???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6390
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Satisfação dos custodiados no processo de inclusão educacional em presídio no interior de Minas Gerais
Other Titles: Satisfaction of those in custody in the educational inclusion process in a prison in the interior of Minas Gerais
???metadata.dc.creator???: Silva, Aline Paula e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Damasceno, Allan Rocha
???metadata.dc.contributor.referee3???: Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação traz como objetivo a investigação acerca da satisfação em pessoas privadas de liberdade por participarem do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos - ENCCEJA. A pesquisa adota como campo de estudo a Unidade Prisional de Guanhães, localizada no interior do estado de Minas Gerais. A Psicologia Positiva traz uma nova concepção, olhando por um novo ângulo, buscando compreender o funcionamento positivo da personalidade ao invés do negativo, do adoecimento. Busca compreender o bem-estar subjetivo da pessoa. A presente pesquisa se volta à satisfação de vida que a pessoa privada de liberdade traz ao testar seus conhecimentos educacionais através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, sendo este um exame destinado às pessoas que não puderam concluir seus estudos em idade escolar, podendo, caso sejam aprovadas, receberem a certificação de ensino fundamental ou médio. Trata-se de uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em duas modalidades, sendo o presente instrumento voltado ao estudo do exame que é direcionado à pessoa privada de liberdade, denominado Encceja PPL. A metodologia de pesquisa será qualitativa e exploratória, pois permeia características a serem correspondidas às necessidades deste estudo, porque envolverá a compreensão de um grupo social; as percepções do sujeito e os mecanismos pelos quais elas agem e descrevem os fatos, respondendo a questões com particularidades. A Análise de dados será por meio de técnicas de análise de conteúdo com fundamento em Bardin. Os participantes serão os custodiados que cumprem pena na Unidade Prisional de Guanhães, cujos perfis educacionais possibilitem a participação ao ENCCEJA, dos regimes fechado e semiaberto, com idade de 20 a 70 anos, e que tenham previamente manifestado desejo de concluir os estudos e será adotada para a pesquisa a aplicação de um questionário aberto sobre a satisfação dos custodiados por tal experiência. Apesar de ser a prisão um local onde se pretende ressocializar o indivíduo, ainda que o afastando temporariamente do convívio social e considerando o ambiente, suas privações quais são as reais possibilidades de satisfação de vida vivenciadas por essas pessoas, perante a experiência de serem testados seus conhecimentos.
Abstract: The objective of this study is to investigate the satisfaction of persons deprived of their liberty for participating in the National Exam for the Certification of Skills for Young People and Adults - ENCCEJA. The study adopts as a field of study the Prison Unit of Guanhães, located in the state of Minas Gerais. Positive Psychology brings a new conception, looking at a new angle, seeking to understand the positive functioning of the personality rather than the negative, the illness. It seeks to understand the person's psychic well-being. The present research turns to the life satisfaction that the person deprived of freedom brings to test their educational knowledge through the National Exam for Certification of Skills of Young and Adults (Encceja), this being an examination intended for people who could not complete their studies of school age, and may, if approved, receive primary or secondary education certification. This is an evaluation carried out by the National Institute of Education and Educational Research Anísio Teixeira (Inep), in two modalities, the present instrument being focused on the study of the examination that is directed to the person deprived of freedom, called Encceja PPL. The research methodology will be qualitative and exploratory because it permeates characteristics to be matched to the needs of this study, because it will involve the understanding of a social group, the perceptions of the subject and the mechanisms by which they act and describe the facts, answering questions with particularities. Data analysis will be through content analysis techniques based on Bardin. The participants will be kept in custody at the Guanhães Prison, whose educational profiles will enable ENCCEJA to participate, will be from the closed and semi-open, aged 20 to 70 years, having previously expressed a desire to complete the studies, being adopted for the study the application of an open questionnaire about the satisfaction of the custodians for such experience. Although the prison is a place where we want to resocialize, even if we temporarily withdraw from social life and considering the environment, its privations are the real possibilities of life satisfaction experienced by these individuals, before the experience of testing their knowledge.
Keywords: Bem-estar
Psicologia Positiva
Educação
Prisão
Well - being
Positive psychology
Education
Prison
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Aline Paula e. Satisfação dos custodiados no processo de inclusão educacional em presídio no interior de minas Gerais. 2021. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6390
Issue Date: 20-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Aline Paula e Silva.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.