???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Edson Araujo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5985031697629936por
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee2Baia Neto, Antonio Luciano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989421909596615por
dc.contributor.referee3Guerra, José Guilherme Marinho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705777988640459por
dc.date.accessioned2022-05-09T12:40:55Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Araujo da. O ensino de física embasado na aprendizagem significativa e no uso de energias renováveis. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5629-
dc.description.resumoA Física Clássica, que é ensinada no Ensino Médio, foi uma construção de muitos pensadores e alcançou seu auge há mais de três séculos com a publicação do livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, de Isaac Newton, que é considerado até hoje um marco na história da ciência, mas essa Física não conseguia explicar todos os fenômenos da natureza, surge então, no início do século XX, Max Planck, com sua teoria da quantização da energia, a Física Quântica, que foi utilizada para demonstrar, entre tantas coisas, como um material semicondutor (silício) poderia ser empregado em painéis fotovoltaicos para transformar a luz do sol em energia elétrica. Aparece um questionamento sobre a necessidade de mudanças curriculares, assim poderíamos explicar como a mecânica quântica contribuiu no desenvolvimento de modernas tecnologias que estão presentes em todos os equipamentos eletrônicos que utilizamos no nosso cotidiano. Nossa práxis enquanto docente também precisa mudar e agregar as novas formas de ensinar e aprender, no qual os conteúdos lecionados devem ter significado para o estudante, proporcionando uma evolução nas suas capacidades cognitivas, para isso necessitamos de novos instrumentos de avaliação e os Mapas Conceituais, propostos por Novak e Gowin (1984), são particularmente apropriados, pois foram idealizados a partir dos conceitos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As Energias Renováveis são um tema que perpassa por todas as disciplinas, impondo um diálogo entre os docentes de forma interdisciplinar, para que esses conceitos contribuam com a formação científica desses discentes. Como gerar energia renovável para mais de um bilhão de pessoas no mundo é um desafio no qual a ciência tem um papel central, essa discussão que vai além de uma questão técnica, uma vez que sem energia elétrica algumas comunidades regiões, e até países, continuarão condenados à fome e ao subdesenvolvimento, contrastando com regiões onde os recursos são desperdiçados em um consumismo irracional. Nesse projeto os saberes dos discentes foram avaliados através de Mapas Conceituais de forma qualitativa e ao responderem de que forma gerar energia elétrica para as comunidades ribeirinha de seu município, eles foram incentivados a produzir conhecimento científico, em uma abordagem interdisciplinar. Nossas conclusões, através da comparação desses Mapas Conceituais, apontam para uma formação durante o processo, onde o erro também é aproveitado e quando esses mapas são refeitos, verificamos que conceitos mais elaborados são integrados e percebidas novas inter-relações que antes os estudantes não possuíam, indicando assim evolução na aquisição de conhecimento.por
dc.description.abstractThe Phisics Classic that is taught in high school was a construction of many es thinker and overtake or its height to more than three century with the publication of the book "Principles of Natural Philosophy Mathematic" Isaac Newton is considered to date a milestone in the history of science , but this physics could not explain all the phenomena of nature, then arises in the early twentieth century Max Planck withsu energy quantization of the theory, quantum physics and was usage ada to explain ramong many things as a semiconductor material (silicon) could be used in photovoltaic panels to turns sunlight into electricity. Pops up a question about the need for curricular changes , so we could explain how quantum mechanics contributed to the development of modern technologies that are present in all the electronic equipment that we use in our daily life. Our praxis as a teacher also needs to change and aggregate the new ways of teaching and learning in which the contents taught must have meaning for the student by providing an evolution in their cognitive capacities, for this we need new evaluation tools and the Conceptual Maps proposed by Novak, Gowin (1984) are particularly appropriate since they were idealized from the concepts of David Ausubel's Significant Learning . Renewable Energies are a theme that permeates all disciplines, imposing a dialogue among teachers in an interdisciplinary way so that these concepts contribute to the scientific training of these students. How to generate renewable energy for more than 1 billion people in the world is a challenge in which science plays a central role, this discussion that goes beyond a technical question, is much more than that,without electricity some communities regions and even countries they will continue to be condemned to starvation and underdevelopment by contrasting with regions where resources are wasted in irrational consumerism. In this project, students' knowledge was evaluated through qualitative maps and, in response to how they generate electricity for riverside communities in their municipality, they were encouraged to produce scientific knowledge in an interdisciplinary approach. Our conclusions by comparing these Conceptual Maps point to a formation during the process where the error is also exploited and when these maps are redone, we verify that more elaborate concepts are integrated and are perceived new interrelations that before the students did not possess thus indicating evolution in the acquisition of knowledgee.