???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5971
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação profissional e empreendedorismo: um estudo sobre o processo ensino aprendizagem na elaboração de projetos sociais
Other Titles: Professional education and entrepreneurship: a study on the teaching-learning process in the elaboration of social projects
???metadata.dc.creator???: Oliveira, André Teixeira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pletsch, Talita Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da primeira década do século XXI o tema Empreendedorismo ganhou visibilidade e expressão, despertando grande interesse ao campo das pesquisas sociais e, em especial a área da educação. O Empreendedorismo deixou de ser visto apenas pelo viés de simples ferramenta voltada ao desenvolvimento econômico e passou a ser estudado por seu potencial papel de transformação de sujeitos, surgindo assim o conceito de Empreendedorismo Social. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras voltadas ao campo social, através da perspectiva de uma educação empreendedora para a elaboração de projetos que visem o bem-estar social da comunidade, bem como ações de sustentabilidade ambiental. A pesquisa foi realizada com os alunos formandos do ano de 2019 do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do IFES – Campus Montanha, que resultou na elaboração de cinco projetos sociais. Este estudo evidenciou que a contribuição do ensino do Empreendedorismo vai além do desenvolvimento de competências empreendedoras, demonstrando a sua relevante função na formação de sujeitos idealizadores capazes de promover ações que podem trazer significativas mudanças e transformações para a sociedade
Abstract: From the first decade of the 21st century, the theme of Entrepreneurship gained visibility and expression, arousing great interest in the field of social research and, especially in the area of education. Entrepreneurship has ceased to be seen only through the bias of a simple tool aimed at economic development and has been studied for its potential role in transforming individuals, thus giving rise to the concept of Social Entrepreneurship. In this context, the objective of this research was to provide students with the development of entrepreneurial skills aimed at the social field, through the perspective of an entrepreneurial education for the development of projects aimed at the social well-being of the community, as well as environmental sustainability actions. The research was carried out with the graduating students of the year 2019 of the Technical Course in Administration integrated to the High School of IFES - Campus Montanha, which resulted in the elaboration of five social projects. This study evidenced that the contribution of the teaching of Entrepreneurship goes beyond the development of entrepreneurial skills, demonstrating its relevant function in the formation of idealizing subjects capable of promoting actions that can bring significant changes and transformations to society
Keywords: Empreendedorismo social
Educação empreendedora
Desenvolvimento social
Metodologia ativa
Social Entrepreneurship
Entrepreneurial Education
Social Development
Active Methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, André Teixeira. Educação profissional e empreendedorismo: um estudo sobre o processo ensino aprendizagem na elaboração de projetos sociais. 2020. 62 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica , 2020 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5971
Issue Date: 24-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - André Teixeira Oliveira.pdf 2020 - André Teixeira Oliveira1.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.