???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6596
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Afetividade e cognitividade nos processos de ensino e de aprendizagem na escola Estadual Municipalizada Bananal
Other Titles: Affectivity and cognition in the teaching and learning processes at the Municipalized State School Bananal
???metadata.dc.creator???: Assis, Aryana de Farias de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
First advisor-co: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
???metadata.dc.contributor.referee3???: Melo, Éverton Melo de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da presente pesquisa foi investigar as significações da afetividade e cognitividade nos processos de ensino e aprendizagem. Delimitamos como objetivo geral investigar as possíveis concepções dos professores sobre a relação entre os aspectos afetivos e o desenvolvimento cognitivo dos alunos em turmas multisseriadas da Escola Municipalizada Bananal, localizada no município de Seropédica-RJ. Na intenção de melhor direcionar a pesquisa e alcançar o objetivo geral, visamos os seguintes objetivos específicos: como os professores veem o processo de ensino e sua relação com o processo de aprendizagem dos seus educandos; a identificação da existência de ações afetivas dos professores junto aos seus estudantes; como se dá o planejamento para as turmas multisseriadas; a investigação de qual a relação do professor com essa escola de área rural e a investigação das experiências com tonalidades agradáveis e desagradáveis contidas no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo trazer à discussão a importância da relação afetiva aliada ao aprendizado junto ao ambiente escolar e seus componentes. Realizamos um recorte dos últimos dez anos com pesquisas desenvolvidas sobre afetividade ou que abordam a afetividade; nessa etapa foi estabelecido um marco temporal, o que nos permite compreender como os pesquisadores do assunto focam. A afetividade é a base deste estudo e destacamos sua relevância nos caminhos de formação humana; por compreender que todas as nossas ações e escolhas são influenciadas pelos afetos, compreendemos que dentro do âmbito escolar não é diferente. Sendo assim, trabalhamos com a abordagem de relatos orais gravados e narrativas escritas – através de questionários e entrevistas na unidade escolar –, com o intuito de ter acesso aos afetos, analisar se os envolvidos tinham ações afetivas e se os resultados eram exitosos na aprendizagem dos educandos. Durante este percurso, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória, pela qual foi possível utilizar o ambiente natural como fonte de dados por meio da investigação direta do campo; somada à revisão literária dos autores Wallon (2007), Mattos (2001), Freire (1987), Vygostky (1998), Damásio (2000), Dantas (1994), Maturana (2002), que contribuíram ricamente ao tema, essa metodologia suscitou a importância do afeto: pensar como as tonalidades agradáveis e desagradáveis exercerem influência em nossas ações, como a conduta humana está impregnada de afetividade. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores e a equipe pedagógica compreendem que a dimensão afetiva, aliada à cognitiva são importantes e indispensáveis para o aprender e que, muitas das vezes, torna-se um ato de sobrevivência, pois a humanidade move-se através dos afetos e conta sua história ao longo da vida, pelo fio do tempo, com a bagagem cheia de histórias, conhecimentos e experiências, sejam elas de tonalidades agradáveis ou desagradáveis.
Abstract: The objective of the present research was to investigate the meanings of affectivity and cognition in the teaching and learning processes. We set out as a general objective to investigate the possible conceptions of teachers about the relationship between the affective aspects and the cognitive development of students in multigrade classes at Escola Municipalizada Bananal, located in the municipality of Seropédica-RJ. In order to better direct the research and reach the general objective, we aimed at the following specific objectives: how teachers see the teaching process and its relationship with the learning process of their students; the identification of the existence of affective actions of teachers with their students; how the multigrade classes are planned; the investigation of the teacher's relationship with this school in a rural area and the investigation of experiences with pleasant and unpleasant tones contained in the teaching and learning process. This research aimed to bring to the discussion the importance of the affective relationship combined with learning in the school environment and its components. We carried out a cut of the last ten years with research carried out on affectivity or that address affectivity; at this stage, a timeframe was established, which allows us to understand how researchers focus on the subject. Affectivity is the basis of this study and we highlight its relevance in the paths of human formation; by understanding that all our actions and choices are influenced by affections, we understand that within the school environment it is no different. Therefore, we worked with the approach of recorded oral reports and written narratives – through questionnaires and interviews in the school unit –, with the intention of having access to the affections, analyzing if those involved had affective actions and if the results were successful in the learning of the students. During this route, the methodology of exploratory qualitative research was used, through which it was possible to use the natural environment as a source of data through direct investigation of the field; added to the literary review of the authors Wallon (2007), Mattos (2001), Freire (1987), Vygostky (1998), Damásio (2000), Dantas (1994), Maturana (2002), who contributed richly to the theme, this methodology raised the importance of affection: thinking about how pleasant and unpleasant tones influence our actions, how human behavior is impregnated with affection. The results of the research revealed that the teachers and the pedagogical team understand that the affective dimension, allied to the cognitive one, are important and indispensable for learning and that, many times, it becomes an act of survival, since humanity moves through of affections and tells his story throughout his life, through the thread of time, with a luggage full of stories, knowledge and experiences, whether they are pleasant or unpleasant.
Keywords: Afetividade
Cognitividade
Turma multisseriada
Aprendizagem significativa
Wallon
Affectivity
Cognitivity
Multigrade class
Meaningful learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ASSIS, Aryana de Farias de. Afetividade e cognitividade nos processos de ensino e de aprendizagem na escola Estadual Municipalizada Bananal. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6596
Issue Date: 3-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Aryana de Farias de Assis.Pdf3.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.