???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6158
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Folclore e museu: a cultura negra no imaginário de um projeto nacional mestiço brasileiro (1947-1982)
Other Titles: Folklore and Museum: Black Culture in the Imagination of a Brazilian Mestizo National Project (1947-1982)
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Elaine Cristina Ventura 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Adriana Barreto de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Adriana Barreto de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Popinigis, Fabiane
???metadata.dc.contributor.referee3???: Magalhães, Aline Montenegro
???metadata.dc.contributor.referee4???: Oliveira, Anderson José Machado de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Abreu, Martha Campos
???metadata.dc.description.resumo???: Dentre tantos debates que marcaram a construção de um discurso sobre a nacionalidade, esta tese reflete sobre o tema, observando dois lugares de produção intelectual: a Revista Brasileira de Folclore e o Museu de Folclore Édison Carneiro quando eles eram usados para expressar a brasilidade. Nossa hipótese é a de que, ao trabalharem na salvaguarda do folclore nacional, os folcloristas envolvidos nesses projetos acabaram por construir um imaginário de nação mestiça, estabelecendo hierarquias entre culturas no momento em que as religiões de matrizes africanas integraram aquele projeto nacional. Para avançarmos nesta investigação, acompanhamos os relatos dos folcloristas associados à Comissão Nacional de Folclore e/ou à Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro para entender como eles se apropriaram do ideal de mestiçagem e incorporaram como domesticada essas religiões na proposta de identidade que defendiam. Além desses relatos, analisamos alguns artigos publicados na Revista Brasileira de Folclore e os catálogos das exposições sobre essas práticas religiosas no Museu de Folclore Édison Carneiro. Através deles foi possível averiguar que o Folclore esteve à frente de um programa de inclusão das religiões de matrizes africanas na brasilidade. Mas, ao hierarquizar culturas e silenciar os conflitos étnicos raciais acabou por marginalizar a identidade negra perante o nacional quando o país legitimou a sua identidade como mestiça
Abstract: Among so many debates that marked the construction of a discourse on nationality, this thesis reflects on the theme, observing two places of intellectual production: the Revista Brasileira de Folclore and the Museu de Folclore Édison Carneiro when they were used to express Brazilianness. Our hypothesis is that, by working to safeguard national folklore, the folklorists involved in these projects ended up building an imaginary of mestizo nation, establishing hierarchies between cultures at the time when the African-based religions integrated that national project. To move forward in this investigation, we followed the reports of folklorists associated with the National Folklore Commission and / or the Campaign for the Defense of Brazilian Folklore to understand how they appropriated the ideal of miscegenation and incorporated these religions as domesticated in the identity proposal they defended. In addition to these reports, we analyzed some articles published in the Revista Brasileira de Folclore and the catalogs of exhibitions on these religious practices at the Folklore Museum Édison Carneiro. Through them it was possible to ascertain that Folklore led a program to include religions of African origin in Brazilianness. But, by hierarchizing cultures and silencing racial ethnic conflicts, he ended up marginalizing the black identity before the national when the country legitimized its identity as mestizo
Keywords: Folclore
Mestiçagem
Religião de matriz africana
Identidade nacional
Folklore
Miscegenation
African matrix religion
National identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: FERREIRA, Elaine Cristina Ventura. Folclore e museu: a cultura negra no imaginário de um projeto nacional mestiço brasileiro (1947-1982). 2020. 200 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6158
Issue Date: 2-Dec-2020
Appears in Collections:Doutorado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Elaine Cristina Ventura Ferreira.pdf2020 - Elaine Cristina Ventura Ferreira2.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.