???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6522
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os donos da canção: um estudo sobre a relação das gravadoras com a ditadura militar brasileira, sob a ótica da censura (1966-1978)
Other Titles: The song owners: a study on the relationship between recording companies and the Brazilian military dictatorship, from the perspective of censorship (1966-1978)
???metadata.dc.creator???: Marques, Graziele Marcela Balieiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães, Felipe Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Magalhães, Felipe Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Campos, Pedro Henrique Pedreira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Kushnir, Beatriz
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo compreender como se deu a relação das gravadoras com a ditadura militar, sendo a censura um importante elemento para isso. Foi necessário buscar entender como a indústria fonográfica brasileira estava se organizando nos anos de 1966 a 1978 e estudar sobre as táticas utilizadas pelas gravadoras na venda de compactos simples, compacto duplo e LP. Optei por não seguir a dicotomia de que a indústria fonográfica se consolidou em favorecimento da música nacional ou da música internacional. Penso que o interesse era vender música prensada, não importa se era música nacional ou estrangeira, mas sim tornar rentável o produto que viesse a ser lançado no mercado. Presumo não ser possível unificar o consumo do mercado durante a ditadura militar, diante dos dados obtidos nas listas de pesquisas de mercado do IBOPE. Também vale lembrar que se tratava de um mercado fonográfico que vivia tempos de censura e outras repressões políticas. Por essa razão, busquei falar como as gravadoras estavam se articulando com a ditadura militar, para ter seus discos autorizados pela Censura. Os artistas também estão presentes nessas discussões, quando esses de algum modo negociam com os censores e recorrem a autocensura para continuarem produzindo. Viu-se o Estado na postura contraditória de controlar o que vinha sendo produzido no cenário cultural, adotando o papel de tutelador da infraestrutura necessária para a instalação de indústrias de cultura. Incluindo as empresas da indústria da música e o crédito gerado a partir da isenção fiscal, que de certa forma permitiu o financiamento da música brasileira através da chamada Lei Disco é Cultura. Também foi discutido a respeito da preocupação da Censura em não causar prejuízos econômicos para determinadas gravadoras e seus artistas. Mas que a mesma complacência não se viu, no tratamento de artistas que tinham uma imagem vinculada a opositor da política vigente. Isso também refletiu não apenas na censura de capas de discos, onde abordei a imagem estampada nos LPs, como mais um elemento catalisador de público e lucro para as gravadoras.
Abstract: This work aims to understand how the relationship between recording companies and the military dictatorship occurred, with censorship being a crucial element for that. It was necessary to seek to understand how the Brazilian phonographic industry was organizing itself in the years 1966 to 1978 and to study the tactics used by record companies in the sale of single, double and LP records. I chose not to follow the dichotomy that the recording industry was consolidated in favor of national music or international music. The interest was to sell press music, no matter if it was national or foreign music, but to make profitable the product that was launched in the market. I assume that it is not possible to unify market consumption during the military dictatorship given the data obtained from IBOPE's market research lists. It is also worth remembering that it was a phonographic market that was experiencing times of censorship and other political repressions. For this reason, I tried to talk about how the record companies were articulating with the military dictatorship to have their records authorized by the Censura. Artists are also present in these discussions when they somehow negotiate with the censors and resort to self-censorship to continue producing. The State was seen in the contradictory posture of controlling what was being produced in the cultural scenario, adopting the role of guardian of the infrastructure necessary for the installation of cultural industries, including music industry companies, and the credit generated from the tax exemption that somehow allowed the financing of Brazilian music through the so-called Disco é Cultura law. It was also discussed the Censorship's concern with not causing economic damage to certain record companies and their artists, but that the same complacency was not seen in the treatment of artists who had a linked image of opponents of the current policy. This was also reflected not only in the censorship of record covers, where I also addressed the image stamped on LPs yet another catalyst for audience and profit for record labels.
Keywords: Mercado fonográfico
Música popular brasileira
Ditadura Militar
Censura
Phonographic market
Popular Brazilian Music
Military dictatorship
Censorship
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: MARQUES, Graziele Marcela Balieiro. Os donos da canção: um estudo sobre a relação das gravadoras com a ditadura militar brasileira, sob a ótica da censura (1966-1978). 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6522
Issue Date: 8-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Graziele Marcela Balieiro Marques.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.