Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5474
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino da agroinformática nos cursos técnicos da área agrária: uma proposta para os cursos do Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande.
Título(s) alternativo(s): Teaching of Agroinformatics in technical courses in the agrarian area: a proposal for the courses of the Federal Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande
Autor: Medeiros, Allan Meira de 
Primeiro orientador: Zatorre, Natália Pereira
Primeiro coorientador: Berbara, Ricardo Luiz Louro
Primeiro membro da banca: Zatorre, Natalia Pereira
Segundo membro da banca: Santos, Gabriel de Araujo
Terceiro membro da banca: Ferreira, Claudia dos Reis
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados sobre a importância da Agroinformática nos currículos de Cursos Técnico da área agrícola do Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande. Exibe a análise quantitativa e qualitativa realizada, observando o grau de aplicação dos conteúdos e as ementas da área do curso; Avaliou-se as propostas de componentes curriculares de Informática Básica na rede federal de educação tecnológica em suas 29 unidades, dos campis que ofertam cursos nas ciências agrarias; tendo como base experiências na oferta do componente curricular Introdução à Agroinformática, na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias – Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN, que abordou a inclusão de temas e ferramentas computacionais, a investigação de algoritmos, simulação numérica e bancos de dados, assumindo que o aluno entra no curso técnico com base de usuário em informática, em aplicativos como editores de texto e geradores de apresentação de slides. Os resultados em forma de uma proposta de componente curricular Agroinformática para o Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande e sugerindo que uma maior difusão da Agroinformática necessita ser realizada nas instituições, com aumento no número de componentes curriculares associados e/ou aumento de carga horária das disciplinas já existentes, dada sua importância na atualidade.
Abstract: This research aims to present the results about the importance of Agroinformatics in the curricula of Technical Courses of the agricultural area of the Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande. It shows the quantitative and qualitative analysis performed, observing the degree of application of the contents and the menus of the course area; It was evaluated the proposals of curricular components of Basic Informatics in the rede federal de educação tecnologica in its 29 units, of the campis that offer courses in the agrarian sciences; Based on experiences in the offer of the curricular component Introduction to Agroinformatics, at the Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias – Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN, which addressed the inclusion of topics and computational tools, algorithm research, numerical simulation and databases, Assuming that the student enters the technical course with a user base in computing, in applications such as text editors and slide show generators. The results in the form of a proposal of an Agroinformatics curricular component for the Instituto Federal do Amapá, campus Porto Grande and suggesting that a greater diffusion of Agroinformatics needs to be performed in the institutions, with an increase in the number of associated curricular components and / or an increase in the Existing disciplines, given their importance today.
Palavras-chave: Agroinformática
Ensino de informática
Informática nas ciências agrarias
Ensino auxiliado por computador
Agroinformatics
Computer education
Informatics in the agrarian sciences
Computer-aided teaching
Área(s) do CNPq: Agronomia
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: MEDEIROS, Allan. Ensino da agroinformática nos cursos técnicos da área agrária: uma proposta para os cursos do Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande. 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5474
Data de defesa: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 - Allan Meira de Medeiros.pdf2017 - Allan Meira de Medeiros783,08 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.