???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5264
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Construção de um trilho de ar com o uso do arduino: uma proposta para o ensino de função afim e quadrática
Other Titles: Building of an air track using the arduino board: a proposal for teaching affine and quadratic functions
???metadata.dc.creator???: Santos, Vinicius da Cunha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Orlando dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Wilian Jeronimo dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Valente, André Guimarães
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como proposta a construção de um trilho de ar de baixo custo desenvolvido com o uso do micro-controlador arduino que pode ser uma ferramenta pedagógica para auxiliar o estudo de funções afins e quadráticas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da zona oeste do município do Rio de Janeiro onde duas turmas do nono ano participaram da pesquisa. Ao todo este trabalho contou com 6 tempos de 50 minutos no qual os estudantes puderam interagir com o recurso pedagógico elaborado neste trabalho. Foram propostos cinco experimentos diferentes, sendo três de movimento retilíneo uniforme e dois de movimento retilíneo uniformemente variado. Os alunos foram submetidos a um pré-teste e um pós-teste com o objetivo de verificar qualitativamente a melhora no aprendizado que o trilho de ar pode oferecer. Por fim, os estudantes realizaram um teste motivacional no qual se buscava compreender o quanto o trilho de ar contribui na motivação do corpo discente em aprender matemática e de um modo mais específico os conteúdos de função afim e quadrática. Analisando os resultados, verificamos que 77% dos alunos observados gostaram de realizar experimentos no trilho de ar e que 82% destes alunos concordam que atividades que relacionam teoria e aplicação os ajudam a entender a matemática.
Abstract: The present work proposes the construction of a low cost air track designed to developed with the use of the arduino microcontroller which can be a pedagogical tool to assist the study of related and quadratic functions. This research was developed in a school in the west of the city of Rio de Janeiro where two ninth grade classes participated in the research. In all this work had 6 times of 50 minutes in which The students were able to interact with the pedago-gical resource elaborated in this work. Were five different experiments were proposed, three of which were of uniform rectilinear motion and two of uniformly varied rectilinear motion. Students underwent a pretest and a post-test with the objective of qualitatively verifying the improvement in learning that the Air rail can offer. Finally, the students took a motivational test in which The aim was to understand how much the air rail contributes to the motivation of the student body. learning mathematics and in a more specific way the contents of related function and drastic. Analyzing the results, we found that 77% of the students observed liked perform experiments on the air track and that 82% of these students agree that activities that relate theory and application help them understand math.
Keywords: Trilho de ar
Tecnologia
Arduino
Função afim e quadrática
Air Track
Technology
Affine and Quadratic Function
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: SANTOS, Vinicius da Cunha. Construção de um trilho de ar com o uso do arduino: uma proposta para o ensino de função afim e quadrática. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5264
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Vinícius da Cunha Santos.pdf946 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.