???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4940
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O dirigente como gestor da estratégia: a prática no setor público frente aos complexos cenários de mudanças
Other Titles: The leader as manager of the strategy: the practice in the public sector in front of the complex scenarios of change
???metadata.dc.creator???: Leite, Robson Campos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos Filho, Américo da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Daniel Ribeiro de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos Filho, Américo da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Motta, Paulo Roberto da Mendonça
???metadata.dc.contributor.referee4???: Chaves, Miriam Barbuda Fernandes
???metadata.dc.description.resumo???: A área da Estratégia vem assumindo, cada vez mais, um papel de destaque dentro das organizações. Na área pública, universo de estudo desta dissertação, essa importância ganha uma dimensão a mais e um grau de complexidade maior, pois as constantes mudanças políticas, econômicas e sociais mexem diretamente com a esfera pública e, consequentemente, nas suas instituições. Nesse sentido, a prática da estratégia e as influências geradas pela dinâmica – cada vez maior e mais frequente – dos ambientes externos e internos às organizações públicas são elementos com relação direta de causa e efeito e que geram impactos na estratégia e na sua prática. Aliados a esse cenário, encontram-se os interesses, em geral difusos e divergentes, das partes interessadas – também denominados stakeholders – que estão dentro ou ao em torno da organização. Dirigir uma organização pública de modo a cumprir os objetivos estratégicos presentes no seu plano tratando toda a dinâmica de mudanças que venham a surgir no decorrer da prática do plano, envolvendo e motivando a equipe praticante da estratégia e conciliando os interesses dosstakeholders torna-se um desafio que vai ao encontro da finalidade desse trabalho. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um framework que reúne quatro teorias acadêmicas a fim de auxiliar o dirigente da organização pública quanto a esse desafio: o Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Matus (1991, 1997, 2005), a Estratégia como Prática Social (ECP) de Whittington (1992, 2002, 2004, 2006), a Teoria dos Stakeholders de Freeman (2010) e a Liderança Transformacional de Burns (1978, 2003). Essas quatro teorias foram estruturadas nesse framework através de um quadro de referência que coloca o Planejamento Estratégico Situacional como elemento central capaz de complementar o papel das outras três teorias na prática da estratégia, suportando as mudanças do ambiente externo e interno, mobilizando a equipe desse dirigente e conciliando os interesses dos stakeholders de uma organização pública. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e tratados qualitativamente por meio da análise indutiva de Thomas (2006), do método de codificação e categorização de Gibbs (2009) e do emparelhamento apresentado por Trochim (1989). A realização desta pesquisa propiciou um quadro de referência presente no framework com o exercício dos cenários de problemas, desafios, impactos e soluções oriundas do processo de análise dos dados coletados no campo, a identificação dos fatores internos e externos que influenciam na implantação da estratégia. Também, foram demonstrados os fatores críticos à implantação da estratégia pelo dirigente de organização pública, levando em consideração o cumprimento da missão organizacional, o atendimento das necessidades das partes interessadas, a dinâmica do ambiente externo e interno e a mobilização da equipe.
Abstract: The Strategy area has increasingly assumed a leading role within organizations. In the public area, the study area of this dissertation, this importance gains an additional dimension and a greater degree of complexity, since the constant political, economic and social changes directly interact with the public sphere and, consequently, in its institutions. In this sense, the practice of strategy and the influences generated by the increasing and more frequent dynamics of the external and internal environments of public organizations are elements with a direct cause and effect relation that generate impacts on the strategy and its practice. Allied to this scene are the generally diffused and divergent interests of the stakeholders - also called stakeholders - who are in or around the organization. Directing a public organization in order to fulfill the strategic objectives present in its plan, dealing with all the dynamics of changes that may arise during the practice of the plan, involving and motivating the team practicing the strategy and reconciling the interests of the stakeholders becomes a challenge that meets the purpose of this work. In this sense, this dissertation presents a framework that brings together four academic theories in order to assist the public organization leader with this challenge: Carlos Matus' Strategic Situational Planning (PES, in Portuguese) (1991, 1997, 2005), Strategy as a Social Practice (ECP, in Portuguese) by Whittington (1992, 2002, 2004, 2006), Freeman's Theory of Stakeholders (2010) and Burns Transformational Leadership (1978, 2003). These four theories were structured in this framework through a frame of reference that puts the Situational Strategic Planning as a central element capable of complementing the role of the other three theories in the practice of strategy, supporting the changes of the external and internal environment, mobilizing the team of this leader and reconciling the stakeholder interests of a public organization. The data were collected through semi-structured interviews and treated qualitatively through the inductive analysis of Thomas (2006), the method of coding and categorization of Gibbs (2009) and the pairing presented by Trochim (1989). The realization of this research provided a frame of reference in the framework with the exercise of the scenarios of problems, challenges, impacts and solutions from the process of analysis of the data collected in the field, the identification of the internal and external factors that influence the implementation of the strategy. Also, the critical factors for the implementation of the strategy by the public organization leader were demonstrated, taking into account the fulfillment of the organizational mission, meeting the needs of stakeholders, the dynamics of the external and internal environment and the mobilization of the team
Keywords: Gestão e estratégia
Planejamento estratégico situacional
Estratégia como prática
Teoria dos Stakeholders
Liderança transformacional
Setor público
Management and strategy
Strategic situational planning
Strategy as practice
Stakeholder theory
Transformational leadership
Public sector
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: LEITE, Robson Campos. O dirigente como gestor da estratégia: a prática no setor público frente aos complexos cenários de mudanças. 2018. 286 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4940
Issue Date: 23-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Robson Campos Leite.pdf2018 - Robson Campos Leite5.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.