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-05-09T12:40:55Z No. of bitstreams: 1 2019 - Edson Araújo da Silva.pdf: 1767740 bytes, checksum: 59ef3896b6c6cd0909a466c9f34e2a87 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-09T12:40:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Edson Araújo da Silva.pdf: 1767740 bytes, checksum: 59ef3896b6c6cd0909a466c9f34e2a87 (MD5) Previous issue date: 2019-08-12eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69211/2019%20-%20Edson%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 2004. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica, 2017. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da educação, 2002. BRASIL. LEI N. 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 18/03/2019. DAVID, Ausubel P.; Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva; Lisboa, Paralelo Editora LDA, 2000. Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (ELETROBRAS). Energia solar aplicada aos centros comunitários de produção, Divisão de estudos técnicos de projetos setoriais, Rio de Janeiro, 2016. FAZENDA, Ivani C. A.; O Que é interdisciplinaridade? Ivani Fazenda (org.); vários autores; São Paulo : Cortez, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, São Paulo: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p. FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não-cartas a quem ousa ensinar, 4 a ed. São Paulo: Olho d’Água, 1994. GERI, Mauro C. A. Conflitos Socioambientais na Zona Costeira – Estudo de caso Sobre a Lagoa Pequena na Planície do Campeche, Município de Florianópolis, SC, 2007, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências 35 Humanas. Programa de pós-graduação em Sociologia Politica. GIL, Carlos A. Como Elaborar Projeto de Pesquisa, 4ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 2002. GOLDEMBERG, José; CHU, Steven. (cood.). Um futuro com energia sustentável: Iluminando o caminho, [Amsterdam]: InterAcademy Council ; [Rio de Janeiro] : Academia Brasileira de Ciências, 2010. GOLDEMBERG, José; LUCON, Osvaldo. Energias Renováveis: Um futuro sustentável, Revista USP, São Paulo, n.72, 2006-2007. GRIBBIN, J. R.. Hothouse earth: The greenhouse effect and gaia. New York: G. Weidenfeld Ed, 1990. HARTMANN, Angela M.; ZIMMERMANN, Erica; O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas”; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 7, No 2, 2007. IBGE, Censo Demográfico, 2014. KAWAMURA, Maria R. D; HOSOUME, Yassuko. Explorando o ensino de Física, v. 07, SAEB, p. 22-27, 2003. LANDULFO, Eduardo. Meio Ambiente e Física. São Paulo: SENAC, SP, 2005. LEMOS, Chélen Fischer de. Energia na Amazônia: caminho para o desenvolvimento ou aprofundamento da exclusão?. In: II Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS, 2004, Indaiatuba, São Paulo, 2004. LIMA, Maria A. R. de; ANDRADE, Erika dos R. G.; Os ribeirinhos e sua relação com os saberes, Revista Educação em Questão, Natal, v. 38, n. 24, p. 58-87, maio/ago. 2010. LOVELOCK, J.Gaia. A cura para um mundo doente. 2 ed. São Paulo: Cutrix, 2006. MOREIRA, Marco A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa, Texto base de um minicurso realizado no XV SNEF, 2003, Curitiba. MOREIRA, Marco A. O que é afinal Aprendizagem Significativa? , Revista Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. MOREIRA, Marco A. Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea, vol. 1; Brasília, Revista do professor de Física, 2017. NOVAK, Joseph D; GOWIN D. B; Aprender a aprender, 1ª ed. Lisboa: Plátano E. T; 1984. OLIVEIRA, H. T.. Educação Ambiental - ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão?!. In: Mello, S.S.& Trajber, R.. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. 1a.ed.Brasilia - DF: MEC/CGEA, MMA/DEA, UNESCO, 2007. 36 O MENINO que descobriu o vento (The Boy Who Harnessed the Wind). Direção: Chiwetel Ejiofor. Produção: Andrea Calderwood, Gail Egan. Roteiro: Chiwetel Ejiofor. Intérpretes: Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga, Joseph Marcell e outros. distribuidor brasileiro: Netiflix. 2019, (113 min). ONU. Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, Estocolmo, 1972. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/MeioAmbiente/declaracao-de-estocolmo-sobre-o-ambiente-humano.html. Acesso em: 18/10/2018. PERUZZO, Jucimar. Física quântica: conceitos e aplicações. Clube de Autores, 2010. PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978a. SILVA, Edson C. da; Mapas conceituais: propostas de aprendizagem e avaliação, ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA RIO DE JANEIRO V. 16 No 4 P. 785–815 OUT NOV DEZ 2015 TOLMASQUIM, Mauricio Tiomno (coord.). Energia Renovável: Hidráulica, Biomassa, Eólica, Solar, Oceânica. EPE, Rio de Janeiro, 2016.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectEnergias renováveispor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectConceptual mapseng
dc.subjectRenewable energyeng
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO ensino de física embasado na aprendizagem significativa e no uso de energias renováveis.por
dc.title.alternativePhysics teaching based on significant learning and the use of renewable energy.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Edson Araújo da Silva.pdf2019 - Edson Araujo da Silva1.73 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.