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dc.creatorNoleto, Luciana Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9902602958408185por
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Muza do Carmo-
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee3Silva, Gilson Dourado da-
dc.date.accessioned2023-01-18T16:27:21Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.identifier.citationNOLETO, Luciana Araújo. A Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Orizona. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6228-
dc.description.resumoEste estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Educação Agrícola, Ambiente e Sociedade Educação Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou a análise e compreensão da formação ofertada pela Escola Família Agrícola de Orizona-GO, a qual orienta-se pelos princípios e instrumentos da Pedagogia da Alternância, que consiste em um sistema de ensino contextualizado e com gestão democrática, que se apresenta como estratégia de desenvolvimento social e permite aos jovens do campo serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Como procedimento metodológico, optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, com uso do questionário online como instrumento de coleta de dados, direcionado a egressos. Além de pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos científicos, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos, bem como a legislação em vigor, pesquisa documental e observações no cotidiano escolar. O aporte teórico se sustentou em autores como Arroyo (2007, 2011, 2014), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2006, 2017), Frossard (2018), Gimonet (2007) e Nosella (1977, 2006, 2019). Os resultados obtidos indicam que a formação integral proporcionada pela Escola Família Agrícola de Orizona, através do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, é uma opção viável para a região em que está inserida, pois tem proporcionado bons resultados aos estudantes e seus familiares, gerando trabalho, renda e oportunidade de continuidade aos estudos em nível superior.por
dc.description.abstractThis study is linked to the Agricultural Education, Environment and Society Research Line Agricultural Education, from the Graduate Program in Agricultural Education, from the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The research aimed to analyze and understand the formation offered by the Escola Família Agrícola de Orizona-GO, which is guided by the principles and instruments of Pedagogy of Alternation, which consists of a contextualized education system with democratic management, which presents itself as a social development strategy and allows rural youth to be protagonists in the teaching-learning process. As a methodological procedure, a case study with a qualitative approach was chosen, using the online questionnaire as a data collection tool, aimed at graduates. In addition to bibliographic research in books, theses, dissertations and scientific articles, in order to support the theoretical and historical elements, as well as the legislation in force, documentary research and observations in the school routine. The theoretical contribution was supported by authors such as Arroyo (2007, 2011, 2014), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2006, 2017), Gimonet (2007) and Nosella (1977, 2006, 2019). The results obtained indicate that the comprehensive training provided by the Escola Família Agrícola de Orizona, through the Technical Course in Agriculture integrated with High School, is a viable option for the region where it is located, because it has provided good results to students and their families, generating work, income and opportunity to continue studies at higher level.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-18T16:27:21Z No. of bitstreams: 1 2020 - Luciana Araújo Noreto.pdf: 3370107 bytes, checksum: a58219df0d825984bbb1f069b2745f06 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T16:27:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Luciana Araújo Noreto.pdf: 3370107 bytes, checksum: a58219df0d825984bbb1f069b2745f06 (MD5) Previous issue date: 2020-09-09eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71773/2020%20-%20Luciana%20Ara%c3%bajo%20Noreto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Família Agrícolapor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectProjeto Profissional do Jovempor
dc.subjectPedagogy of Alternationpor
dc.subjectYouth Professional Projectpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Orizonapor
dc.title.alternativePedagogy of Alternation at Escola Família Agrícola de Orizonaeng
dc.typeDissertaçãopor
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