???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBessa, Alyne Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106392985593481por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988por
dc.contributor.referee2Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee3Campos, Marilia Lopes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.referee4Sousa, Maria Sueli Rodrigues de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572267892704240por
dc.contributor.referee5Lima, Silvio Cezar de Souza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615962296256883por
dc.date.accessioned2022-09-12T15:46:18Z-
dc.date.issued2020-03-19-
dc.identifier.citationBESSA, Alyne Fonseca. Estudo da decolonialidade na educação do campo: abordagens da temática étnico-racial em uma licenciatura da UFRRJ. 2020.309 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5986-
dc.description.resumoBusquei no estudo compreender como se dá a construção de abordagens étnico-raciais no curso de Licenciatura Educação do Campo da UFRRJ e quais são as referências utilizadas, com o que estão comprometidas. Foi discutido o pressuposto que a universidade, por meio dos cursos ofertados, o conhecimento ensinado, as produções acadêmicas, as burocracias, práticas e relações que envolvem este universo, reproduzem sistematicamente as concepções de uma lógica hegemônica de subalternização racionalizada moderna ocidental. E que a proposta da Educação do Campo pode contribuir para apontar caminhos alternativos viáveis a esta realidade que se faz violenta e excludente, universalista, disciplinadora e subalternizadora. Desta forma, proponho uma análise a partir da pesquisa de documentos de meu estudo de caso e do acompanhamento de aulas e de reuniões dos Grupos Temáticos das relaçõees étnico-raciais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. A importância deste estudo se faz sob a influência que os pesquisadores da Educação do Campo desempenham, e que podem, ou não, reconfigurar a maneira como a educação é percebida e oferecida para determinados grupos. Da mesma forma, é necessário também refletir sobre o lugar ocupado pelas comunidades tradicionais , lugar de origem de parte dos discentes do curso, em um mundo globalizado, pluricultural e multiétnico, marcado pelas heranças coloniais que as subalternizam; e na produção de projetos de resistência debruçados sobre Movimentos e lutas. O esforço de discutir propostas epistemológicas contra-hegemônicas, que fazem critíca aos efeitos da modernidade ocidental, aproximam este estudo de intelectuais decoloniais que compreendem a Colonialidade como constitutiva da modernidade (em estrutura e imaginário) e que propõem a produção de um conhecimento crítico de resistência a partir dos subalternizadospor
dc.description.abstractI sought in the study to understand how the construction of ethnic-racial approaches occurs in the UFRRJ Degree Course in Education and what are the references used, with which they are committed. It was discussed the assumption that the university, through the courses offered, the knowledge taught, the academic productions, the bureaucracies, practices and relationships that the involve this universe, systematically reproduce the conceptions of a hegemonic logic of modernized rationalized subalternization. And that the proposal of Rural Education can contribute to pointing out viable alternative paths to this reality that is becoming violent and excluding, universalist, disciplinary and subordinate. In this way, I propose an analysis based on the research of documents from my case study and the follow-up of classes and meetings of the Thematic Groups on ethnic-racial relations, of the UFRRJ Course in Education in the Field. The importance of this study is made under the influence that Field Education researchers play, and that may or may not reconfigure the way education is perceived and offered to certain groups. Likewise, it is also necessary to reflect on the place occupied by traditional communities in a globalized, multicultural and multiethnic world marked by the colonial legacies that subalternize them; and in the production of resistance projects on Movements and struggles. The effort to discuss counter-hegemonic epistemological proposals, which criticize the effects of Western modernity, bring this study closer to decolonial intellectuals who understand Colonialidade as constitutive of modernity (in structure and imaginary) and who propose the production of a critical knowledge of resistance from the subalternates.eng
