???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6642
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ativismo conservador e educação: relações entre campo político, campo religioso e campo educacional em uma escola de periferia
Other Titles: Conservative activism and education: relations between political field, religious field and educational field in a school in the periphery
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Camila Tavares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Masson, Máximo Augusto Campos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Masson, Máximo Augusto Campos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Machado, Leonardo Maia Bastos
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo geral investigar as relações entre campo político, campo religioso e campo educacional a partir das formulações de Pierre Bourdieu. Nosso trabalho veio a se constituir na análise de um estudo de caso em uma escola pública de um município da periferia fluminense. Trabalhamos com uma “abordagem etnográfica”, considerando a escola como um pequeno fragmento do campo educacional no qual estariam incidindo efeitos de ações políticos/religiosas. Foram de fato observadas ações “evangélicas” intencionais relacionadas ao exercício da função docente, que incidem sobre os estudantes, com práticas de vigilância moral e efeitos concretos sobre os padrões comportamentais de espectros religiosos de conformação dos costumes reproduzidos e reafirmados no ambiente escolar. Estando essas ações de fundo “evangélico” relacionadas a reprodução da condição de classe e inserção mais favorável no campo econômico, uma vez que estão diretamente relacionadas ao modo de ingresso no serviço público da maior parte dos funcionários da escola, ocorridos através das ações de clientelismo político por parte de um grupo de uma oligarquia conservadora local, que desde 1960 domina o município, porém adequando-se a novos formatos do agir clientelístico, na qual a “reafirmação de identidades e princípios religiosos” se tornou uma garantia de permanência de vínculos empregatícios mediante construção de clientela política local.
Abstract: The general objective of the research was to investigate the relations between the political field, the religious field and the educational field based on Pierre Bourdieu's formulations. Our work came to be the analysis of a case study in a public school in a city on the outskirts of Rio de Janeiro. We work with an “ethnographic approach”, considering the school as a small fragment of the educational field in which the effects of political/religious actions would be affecting. In fact, intentional “evangelical” actions related to the exercise of the teaching function were observed, which affect students, with practices of moral surveillance and concrete effects on the behavioral patterns of religious spectrums of conformation of the reproduced and reaffirmed customs within the school environment. Being these actions of “evangelical” background are related to the reproduction of the class condition and more favorable insertion in the economic field, since it is directly related to the way most school employees enter through the actions of political patronage, a group of a local conservative oligarchy that has dominated the city since 1960, but adapting itself to new formats of clientelistic behavior, in which the “reaffirmation of identities and religious principles” became a guarantee of permanence of employment ties through the construction of local political clientele.
Keywords: Campo religioso
Campo educacional
Neopentecostalismo
Religious field
educational field
Neo-Pentecostalism
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: RODRIGUES, Camila Tavares. Ativismo conservador e educação: relações entre campo político, campo religioso e campo educacional em uma escola de periferia. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6642
Issue Date: 31-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Camila Tavares Rodrigues.Pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.