???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5283
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições do curso técnico em agropecuária, modalidade EAD, a partir da percepção dos egressos das comunidades ribeirinhas Arapapá e Pesqueiro no município de Manacapuru-AM
Other Titles: Contributions of the technical course in farming, distance education, from the perception of the graduates in the riverside communities Arapapá and Pesqueiro in the municipality of Manacapuru-AM
???metadata.dc.creator???: Araújo, Avânia Maria Cordeiro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gregório, Sandra Regina
First advisor-co: Lima, Maria Francisca Morais de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gregorio, Sandra Regina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Stefanuto, Vanderlei Antonio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Caetano, Aldenir de Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso Técnico em Agropecuária, Modalidade de Educação a Distância (EaD) e seu processo de formação e desenvolvimento dos egressos em sua localidade. Os lócus da pesquisa foram às comunidades Costa do Arapapá e da Costa do Pesqueiro, no Munícipio de Manacapuru, Estado do Amazonas. O público alvo foram os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A metodologia foi baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, configurando-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, estudo de caso e bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, um de Perfil e outro Investigativo e os participantes foram vinte cinco egressos do Curso Técnico em Agropecuária na Modalidade EaD nas comunidades ribeirinhas Costa do Pesqueiro e Costa do Arapapá. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de Ética em Pesquisas do IFAM e obteve aprovação pelo Parecer n.º 3.291.523. Foi possível diagnosticar que quase todos residem na área rural e tem mais de trinta e um anos de idade, filhos de agricultores. Estudar via EaD era a forma de obter qualificação, conciliar trabalho e estudo sem ter que sair de suas comunidades e, posteriormente, aplicar o que aprenderam na própria localidade, uma vez que são comunidades de base agrícola. O modelo EaD na área agrícola não corresponde com a especificidade da Política Nacional da Educação Agrícola. Constatou-se a falta de um número maior de aulas práticas e visitas de campo para contextualização do conhecimento teórico prático de forma mais aprofundada, ou seja, as poucas aulas de campo deixaram uma lacuna no aprendizado. Este modelo interessa ao aluno, mas deve ser revitalizado, incluindo maior carga horária para as práticas de ensino ou visitas técnicas direcionadas. Nos resultados foram verificados que a atuação profissional na agricultura familiar mantém uma relação direta com os saberes adquiridos, alcançando as expectativas almejadas pelos egressos, bem como, essas ações poderão ser aperfeiçoadas com a consolidação das parcerias com outras instituições como o IDAM, INPA, visto que estes órgãos que estão presentes no Amazonas, são de base agrícola prática, biológica e florestal. Assim, ressalta-se que o curso Técnico em Agropecuária na modalidade EaD tem relevância nas localidades estudadas e que os egressos utilizam-se dos conhecimentos adquiridos na sua pratica da agricultura familiar.
Abstract: This research aimed to analyze the contribution of the technical course in agriculture, distance education modality (EaD) and its process of formation and development of graduates in their locality. The locus of the research were to the communities Costa do Arapapá and the Costa do Pesqueiro, in the municipality of Manacapuru, State of Amazonas. The target public were the graduates of the technical course in agriculture in the mode of Distance education (EaD) of the Federal Institute of Amazonas (IFAM). The methodology was based on qualitative and quantitative approaches, configuring as an exploratory, descriptive, case study and bibliographic research. The data collection instruments were two questionnaires, one from profile and another investigative and the participants were twenty five graduates from the technical course in agriculture in the EaD modality in the coastal communities of the Pesqueiro coast and the coast of Arapapá. The research project was submitted to the Research Ethics Committee of IFAM and was approved by Opinion No. 3.291,523. It was possible to diagnose that almost all reside in the rural area and is over thirty-one years old, children of farmers. Studying via EaD was the way to obtain qualification, reconcile work and study without having to leave their communities and subsequently apply what they learned in their locality, since they are agricultural-based communities. The EaD model in the agricultural area does not correspond to the specificity of the national agricultural education policy. There was a lack of a greater number of practical classes and field visits to contextualize practical theoretical knowledge in a deeper way, that is, the few field classes left a gap in learning. This model interests the student, but should be revitalized, including greater workload for teaching practices or targeted technical visits. In the results, it was verified that the professional practice in family farming maintains a direct relationship with the acquired knowledge, achieving the expectations desired by the graduates, as well as these actions can be perfected with the consolidation of Partnerships with other institutions such as IDAM, INPA, since these organs that are present in Amazonas, are of practical, biological and forestry agricultural basis. Thus, it is noteworthy that the technical course in agriculture in the EaD modality has relevance in the localities studied and that the graduates use the knowledge acquired in their practice of family farming.
Keywords: Comunidades rurais
Conhecimentos técnicos
Educação profissional
Práticas agrícolas
Agricultural practices
Professional education
Rural communities
Technical knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ARAÚJO, Avânia Maria Cordeiro de. Contribuições do curso técnico em agropecuária, modalidade EAD, a partir da percepção dos egressos das comunidades ribeirinhas Arapapá e Pesqueiro no município de Manacapuru-AM. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5283
Issue Date: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Avânia Maria Cordeiro de Araújo.pdf 2019 - Avânia Maria Cordeiro de Araújo4.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.