dc.description.abstractEn el estudio busqué comprender cómo se lleva a cabo la construcción de enfoques étnico-raciales en el Curso de Licenciatura en Educación de la UFRRJ y cuáles son las referencias utilizadas, con las cuales están comprometidos. Se discutió el supuesto de que la universidad, através de los cursos ofrecidos, los conocimientos impartidos, las producciones académicas, las burocracias, las práticas y las relaciones que involucran a este universo, reproducen sistematicamente las concepciones de una lógica hegemónica de subalternización racionalizada modernizada. Y que la propuesta de la educación rural puede contribuir a señalar caminos alternativos viables a esta realidad que se está volviendo violenta y excluyente, universalista, disciplinaria y subordinada. De esta manera, propongo un análisis basado en la investigación de documentos de mi estudio de caso y el seguimiento de las clases y reuniones de los Grupos temáticos sobre relaciones étnico-raciales, del Curso UFRRJ en Educación en el campo.La importancia de este estudio se hace bajo la influencia que los investigadores de la Educación del Campo desempeñan, y que pueden, o no, reconfigurar la manera como la educación es percibida y ofrecida para determinados grupos. De la misma forma, es necesario también reflexionar sobre el lugar ocupado por las comunidades tradicionales en un mundo globalizado, pluricultural y multiétnico, marcado por las herencias coloniales que las subalternizan; y en la producción de proyectos de resistencia inclinados sobre Movimientos y luchas. El esfuerzo de discutir propuestas epistemológicas contrahegemónicas, que hacen criterio a los efectos de la modernidad occidental, acercan este estudio de intelectuales decolonios que comprenden la Colonialidad como constitutiva de la modernidad (en estructura e imaginario) y que proponen la producción de un conocimiento crítico de resistencia a partir de los subalternizadosspa
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-09-12T15:46:18Z No. of bitstreams: 1 2020 - Alyne Fonseca Bessa.pdf: 10804137 bytes, checksum: c823eb9977f1989eea08db7d6b8bea70 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-12T15:46:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Alyne Fonseca Bessa.pdf: 10804137 bytes, checksum: c823eb9977f1989eea08db7d6b8bea70 (MD5) Previous issue date: 2020-03-19eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70730/2020%20-%20Alyne%20Fonseca%20Bessa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesANTUNES-ROCHA, M.I. ; MARTINS, M. F. A. ; MOLINA, M. C. . A produção doconhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 24, p. 1, 2019. - ALVARENGA, Marcia Soares de; NASCIMENTO, Renato Emerson; NOBRE, Domingos; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo (Orgs.). Educação Popular, Movimentos Sociais e formação de professores: outras questões, outros diálogos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. - ARAÚJO, Maria Nalva; CARVALHO, LUZENI, Ferraz de Oliveira. A experiência da UNEB Campus X em EJA no âmbito do PRONERA (1999-2010). In: MARTINS, Aracy Alves; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; ROCHA, Maria Isabel Antunes. (Orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Editora Gutemberg, 2012. - ARROYO, Miguel G. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, 2015, n.55, p.47-68. - . Políticas de formação de educadores(as) do campo. Campinas: 2007. Cad. CEDES vol. 27 nº 72, may/aug. – Disponível em: Acesso em: 13 mar. 2012. - ARROYO, Miguel G., CALDART, Roseli S. e MOLINA, Mônica C. Apresentação. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do Campo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 7-19. - ARROYO, Miguel: FERNANDES, Bernardo M. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Vol. 2. Brasília. BF: articulação nacional por uma educação básica do campo, 1999. - BALLESTRIN, Luciana. 2013. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89-117. - BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón (2016) “Decolonialidade e Perspectiva Negra”. Estado e Sociedade, v. 31, n.1: pp. 15 -24. - BRASIL, Ministério da Educação. Contribuições para Implementação da Lei 10.639/2003. Grupo de Trabalho Interministerial Instituído por Meio da Portaria Interministerial Mec/mj/seppir. No 605 de 20 de Maio de 2008. 58p. - BRASIL, Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Etnicorraciais. Brasília, MEC/SECAD, 2006. - BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes 175 Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004. - BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf. Acesso em: 08/04/2018. - BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em: 30/04/2018. - ___ _. Diretrizes Operacionais para a Educação Rural: Proposição Pertinente?. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ARural.pdf . Acesso em: 30/04/2018. - ___ _. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf . Acesso em 08/04/2018. - CALAZANS, Maria Julieta Costa. “Para compreender a educação do Estado no Meio Rural: traços de uma trajetória. 2003. In: Therrien, Jacques & Damasceno Maria Nobre (Coords). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. Disponível em: http://inesmariadesouza.blogspot.com.br/2010/03/ . Acesso em: 06/04/2018. - CALDART, Roseli Salete. A Educação do Campo e a perspectiva de transformação da forma escolar. In.: MUNARIM, Antonio, BELTRAME, Sonia, PEIXER, Zilma e CONDE, Soraya (orgs). Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, no prelo (2010). - CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. - . Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. - . Sobre educação do campo. III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Luziânia, Goiás, 2012. - CALDART, Roseli Salete e KOLLING, Edgar Jorge. O MST e a Educação. In: A reforma agrária e a luta do MST. João Pedro Stédile (org.). Petrópolis: Vozes, 1997. CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Luziânia/GO, de 2 a 5 de outubro de 2007 – Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2012. 176 - CANDAU, Vera M. Ferrão. Educação descolonizadora: construindo caminhos (Entrevista). Revista Nuevamerica, nº 149: 4-17, jan-mar 2016. Brasil. - _____. Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro, RJ: 7 letras, 2009. - CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp.169-186. - _____. La postcolonialidad explicada a los niños. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2005. - CONTAG, Secretaria de Reforma Agrária e Meio Ambiente da. A Violência e impunidade no Campo. Brasil: 27 de abril de 2005. Disponível em http://www6.rel- uita.org/internacional/ddhh/contag-violencia-campo.htm . Acesso em: 30/04/2018. - DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. In: Educar em Revista. Curitiba: Editora UFPR, n. 24, 2004. p. 213-225. - DUBOIS, W.E.B., The Souls of The Black Folk, Dover Publications, New York, 1994. - DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo. (Org). A colonialidade do saber : eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p.55-70. - _____. Introducción a la filosofía de la liberación.Nueva América: Bogotá, 1995. - DUSSEL, Enrique. Europa, Modernidade e Eurocentrismo. CLACSO. 2005. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. - FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. - _____. Pele negra, máscaras brancas. tradução de Renato da Silveira . Salvador: EDUFBA, 2008. - FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. P. 27 – 39. - FERNANDES, B. M. Territórios da Educação do Campo. In: MARTINS, Aracy Alves ; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; ROCHA, Maria Isabel Antunes. (Orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Editora Gutemberg, 2012. 177 - FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987. - FREIRE, Paulo. Pedagogy of Indignation. Boulder, Colorado: Paradigm. 2004. - FUNAI. Quem são. Disponível em http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/quem- sao Acesso em: 31/03/2018. - FUNAI - IBGE. O Brasil Indígena. 2011. Disponível em: http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12Dez/encarte_censo_indigena_ 02%20B.pdf. Acesso em: 31/03/2018. - GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. Buenos Aires: CLACSO. 2001. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf . Acesso em 30/04/2018. - GLISSANT, Edouard. Poetics of Relation (Ann Arbor: The University of Michigan Press). 1997 (1990). - INCRA. MANUAL DE OPERAÇÕES. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Aprovado pela Portaria/INCRA/P/Nº 19, de 15.01.2016 Brasília-DF, 15 Janeiro de 2016. - ITERRA, Turma José Marti. Pedagogia da Terra. MST: Cantares da Educação do Campo, Acesso em 27/04/2018. Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/06/22/cantares-da--a-o-do-campo.html. Acesso em: 30/04/2018. - KING, Joyce E; COLLEGE, Medgar Evers. Usando o pensamento africano e o conhecimento nativo da comunidade. In: GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha B. Gonçalves E. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 79. - KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. Coleção por uma educação do Campo, nº 4. - KOLING, Edgar J.: MOLINA, Mônica C. (Orgs.). Por uma Educação Básica do Campo. Nº1. Brasília, DF. Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. ColeçãoPor uma Educação Básica do Campo. - LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp.21-53. 178 - MAINAR, Alcione Alves da Silva; SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da; SILVA, Jéssica Lucilla Monteiro da. Paradigmas da educação do campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais latino americanos. Santa Cruz do Sul: Revista Reflexão e Ação, 2014, v.22, n.2, p.09-38. .Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 10/04/2018. - MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e colonialidade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 337-382. - _____. La descolonización y el giro des-colonial. Revista Tabula Rasa, nº 9: 61-72, jul-dic 2008. Bogotá. - _ . Sobre la colonialidad del ser: contribuciones AL desarrollo de um concepto. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago. E GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar/ Universidad Central-IESCO/Siglo del Hombre Editores, 2007a, p.127-167. - MARTINS, Aracy Alves ; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; ROCHA, Maria Isabel Antunes. (Orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Editora Gutemberg, 2012. - MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual de modernidade. In: Lander, Edgardo. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: 2005, p.71- 103. - ___ __. Decolonialidade como o caminho para a cooperação (Entrevista). IHU-online No 432, ano XIII, 04/11/2013.