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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aplicações da ferramenta Servqual na avaliação da qualidade em serviços de transporte interestadual de passageiros: o caso de uma empresa da zona da mata mineira
Other Titles: Applications of Servqual tool in quality evaluation in interstate passenger transport services: the case of a company in Zona da Mata Mineira
???metadata.dc.creator???: Azevedo, Laura Aline Caldi de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Drumond e Castro, Maria Cristina
First advisor-co: Sampaio, Danilo de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Drumond e Castro, Maria Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sampaio, Danilo de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Lima Júnior, José Humberto Viana
???metadata.dc.contributor.referee4???: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
???metadata.dc.description.resumo???: O transporte rodoviário de passageiros é responsável por integrar as pessoas aos mais diversos lugares, promovendo o desenvolvimento social e econômico do país. As empresas de ônibus responsáveis por esse serviço vêm enfrentando a ascensão de concorrências no meio, por meio de soluções inovadoras de transporte como caronas compartilhadas, Uber, Buser. As variadas opções e conveniência de transporte oferecida aos brasileiros exigem das empresas de transporte avaliar a qualidade do serviço oferecido como um diferencial competitivo e estratégico. Para tanto, a pesquisa busca identificar quais são os fatores que influenciam a qualidade do serviço prestado para o caso de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros da Zona da Mata Mineira a partir da adaptação da escala SERVQUAL, modelo adaptado para avaliar qualidade do serviço. O referencial teórico aborda os seguintes campos de conhecimento: Marketing de serviços, qualidade em serviços e em transportes e o sistema de transporte interestadual de passageiros. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, na forma de estudo de caso e pesquisa de levantamento com aplicação de questionários aos usuários dos serviços. A pesquisa, que tem abordagem quantitativa, contou com um total de 225 respondentes pertinentes à análise, e, portanto, validados para o estudo. A primeira parte do questionário composto por questões fechadas auxiliou a mensurar a importância dos fatores pelo uso da estatística descritiva, análise fatorial e análise de confiabilidade (alfa de Cronbach). Com 65,56% de variância explicada, 4 fatores foram identificados na análise fatorial: Garantia e Confiabilidade (α = 0,891), Tangibilidade (α = 0,843), Empatia (α = 0,841), Responsividade (α = 0,552). Nota-se, que o fator Responsividade não obteve um alfa expressivo. A segunda parte do questionário revelou que 57,78% da amostra é composta pelo público feminino, 30,67% dos respondentes é constituído por jovens com 36,89% apresentado ensino médio seguido do ensino superior com 27,56%, 56% da amostra é formada por passageiros solteiros (as), com 32,89% apresentando uma renda acima de R$ 4.124,00. A terceira parte do questionário revelou que o motivo da viagem é com destino a visitas a parentes e amigos com 43,11% seguidos por lazer com 29,78%, com uma frequência eventual de viagens de 51,56%, que utilizam o carro como meio substituto ao ônibus (70,22%), comprando a passagem em pontos de venda (57,78%). Como contribuição, este trabalho destaca a relevância da prestação do serviço de transporte rodoviário de passageiros primar pela qualidade, como estratégia de vantagem competitiva perante o mercado. O estudo teve por benefício propiciar à empresa informações a respeito da qualidade do serviço prestado da linha interestadual, principal linha estratégica e que representa 30% do faturamento da empresa, e que ao mesmo tempo é afetada pela concorrência. Dessa forma, foi elaborado um plano de ação institucional para análise futura da organização identificando os fatores críticos de sucesso, os gaps na prestação de serviço prestado e cenários de soluções.
Abstract: Road passenger transport is responsible for integrating people to the most diverse places, promoting country social and economic development. The buses companies responsible for that service are facing a rise competition in those field, through innovative transportation solutions such as shared rides, Uber, Buser. The varied options and convenience of transportation offered to Brazilians requires transportation companies to evaluate the quality of service offered as a competitive and strategic differential. To this end, the present research tries to identify what are the factors which influence the quality of provided service for the case of a road passenger transport company in Zona da Mata Mineira based on the adaptation of SERVQUAL scale, a model adapted to assess service quality. The theoretical framework addresses the following fields of knowledge: services marketing, services quality, transport and the interstate passenger transport system. It is an exploratory, descriptive study, in form of a case study and survey research with questionnaires application to service users. The research, which has a quantitative approach, had a total of 225 respondents relevant to the analysis, and therefore validated for the study. The first part of questionnaire were composed by closed questions, could help to measure the factors importance by using descriptive statistics, factor analysis and reliability analysis (Cronbach's alpha). With 65.56% of explained variance, 4 factors were identified in the factor analysis: Assurance and Reliability (α = 0.891), Tangibility (α = 0.843), Empathy (α = 0.841), Responsiveness (α = 0.552). It is noted that the Responsiveness factor did not obtain a significant alpha. The second part of questionnaire revealed that 57.78% of sample is made up by women, 30.67% of respondents were young people with 36.89% presenting high school followed by higher education with 27.56%, 56% of sample consisted by single passengers, with 32.89% showing an income above R$ 4,124.00. The third part of questionnaire revealed that the reason for the trip was to visit relatives and friends with 43.11% followed by leisure with 29.78%, with an eventual frequency of trips on 51.56%, using car as a substitute for the bus (70.22%), buying the ticket at sale’s points (57.78%). As a contribution, this work highlights the relevance of provision of road passenger transport service to excel in quality, as a competitive advantage strategy before the market. The study had the benefit of providing the company with information about the service quality provided on the interstate line, the main strategic line which represents 30% of company's revenue, and which at the same time is affected by competition. Thus, an institutional action plan was prepared for the future organization analysis, identifying the critical success factors, the gaps in services provision and scenarios solutions.
Keywords: Marketing de Serviços
Qualidade em Serviço
Modelo dos 5 gaps
Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros
Service Marketing
Service Quality
5 Gaps Model
Interstate Passenger Transport System
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: AZEVEDO, Laura Aline Caldi de. Aplicações da ferramenta Servqual na avaliação da qualidade em serviços de transporte interestadual de passageiros: o caso de uma empresa da zona da mata mineira. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6259
Issue Date: 13-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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