???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5052
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Centro Nacional de Educação Especial e o atendimento aos “excepcionais”: antecedentes, atores e ações institucionais (1950-1979)
Other Titles: The National Center for Special Education and care for "exceptional": background, actors and institutional actions (1950-1979)
???metadata.dc.creator???: Batista, Getsemane de Freitas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pletsch, Márcia Denise
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Adriana Araújo Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gondra, José Gonçalves
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa integra um conjunto de estudos teóricos, históricos e políticos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). O estudo tem como objetivo geral investigar e analisar a criação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) e as ações realizadas por este órgão no período de 1973 a 1979. O CENESP foi o primeiro setor instituído oficialmente para gerir uma política nacional de Educação Especial, para todas as categorias de “excepcionalidade” e com foco na escolarização. A investigação foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, com os pressupostos da pesquisa oral. As informações sobre o CENESP foram sistematizadas a partir da pesquisa em documentos oficiais e na bibliografia especializada sobre o tema e em diálogo com as análises das entrevistas. Os dados foram examinados de forma a compreender os antecedentes a criação do CENESP (contexto, pessoas, instituições e ações), explicações para a implantação desse órgão e atividades desenvolvidas pelo Centro. As entrevistas foram realizadas com Sarah Couto Cesar: primeira diretora-geral do CENESP e que participou ativamente de diferentes iniciativas no campo educacional brasileiro ao longo das décadas de 1950 a 1970. Os resultados evidenciaram que o papel do CENESP foi o de implantar uma política de atendimento educacional para os “excepcionais”, marcada pelo contexto econômico, político e educacional da época. Por um lado, com permanências de práticas, pessoas e instituições e, por outro, com a expansão do público atendido, a explicitação da necessidade da criação de setores específicos para Educação Especial em todas as instâncias administrativas e a formação em nível superior para professores.
Abstract: The present research integrates a set of theoretical, historical and political studies developed by the Observatory Research Group on Special Education and Educational Inclusion (ObEE). The general objective of this study is to investigate and analyze the creation of the National Center for Special Education (CENESP) and the actions carried out by CENESP from 1973 to 1979. CENESP was the first officially established sector to manage a national policy of Special Education, for all categories of "exceptionality" and focused on schooling. The research was developed from the qualitative research, with the presuppositions of the oral research. The information about CENESP was systematized based on the research in official documents and the specialized bibliography on the subject and in dialogue with the analyzes of the interviews. The data were examined in order to understand the background to the creation of CENESP (context, people, institutions and actions), explanations for the implementation of this body and activities developed by the Center. The interviews were conducted with Sarah Couto Cesar: first director general of CENESP and who participated actively in different initiatives in the Brazilian educational field throughout the decades of 1950 to 1970. The results showed that the role of CENESP was to implement a policy of educational service for the "exceptional", marked by the economic, political and educational context of the time. On the one hand, with permanence of practices, people and institutions and, on the other hand, with the expansion of the public served, the explicit need for the creation of specific sectors for Special Education in all administrative instances and the formation at a higher level for teachers.
Keywords: Centro Nacional de Educação Especial
História da Educação Especial
Atendimento educacional
Excepcionais
National Center for Special Education
History of Special Education
Educational assistance
Exceptional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: BATISTA, Getsemane de Freitas. O Centro Nacional de Educação Especial e o atendimento aos “excepcionais”: antecedentes, atores e ações institucionais (1950-1979). 2019. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2019..
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5052
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Getsemane de Freitas Batista.pdf4.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.