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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Currículo Ciberqueer: autorias LGBTQIA+ na cibercultura
Other Titles: Cyberqueer Curriculum: LGBTQIA+ authorships in Cyberculture
???metadata.dc.creator???: Coradini, Fábio dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Edméa Oliveira dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Edméa Oliveira dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva Junior, Jonas Alves da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Reis, Leonardo Rangel dos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Guedes, Maristela Gomes de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: No contexto da cena sociotécnica, importantes fenômenos na relação entre seres humanos, mediados pelo digital em rede, emergem na cibercultura. A cibercultura tem sido cada vez mais discutida como a cultura contemporânea do nosso tempo, caracterizada pela mobilidade ubíqua em conectividade com o ciberespaço e o território físico. Trata-se então de um campo epistemológico que estuda a formação do conhecimento no ciberespaço, que podemos compreender como sendo a internet habitada por seres humanos, que produzem, se autorizam e constituem comunidades e redes sociais. Cabe destacar que qualquer fenômeno a ser investigado demanda um olhar implicado, multirreferencial e uma escuta sensível, buscando compreender as potencialidades destes acontecimentos no on-line. Mediante essas contextualizações, a investigação apresentada nesta pesquisa está baseada no fenômeno ciberqueer proveniente das ocupações digitais realizadas por travestis e mulheres transexuais no Instagram desde a pandemia da Covid-19. Entendemos por ocupação on-line, os espaços de interlocução dos corpos e vozes em sua diversidade. Portanto, estas ocupações foram etnógrafadas a partir dos conceitos de criação de autorias em rede e artefatos culturais, construídos durante a vivência das praticantes no digital, seus processos de formação e sua relação com o território. A pesquisa-formação utilizada como metodologia frente a este fenômeno, possui como característica principal não separar a pesquisa da sala de aula e da docência, e por este motivo, nosso foco nesta dissertação foi compreender como as pessoas trans/travestis formam e se formam no on-line e constroem dispositivos de formação, cujas autorias foram capazes de articular saberes que nos possibilitou pensar nas questões curriculares que orientam a presença das corporeidades queer nos espaços educacionais. A partir desta etnografia on-line, o dispositivo de pesquisa-formação “Oficinas Pedagógicas Pós-Críticas”, se estabeleceu durante a realização do meu Estágio Docente, inicialmente no formato on-line e posteriormente presencial, no contexto da disciplina “Teorias e Políticas Curricular”, do curso de Licenciatura em Pedagogia, turno noite, 6º semestre, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica. Portanto, a partir deste cenário formativo, constitui o corpus de análise desta pesquisa: os saberes mobilizados na etnografia on-line das praticantes no Instagram, o desenvolvimento das atividades em sala de aula a partir das teorias do currículo, a construção dos temas disparadores das Oficinas Pedagógicas, os registros das aulas e das observações acerca do dispositivo de pesquisa-formação, a escrita e leitura do diário de pesquisa. Por fim, todo este constructo de pesquisa tem como propósito estabelecer indicadores para a prática de um currículo para a diversidade.
Abstract: In the context of the sociotechnical scene, important phenomena in the relationship between human beings, mediated by the digital network, emerge in cyberculture. Cyberculture has been increasingly discussed as the contemporary culture of our time, characterized by ubiquitous mobility in connectivity with cyberspace and physical territory. It is then an epistemological field that studies the formation of knowledge in cyberspace, which we can understand as the internet inhabited by human beings, who produce, authorize themselves and constitute communities and social networks. It should be noted that any phenomenon to be investigated demands an involved, multi-referential look and sensitive listening, seeking to understand the potential of these events on-line. Through these contextualizations, the investigation presented in this research is based on the cyberqueer phenomenon arising from the digital occupations carried out by transvestites and transgender women on Instagram since the Covid-19 pandemic. We understand by online occupation, the spaces of dialogue of bodies and voices in their diversity. Therefore, these occupations were ethnographic based on the concepts of creating authorship in a network and cultural artifacts, built during the practitioners' experience in digital, their training processes and their relationship with the territory. The research-education used as a methodology in the face of this phenomenon, has as its main characteristic not to separate research from the classroom and teaching, and for this reason, our focus in this dissertation was to understand how trans/transvestites form and form in the online and build training devices, whose authors were able to articulate knowledge that allowed us to think about the curricular issues that guide the presence of queer corporeities in educational spaces. From this online ethnography, the research-training device “Post-Critical Pedagogical Workshops”, was established during my Teaching Internship, initially in the online format and later in person, in the context of the discipline “Theories and Policies Curricular”, of the Degree in Pedagogy, night shift, 6th semester, at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica campus. Therefore, from this formative scenario, the corpus of analysis of this research constitutes: the knowledge mobilized in the online ethnography of practitioners on Instagram, the development of activities in the classroom from the theories of the curriculum, the construction of the triggering themes of the Pedagogical Workshops, class records and observations about the research-training device, writing and reading the research diary. Finally, this entire research construct aims to establish indicators for the practice of a curriculum for diversity.
