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dc.creatorFagundes, Alessandra Marques da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1232146789101904por
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes-
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dc.contributor.referee2Dias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683por
dc.contributor.referee3Barbieri, Claudia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3638724589479153por
dc.date.accessioned2022-09-01T11:28:33Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Alessandra Marques da Silva. A força da mulher em prosa e verso: de Alencar às rainhas do R.A.P., hip-hop e slam. 2020.107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5953-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema norteador o “empoderamento” feminino. O objeto de estudo são textos dos gêneros romance e poesia, aplicados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Seropédica, município do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho inciou-se pela diagnose sobre afinidades e conhecimentos literários dos estudantes. Partindo-se das orientações programáticas da rede de ensino para os três últimos bimestres do ano letivo, optou-se por trabalhar com o romance de José de Alencar Senhora, que destaca forte personagem feminina mesmo diante do patriarcalismo recorrente nesta obra. Posteriormente, com a intenção de valorizar o gênero poema, após compartilhamento de vídeos e textos que abordavam o tema feminismo e os estilos musicais R.A.P e hip hop, os alunos fizeram atividades com letras de canções dos referidos gêneros e participaram de um workshop de criação de R.A.P. e hip hop, para que pudessem enfim, apresentar suas produções durante evento de culminância na unidade escolar em uma batalha poetry slam, sempre mantendo o tema norteador como foco de estudo durante todo o segundo semestre do ano letivo. Como embasamento teórico para este estudo pode-se destacar CANDIDO (2005), CALVINO (1993), LAJOLO, ZILBERMAN (1999) no que concerne à importância da literatura como formação e da leitura, inclusive de textos canônicos; SENA (2013) acerca da vida e obra de José de Alencar, em especial de sua triologia feminina; RIBEIRO (2018) sobre estudos com o tema feminismopor
dc.description.abstractThis work has as its guiding theme the feminine "empowerment". The object of study are texts of the genres romance and poetry, applied to the students of the 9th year of elementary school of the Municipal Network of Seropédica, municipality of the State of Rio de Janeiro. The work was started by the diagnosis about affinities and literary knowledge of the students. Starting from the programmatic orientations of the teaching network for the last three bimesters of the school year, we chose to work with the novel by José de Alencar Senhora, which highlights a strong female character even in the face of the recurrent patriarchy in this work. Later, with the intention of valuing the poem genre, after sharing videos and texts that addressed the theme feminism and the musical styles R.A.P and hip hop, the students did activities with lyrics of songs of these genres and participated in a workshop to create R.A.P. and hip hop, so that they could finally present their productions during a culmination event in the school unit in a poetry slam battle, always keeping the guiding theme as the focus of study throughout the second semester of the school year. As a theoretical basis for this study, can be highlighted by CANDIDO (2005), CALVINO (1993), LAJOLO, ZILBERMAN (1999) regarding the importance of literature as training and reading, including canonical texts; SENA (2013) about the life and work of José de Alencar, especially his female triology; RIBEIRO (2018) on studies on the theme feminismeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-09-01T11:28:32Z No. of bitstreams: 1 2020 - Alessandra Marques da Silva Fagundes.pdf: 4129748 bytes, checksum: 777c615f12e8554874526268834f7359 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-01T11:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Alessandra Marques da Silva Fagundes.pdf: 4129748 bytes, checksum: 777c615f12e8554874526268834f7359 (MD5) Previous issue date: 2020-06-25eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70601/2020%20-%20Alessandra%20Marques%20da%20Silva%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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São Paulo. Contexto, 1988por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectJosé de Alencarpor
dc.subjectR.A.P.por
dc.subjectHip hoppor
dc.subjectSlampor
dc.subjectempowermenteng
dc.subjectJosé de Alencareng
dc.subjectR.A.P.por
dc.subjectHip hoppor
dc.subjectSlampor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA força da mulher em prosa e verso: de Alencar às rainhas do R.A.P., hip-hop e slampor
dc.title.alternativeThe strength of the woman in prose and verse: from Alencar to the queens of the R.A.P., hip-hop and slameng
dc.typeDissertaçãopor
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