???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6198
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uso racional da água em uma perspectiva interdisciplinar no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, campus de Alegre - ES
Other Titles: Rational use of water in an interdisciplinary perspective at the Federal Institute of Science and Technology, campus of Alegre - ES
???metadata.dc.creator???: Christófori, João Batista 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Gabriel de Araujo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Gabriel de Araujo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Igor Simoni Homem de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fosse, Paulo José
???metadata.dc.description.resumo???: A água é um recurso limitado e precioso. Embora cerca de 3/4 da superfície da Terra seja ocupada pela água, deste total apenas 2,5% são de água doce, dos quais apenas 20% encontram-se imediatamente disponíveis para o homem. Além disto, a distribuição desigual da água pelas diferentes regiões do planeta faz com que haja escassez do recurso em vários países. Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais discutidas e destacadas neste século. As técnicas usuais de aproveitamento de água pluvial surgem como soluções sustentáveis, que contribuem para o uso racional da água. Este trabalho teve como objetivo analisar a sensibilização dos alunos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, Campus de Alegre - ES, em uma educação voltada aos conceitos naturais e ambientais. A metodologia pautou-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de observação, diálogo, análise de documentos e aplicação de questionário. Os dados foram analisados de forma qualitativa na triangulação das informações e observações “in loco”. O cálculo da quantidade de água a ser coletada em uma edificação, seja ela qual for, deve levar em consideração o volume de chuva anual na região desejada, a superfície de cobertura por onde a água será coletada, a quantidade de água a ser coletada e a demanda do local. A instalação pode ser feita segundo a solução alemã, que supre a demanda de uso interno e externo. O resultado apresentado pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem, refletiu diretamente nos resultados dos questionários, por meio do qual, foram avaliados positivamente em relação a sensibilização propostas no trabalho.
Abstract: Water is a limited and precious resource. Although about 3/4 of the Earth's surface is occupied by water, only 2.5% of this area is freshwater, of which only 20% is immediately available to man. In addition, the unequal distribution of water across the different regions of the planet causes resource scarcity in several countries. Considering that water is a limited and indispensable natural resource for life, questions about the conservation and preservation of water resources have been increasingly discussed and highlighted in this century. The usual techniques of rainwater harvesting appear as a sustainable solutions that contribute to the rational use of water, providing a certain conservation of these water resources for future generations. This work will analyze how a way of sensitizing students to Federal Institute of Science and Technology, Campus de Alegre – ES, an education focused on natural denvironmental concepts. The methodology is based on a qualitative approach, using the techniques of observation, dialogue, and document analysis and questionnaire application. The data will be nalyzed qualitatively in the triangulation of information and observations “in loco”. The calculation of the amount of water to be collected in a building, whatever it may be, must take into account the annual rainfall in the desired region, the coverage area through which the water will be collected, the amount of water to be collected and the local demand. The installation can be made according to the German solution, which supplies the demand for internal and external use. The result presented by students in the teaching-learning process, reflected directly in the results of the questionnaires, through which they were positively evaluated in relation to the sensitization proposed at work.
Keywords: Água
uso racional
Pedagogia Interdisciplinar
Water
Rational Use
Interdisciplinary Pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CHRISTÓFORI, João Batista. Uso racional da água em uma perspectiva interdisciplinar no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, campus de Alegre - ES. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6198
Issue Date: 16-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - João Batista Christófori.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.