En el contexto de la escena sociotécnica, fenómenos importantes en la relación entre los seres humanos, mediados por la red digital, emergen en la cibercultura. La cibercultura se ha discutido cada vez más como la cultura contemporánea de nuestro tiempo, caracterizada por la movilidad ubicua en la conectividad con el ciberespacio y el territorio físico. Es entonces un campo epistemológico que estudia la formación de conocimiento en el ciberespacio, que podemos entender como el internet habitado por seres humanos, que producen, se autorizan y constituyen comunidades y redes sociales. Cabe señalar que todo fenómeno a investigar exige una mirada involucrada, multirreferencial y una escucha sensible, buscando comprender el potencial de estos eventos en línea. A través de estas contextualizaciones, la investigación que se presenta en esta investigación se fundamenta en el fenómeno ciberqueer surgido a partir de las ocupaciones digitales realizadas por travestis y mujeres transgénero en Instagram a partir de la pandemia de la Covid-19. Entendemos por ocupación en línea, los espacios de diálogo de cuerpos y voces en su diversidad. Por lo tanto, estas ocupaciones fueron etnográficas a partir de los conceptos de creación de autoría en red y artefactos culturales, construidos durante la experiencia de los practicantes en lo digital, sus procesos de formación y su relación con el territorio. La investigación-educación utilizada como metodología frente a este fenómeno, tiene como característica principal no separar la investigación del aula y la docencia, y por ello, nuestro foco en esta disertación fue comprender cómo se forman y se forman los trans/travestis. en línea y construir dispositivos de formación, cuyos autores lograron articular saberes que permitieron pensar las cuestiones curriculares que orientan la presencia de las corporeidades queer en los espacios educativos. A partir de esta etnografía en línea, se estableció el dispositivo de investigación-formación “Talleres Pedagógicos Postcríticos”, durante mi Internado Docente, inicialmente en el formato en línea y posteriormente en forma presencial, en el contexto de la disciplina “Teorías y Políticas Curriculares”, de la Licenciada en Pedagogía, turno noche, 6º semestre, en la Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica. Por tanto, a partir de este escenario formativo, el corpus de análisis de esta investigación lo constituye: los saberes movilizados en la etnografía en línea de los practicantes en Instagram, el desarrollo de actividades en el aula desde las teorías del currículo, la construcción de los temas desencadenantes del Talleres pedagógicos, registros de clases y observaciones sobre el dispositivo de investigación-formación, redacción y lectura del diario de investigación. Finalmente, todo este constructo de investigación pretende establecer indicadores para la práctica de un currículo para la diversidad.
Keywords: Currículo Queer
Ciberqueer
Pesquisa-formação na cibercultura
Cibercultura
LGBTQIA+
Transexuais/Travestis
Oficinas pedagógicas
Queer Curriculum
Research-training in cyberculture
Cyberculture
Trans/Transvestites
Educational workshops
Investigación-formación en cibercultura
Talleres educativos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CORADINI, Fábio dos Santos. Currículo Ciberqueer: Autorias LGBTQIA+ na cibercultura. 2022. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6643
Issue Date: 16-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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