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Pedagogia antirracista: uma proposta de formação continuada de professores para o enfrentamento do racismo institucional na escola
O presente trabalho de dissertação, no âmbito do Ensino de História, investiga os conceitos de racismo com ênfase em sua expressão institucional e suas manifestações na instituição escolar. Aprecia a formação docente com relação ao tema e conceitos da educação antirracista observando a literatura recente sobre as temáticas e propõe uma abordagem para a formação continuada no espaço escolar. Questiona como a História, enquanto campo de conhecimento e disciplina escolar pode contribuir p...
“Que história é essa professora?” Uma reflexão sobre a história do tempo presente e sua contribuição para o ensino médio
Repensando sobre a minha própria prática docente, essa dissertação tem como intuito refletir sobre o uso da história do tempo presente nas aulas do Ensino Médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do tempo presente e dos temas sensíveis para a juventude da atualidade. Analisando as provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que prec...
De leitores a autores: a escrita de diários íntimos como ferramenta metodológica na aula de história
O presente trabalho tem como proposta investigar as possibilidades e os limites do uso de diários íntimos na aula de História. Para a realização desta pesquisa, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Partindo de uma atividade de leitura de diários íntimos de jovens que viveram durante a Segunda Guerra Mundial e convidando, posteriormente, os estudantes à escrita diarística, a sequên...
Ensino de História e literatura negra: uma proposta de abordagem antirracista na Didática da História do tempo presente
A abordagem das temáticas sensíveis do tempo presente em sala de aula é um grande desafio para os docentes da disciplina de História. Escolher metodologias que possibilitem o desenvolvimento da aprendizagem e do conhecimento histórico considerado sensível, exige do professor um trabalho comprometido com a formação do aluno, possibilitando que o mesmo compreenda a importância do estudo da História em sua vida prática. O processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História oportuniza o d...
O Romance Histórico na EJA, em busca de uma leitura historiográfica
O presente trabalho é resultado da confluência entre a experiência de lecionar aulas de História na Educação de Jovens e Adultos, a paixão por romances históricos e os estudos teóricos e educacionais que valorizam a literatura na sala de aula. A partir disso, foi colocado em análise o livro da historiadora e escritora Mary del Piore, Beija-me onde o Sol não Alcança, criando uma sequência didática de leitura e aprendizado como forma de potencializar o ensino de História. Esta pesquisa desenvol...
O ensino de história nas escolas de turno único no município do Rio de Janeiro
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se e como o currículo e a disciplina de História das escolas de Turno Único do município do Rio e Janeiro - escolas que apresentam jornada escolar ampliada de sete horas diárias – estão organizados e contribuem (ou não) para alcançar os objetivos e finalidades de uma formação que esteja em consonância com os pressupostos de uma proposta de educação integral. Neste processo realizamos levantamento bibliográfico e examinamos o arcabouço le...
História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio
Investiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de História e quatro obras didáticas para o ensino médio no século XX e XXI. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada no ensino de História, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina nas o...
Ensino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ
O tema desta dissertação dirige-se à problematização da memória da comunidade escolar acerca do passado recente da localidade e de seus desdobramentos para a identidade político-pedagógica da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. A escola situa-se no Assentamento Campo Alegre, um território localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, que fora ocupado por cerca de 600 famílias em janeiro de 1984. Este projeto concentrou-se nos processos históricos de ocupação do território ...
Imagens, ensino de História e surdez: como a História é vista nas imagens históricas pelos surdos
Compreendendo que a história escolar é constituída de signos ideológicos próprios que se relacionam com questões da ciência como o tempo e o espaço, ou seja, apresenta um letramento específico. O presente estudo tem como foco o uso de imagens no ensino de história para alunos surdos, buscando identificar a partir de entrevistas, como indivíduos surdos que passaram pelo processo de ensino na Educação Básica compreendem seu letramento histórico (AZEVEDO, 2011 2013, 2015a,2015b) e sua relação co...
Ensino de História e a Globalização: reflexões sobre a prática docente sob o contexto ultraconservador
A seguinte pesquisa tem como foco principal o estudo da complexidade de se ensinar História em pleno século XXI. Para tal, fora necessário analisar o processo de formação histórica da globalização neoliberal e suas consequências sociais. Além disso, se debruçou sobre a historicidade do ensino de História no Brasil. Promoveuse também uma reflexão sobre a dinâmica cultural global atual, suas tensões e fragilidades, além de como tal estrutura impacta, diretamente, na sala de aula. Em termo...
