???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6650
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de música como fortalecedor das leis nos10.639/03 e 11.645/08 nos anos iniciais da educação básica
Other Titles: Music teaching as a strengthener of laws n. 10639 and 11645 in the early years of basic education
???metadata.dc.creator???: Medeiros, Fabricia Cristina Araujo de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos Junior, Renato Nogueira dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos Junior, Renato Nogueira dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Siss, Ahyas
???metadata.dc.contributor.referee3???: Câmara, Andrea Albuquerque Adour da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Alves, Luciana Pires
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo a investigação da produção de trabalhos acadêmicos sobre o ensino de música e a demanda legal pertinente às relações étnico- raciais na educação, demandadas pelas Leis nos 10.639 e 11.645. A pesquisa foi realizada na Plataforma Sucupira, principal repositório de trabalhos acadêmicos das pós-graduações, com objetivo de investigar o quantitativo de dissertações e teses sobre o tema proposto. A análise considera que o preconceito sobre matrizes de conhecimento não europeias, afasta o olhar dos professores de música para práticas musicais e aulas que contemplem a história e a cultura, principalmente, a afro-brasileira. Os dados levantados foram analisados considerando a produção acadêmica sobre o tema, finalizando em uma proposta de um programa para o ensino de música, baseado Afroperspectividade.
Abstract: This dissertation aims to investigate the production of academic papers on music education and the legal demand pertaining to ethnic-racial relations in education, demanded by Laws 10.639 and 11.645. The research was carried out at Plataforma Sucupira, the main repository of postgraduate academic works, with the aim of investigating the number of dissertations and theses on the proposed topic. The analysis considers that the prejudice about non-European knowledge matrices, diverts the gaze of music teachers to musical practices and classes that contemplate history and culture, especially Afro-Brazilian. The data collected were analyzed considering the academic production on the subject, ending in a proposal for a program for music education, based on Afroperspectivity.
Keywords: Ensino de Música
Educação
Afroperspectividade
Music teaching
Education
Afroperspectivity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MEDEIROS, Fabricia Cristina Araujo de Souza. O ensino de música como fortalecedor das leis nos10.639/03 e 11.645/08 nos anos iniciais da educação básica. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6650
Issue Date: 28-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Fabricia Cristina Araujo de Souza Medeiros.Pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.