???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6363
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Programa de Estudante-Convenio de Graduação - PEC-G: o que nos dizem as alunas africanas sobre as universidades públicas do Rio de Janeiro
Other Titles: Undergraduate Student Convention Program - PECG: what African students tell us about public universities in Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Silva, Suelen Pereira Estevam da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Joselina da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Joselina da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Luiz Fernandes de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Fernanda Felisberto da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Gomes, Janaína Damasceno
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se volta a interrogar do continente africano vinculadas ao Programa Estudante – Convenio de Graduação – PEC-G. Abordamos, através de suas falas e olhares o tratamento recebido por elas, no âmbito universitário onde estudam. Nos interessou sobre como são recepcionadas em sua chegada na universidade como o preparo da instituição para este grupo de alunas. Nosso objetivo aqui é identificar como gênero e raça operam na trajetória educacional e escolares de alunas africanas beneficiárias do Programa PEC-G. Utilizamos a metodologia de pesquisa o “snowball” ou bola de neve, através de questionário semiaberto, com mulheres negras, africanas, em território brasileiro, em universidades públicas no Rio de Janeiro. O trabalho busca apresentar um breve panorama histórico do referido programa, e sua implantação no país, o crescente número de alunos vinculados a este programa nas universidades públicas nos últimos anos, e como o racismo estrutural afeta suas vidas no cotidiano, como interfere na vida acadêmica e social. Suas falas ao longo da pesquisa nos mostram que a universidade é um reflexo dos problemas sociais e raciais.
Abstract: This work turns to question the African continent linked to the Student Program - Graduate Agreement - PEC-G. We approach, through their speeches and looks at the treatment received by them, at the university level where they study. We were interested in how they are received on their arrival at the university as the preparation of the institution for this group of students. Our goal here is to identify how gender and race operate in the educational and school trajectories of African students benefiting from the PEC-G Program. We used the research methodology “bola de neve” or snowball, through a semi-open questionnaire, with black, African women, in Brazilian territory, in public universities in Rio de Janeiro. The work seeks to present a brief historical overview of the referred program, and its implementation in the country, the growing number of students linked to this program in public universities in recent years, and how structural racism affects their daily lives, how it interferes in academic life and social. Their statements throughout the research show us that the university is a reflection of social and racial problems.
Keywords: Estudantes PEC-G
Alunas Africanas
Racismo Institucional
PEC-G students
African students
Institutional Racism
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Suelen Pereira Estevam da. Programa de Estudante - Convenio de Graduação - PEC-G: o que nos dizem as alunas africanas sobre as universidades públicas do Rio de Janeiro. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6363
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Suelen Pereira Estevam da Silva.Pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.