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dc.creatorMiranda, Jaqueline Aparecida Domingos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911213266590875por
dc.contributor.advisor1Abboud, Antônio Carlos de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.referee1Dias, Anelise Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541468600424364por
dc.contributor.referee2Fernandes, Maria do Carmo de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8084053063267581por
dc.date.accessioned2022-02-02T13:04:23Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationMIRANDA, Jaqueline Aparecida Domingos de. Abordagem da Agroecologia nos cursos de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2019. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5352-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender como é trabalhada a agroecologia nos cursos de Agronomia do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a relação dos alunos e dos professores dos referidos cursos com relação à agroecologia. Para coleta de dados utilizaram-se: (a) projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos anos de 2015, 2016 e 2017; (b) questionários para os professores de todos os períodos e para os alunos dos períodos finais dos Cursos Superiores em Agronomia do IFMG-SJE e da UFRRJ que aceitaram participar da pesquisa. Na análise dos PPCs dos cursos de Agronomia do IFMG e da UFRRJ verificou-se que há diferentes abordagens da agroecologia: no IFMG-SJE há uma disciplina obrigatória que trabalha a temática enquanto que na UFRRJ há uma quantidade maior de disciplinas que trabalham conteúdos relacionados ao tema e que abordam práticas agroecológicas. Com relação aos PPCs, observou-se que o curso de Agronomia da UFRRJ apresenta uma preocupação com as questões ambientais e sociais; já no IFMG-SJE, ficou mais evidente a preocupação em formar profissionais atentos às questões ambientais. Com as análises dos TCCs foi possível identificar que a média dos trabalhos que abordaram a agroecologia foi baixa, sendo que os TCCs do ano de 2017 do IFMG-SJE se destacaram em comparação aos demais anos analisados nas duas Instituições pesquisadas. Importante destacar que, apesar da média baixa, os trabalhos demonstraram preocupação ambiental, apresentando resultados positivos para a agroecologia. Nas análises realizadas a partir dos questionários aplicados para os docentes e discentes, observou-se que são produzidos trabalhos de pesquisa, extensão, TCC e estágios voltados para a agroecologia nas duas Instituições. Percebeu-se também que há uma preocupação dos participantes com as questões ambientais, ainda que os estudantes tenham apresentado um conhecimento sobre a agroecologia, no geral, sem aprofundamento.por
dc.description.abstractThe present work intended to clarify how agroecology is worked in the Agronomy courses of the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus (IFMG-SJE) and the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). The general objective was to evaluate the relationship of students and teachers with agroecology. For data collection we used: (a) pedagogical projects of the courses (PPCs) and course completion works (TCCs) of the years 2015, 2016 and 2017; (b) questionnaires for teachers from all periods and students from the final periods of the IFMG-SJE and UFRRJ Higher Agronomy Courses who agreed to participate in the research. In the analysis of the PPCs of the IFMG and UFRRJ Agronomy courses, there were different approaches to agroecology: in IFMG-SJE there is a compulsory course that works on the subject while at UFRRJ there is a larger number of disciplines working on the subject and address agroecological practices. Concerning PPCs, UFRRJ Agronomy course had a concern with environmental and social issues; At IFMG-SJE, the concern to train professionals aware of environmental issues became more evident. With the analysis of the TCCs, it was possible to identify that, on average, the studies that approached agroecology was low; TCCs from 2017 of IFMG-SJE stood out in comparison to the other years analyzed in the two researched institutions. Importantly, despite the low number, the studies showed general environmental concern, presenting positive results for agroecology. Research, extension, TCC reports and internships focused on agroecology are produced in both institutions according to questionnaires applied to teachers and students. It was also noticed that there is a concern of participants with environmental issues, although students have presented knowledge about agroecology, in general, without deepening.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-02-02T13:04:23Z No. of bitstreams: 1 2019 - Jaqueline Aparecida Domingos de Miranda.pdf: 3107044 bytes, checksum: 97aec42204182a87242d650f12701218 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68025/2019%20-%20Jaqueline%20Aparecida%20Domingos%20de%20Miranda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectEnsino agrícolapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectAgricultureeng
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAbordagem da Agroecologia nos cursos de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeAgroecology approach in the Agronomy courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - São João Evangelista Campus and the Federal Rural University of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
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