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dc.creatorLobo, Luana Firmino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595707140764286por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee3Arruda, Maria da Conceição Calmon-
dc.date.accessioned2021-07-21T01:34:59Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationLOBO, Luana Firmino. Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4867-
dc.description.resumoO planejamento é o processo teórico metodológico que subsidia a construção das práticas pedagógicas através dos pressupostos indissociáveis de previsão dos objetivos (intencionalidades) e a reflexão crítica, que promovem a tríade planejar, executar e avaliar. Alinhada a esse processo – planejamento - intrínseco à atividade humana, como também, ao processo educativo, a interdisciplinaridade é necessidade latente no contexto globalizado da educação contemporânea, sendo princípio nas diretrizes da educação profissional técnica de nível médio, como também, nos documentos institucionais do IFRR. Neste sentido, este estudo intitulado Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas, tem como objetivo geral discutir as concepções e desafios dos docentes referentes ao planejamento interdisciplinar e o saber/fazer na prática pedagógica da educação profissional em nível técnico no Campus Amajari. Em suma, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tipo exploratória, onde fez uso de análise documental e questionário, este aplicado a sete docentes (colaboradores) - (áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; zootecnia e agronomia) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio – Agropecuária e Aquicultura – ofertados pelo campus lócus deste estudo. Concernente aos resultados alcançados, os dados apontaram para concepções que necessitam ser desconstruídas e reconstruídas no que se refere ao planejamento interdisciplinar, como também, a necessidade institucional de promoção de diálogos e reflexão crítica frente aos desafios para a prática pedagógica expressos pelos participantes. Ainda que a instituição esteja a caminho do planejamento interdisciplinar através das práticas integradas que são promovidas, o caminho a percorrer é longo e desafiador.por
dc.description.abstractPlanning is a theoretical methodological process that subsidizes the construction of pedagogical practices through the indissociable assumptions of predicting objectives (intentionalities) and critical reflection. It promotes the triad of planning, execution and evaluation. In line with this process, planning is intrinsic to human activity, and to the educational process. Interdisciplinarity is a latent necessity in the globalized context of contemporary education. It is a principle in the guidelines of professional technical education in secondary schooling as seen in institutional documents of the Federal Institute of Roraima (IFRR). In this sense, this study entitled “Interdisciplinary pedagogical planning in technical professional education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima - Campus of Amajari: conceptions, challenges and perspectives”, has as general objective to discuss the conceptions and challenges of teachers concerning interdisciplinary planning and the „know-how‟ in the pedagogical practice of professional education of technical level at Amajari Campus. In short, this research is characterized as qualitative, with exploratory type, and used documentary analysis and questionnaire, applied to seven teachers (collaborators whose knowledge areas were: humanities and their technologies, natural sciences and their technologies; codes and their technologies, zootechnic and agronomy). They are teachers in the technical courses of Agriculture and Aquaculture integrated to high school that are offered by the campus locus in this study. Concerning the results achieved, the data pointed to concepts that need to be deconstructed and reconstructed regarding interdisciplinary planning. It also pointed to the institutional need to promote dialogues and critical reflection on the challenges to pedagogical practices that were expressed by the participants. Although the institution is on the way to interdisciplinary planning through integrated practices that are promoted, the way to go is long and challenging.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-07-21T01:34:59Z No. of bitstreams: 1 2018 - Luana Firmino Lobo.pdf: 1103896 bytes, checksum: 1dd8d13fdd398c8021a2209d21d18a32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-21T01:34:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Luana Firmino Lobo.pdf: 1103896 bytes, checksum: 1dd8d13fdd398c8021a2209d21d18a32 (MD5) Previous issue date: 2018-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66003/2018%20-%20Luana%20Firmino%20Lobo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento pedagógico interdisciplinar. .por
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectInterdisciplinary pedagogical planningeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectpedagogical practiceseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePlanejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivaspor
dc.title.alternativeInterdisciplinary pedagogical planning in technical professional education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima - Campus of Amajari: conceptions, challenges and perspectives.eng
dc.typeDissertaçãopor
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