ARAÚJO, J. C. S.; FREITAS, A. G. B. D.; LOPES, A. D. P. C. (orgs.). As escolas normais no Brasil: do Império à República. Campinas: Alínea, 2008. p. 29-45. WILLIS, P. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Daise Batista Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução de João José R. L. de Almeida. São Paulo. Nova Cultural. 1999. ZAIA, B. Operando com conceitos: com e para além Bourdieu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 227-241, jan/abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Wh3V3GH79HTWmJg3SsDdDQy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerspectivas de futuropor
dc.subjectMagistériopor
dc.subjectHabitus de classepor
dc.subjectCareer prospectseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectClass-based Habituseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFormação para o magistério e perspectivas de futuro: um estudo sobre expectativas profissionais de jovens estudantes de uma “escola normal” do município do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeTraining for teaching and future perspectives: a study on the professional expectations of young students from a teacher training school in the city of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Vito Renato Rizzo.pdf2021 - Vito Renato Rizzo1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.