Entre a chaga e a cura: música e ensino de História para uma educação antirracista
Este trabalho tem como objetivo ser uma inspiração para professores e professoras desenvolverem atividades antirracistas em sala de aula. Como atividades antirracistas entendo que podem ser quaisquer atividades que proporcionem uma visão crítica e postura de enfrentamento em relação às desigualdades étnico-raciais no Brasil e no mundo. Para isso, no início explico origens e tipos de racismos que se espalharam e se consolidaram ao longo do tempo. Posteriormente, mostro produções inte...
"Problema com escola, eu tenho mil": uma investigação sobre o racismo institucional em escolas públicas de Angra dos Reis
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o problema da renitência e evasão em escolas públicas na região da Grande Japuíba, cidade de Angra dos Reis, sob a lente do conceito de racismo institucional, procurando estabelecer relação entre raça/etnia e trajetórias escolares acidentadas; além de elaborar proposta de intervenção pedagógica que problematize a questão do racismo em nossa sociedade e promova, junto aos educandos, a identificação e desconstrução de alguns de seus p...
Formação continuada de professores: o ensino de História numa perspectiva inclusiva
A presente dissertação tem por objetivo analisar a elaboração de estratégias pedagógicas com professores da Educação Básica numa perspectiva inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede municipal de Educação de Paty do Alferes a partir de um Simpósio de Formação Continuada e da criação de um grupo de estudos local. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação colaborativa por compreendermos que esta seria a melhor opção para um trabalho conjunto. O campo d...
Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro - ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso
Essa dissertação é o resultado de pesquisa bibliográfica e documental realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com o objetivo de responder duas perguntas: qual a origem de todo preconceito, discriminação, desrespeito, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? O que podemos fazer para contribuir para o fim de todo o preconceito, discriminação, ódio e violência contra a Umbanda e a...
#CinEscola: o audiovisual fazendo história pública e desulbalternizando as memórias discentes
A presente pesquisa tem o intuito de dar continuidade ao projeto #CinEscola, baseado na Lei Federal 13.006, de 2014 e aperfeiçoar ,0 o que já foi feito em 2019, abrindo novas possibilidades de análise da história do tempo presente por meio do ensino de história. Além disso, pretende-se promover a valorização de múltiplas identidades, memórias, territorialidades, sociabilidades e construir o que chamamos de história pública, tornando-se um meio essencial para democratizar a produção cinematogr...
Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais
Historicamente marginalizada, em decorrência da forma da sua inserção na modernidade atlântica e luso-brasileira, a população negra do Brasil tem ensejado então, desde o fim da experiência da escravidão uma notável busca por inclusão social. A questão educacional tem sido um ponto central dentro da sua estratégia de luta por ascensão, inicialmente a luta focou na busca por acesso a esse tipo de serviço, chegando ao ponto culminante, mais recentemente, da exigência de uma revisão pedagógica qu...
A quebra do silêncio: a sala de aula de história e as relações de gêneros
Este estudo tem como tema principal a discussão sobre gêneros em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi propor a articulação do Ensino de História ao debate de gênero, investigando e analisando caminhos metodológicos para abordar as temáticas de gêneros nas aulas de História das séries iniciais. Por meio de uma metodologia qualitativa, realizou-se um estudo bibliográfico com foco na luta das mulheres, feminismos e o conceito de gênero. Trouxe à discussão projetos que limitam a prática pe...
O professor de história e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa - Possibilidades e limitações da prática docente
RESUMO: A presente dissertação discute os desafios e possibilidades da atuação do docente de história, em sala de aula, quando da presença de um aluno em cumprimento de medida socioeducativa pela perspectiva dos Direitos Humanos. Entendendo estes como uma construção histórica, as práticas e os métodos são justificados por dispositivos normativos e legais que fomentam a presença de tais princípios no ambiente escolar. Partimos da hipótese de que, através da Educação em Direitos Humanos, deve s...
Os usos da memória na escola: construção de narrativas a partir da experiência com os alunos de uma escola municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro
Essa dissertação de mestrado trata da proposição de uma oficina de construção de narrativas pessoais de alunos dos anos finais do ensino fundamental (do sétimo ao nono ano) na Escola Municipal Medalhista Mayra Aguiar da Silva, localizada em Campo Grande, zona oeste do município do Rio de Janeiro. A importância da construção dessas narrativas de memórias dos alunos se dá na medida em que, na realização da oficina, os alunos serão protagonistas na construção do conhecimento histórico,...
“Esse terreiro tem história”: ensinando história e cultura afro-brasileira por meio de um estudo sobre candomblé
A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História, apresenta como tema uma reflexão acadêmica sobre a importância do estudo sobre as religiões de matriz africana e a sua relevância enquanto instrumento de Ensino de História na categoria Educação para as relações Étnico-Raciais, inserida no contexto da aplicação da lei 10.639/03; outro aspecto importante desenvolvido na presente dissertação é a questão das ações de ódio, denominadas de racismo religioso c...
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