<http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5253& secao=431> Acesso em 19/01/2018. - _____. Histórias Locais / Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos epensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. - _____. Colonialidade: O lado mais escuro da Modernidade. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329402. Epub June 22, 2017. ISSN 1806-9053. - MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. - MST – Cartilha de saúde nº 5. Construindo o conceito de saúde do MST. SP, 2000. 179 - MST - A agroecologia como modelo ideal de produção de alimentos. 17 de Junho de 2015. Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/06/17/a-agroecologia-como-modelo-ideal-de- producao-de-alimentos.html . Acesso em: 19/06/2018. - OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A geografia das lutas do Campo. São Paulo: Contexto, 1994. - OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. História da África e dos africanos na escola: desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de História. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio. 2012. - “Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lei 10.639/2003.” Ministério da Educação, 200. Brasil. Ministério da Educação. - QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: Bonilla, H. (Org.). Los conquistadores. Bogotá: Tercer Mundo, 1992, p. 437- 447. - _____. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago e GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar / Universidad Central-IESCO / SIGLO del Hombre Editores, 2007, p. 201-246. - _____. Colonialidad del poder y eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 201-246. - _____. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Revista Novos Rumos, v. 17, n. 37, p. 4-25, maio./ ago. 2002 - _____. Modernidad, identidad y utopía en América Latina. Lima: Ediciones Sociedad y Política, 1988. - QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES,M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. - RICARDO, Fany; RICARDO, Beto (Orgs). Povos Indígenas no Brasil. Brasil: ISA, 2017. - SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) (2003a), Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado. Porto: Afrontamento. - _____. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Novos Estudos Cebrap. 2007 - _____. O Colonialismo insidioso. Jornal de todos os Brasis, blog opinião, 01/04/2018. 180 Disponível em https://jornalggn.com.br/noticia/o-colonialismo-insidioso-por-boaventura- sousa-santos . Acesso em: 06/04/2018. - SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. - SANTOS, Gilvan. Não vou sair do Campo. In: SANTOS, Gilvan. Cantares da Educação do Campo. MST, 2006. Faixa 6. Disco Compacto. - SANTOS, Ramofly Bicalho dos. História da Educação do Campo no Brasil: O protagonismo dos Movimentos Sociais. Brasil: Teias, 2017. - _____. Educação do Campo, Movimentos Sociais e ensino de História. Natal: ANPUH, 2013. - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Programa Escola Ativa- Orientações Pedagógicas para a formação de educadoras e educadores. - Brasília : SECAD/MEC, 2009.80 p. : il.8. - SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. - SOUZA, Raumi de. Terra, Raça e Classe: A classe trabalhadora é negra. MST, 2017. Disponível em: http://www.mst.org.br/2017/11/27/terra-raca-e-classe-a-classe-trabalhadora-e- negra.html. Acesso em: 30/04/2018. - WALLERSTEIN, Immanuel. La creación del sistema mundial moderno. In: BERNARDO,L. Un mundo jamás imaginado. Bogotá: Editorial Santillana, 1992. - WALSH, C. “Las geopolíticas de conocimiento y la colonialidad del poder. Entrevista a Walter Mignolo”. (2002). En Catherine Walsh, Freya Schiwy y Santiago Castro-Gómez (eds.). Indisciplinar las ciencias sociales. Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo andino. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, Abya Yala. - Disponível em: http://www.oei.es/historico/salactsi/walsh.htm. Acesso em: 30/04/2018. - WALSH, C. Interculturalidad crítica/pedagogía decolonial. Memorias del Seminario Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, 17-19 de abril, Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2007. - WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. Querétaro, México: Colectivo Zapateándole al mal gobierno, 2014. - WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. . (Ed.). Pensamiento crítico y matriz (de)colonial; reflexiones latinoamericanas. Quito: Universidad Andina Simon Bolivar/Abya-Yala, 2005por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectEducación del campospa
dc.subjectrelaciones étnico-racialesspa
dc.subjectDescolonialidadspa
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEstudo da decolonialidade na educação do campo: abordagens da temática étnico-racial em uma licenciatura da UFRRJpor
dc.title.alternativeStudy of decoloniality in rural education: approaches to the ethnic-racial theme in a degree from UFRRJeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Alyne Fonseca Bessa.pdf 2020 - Alyne Fonseca Bessa10.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.