???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4812
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de plantas medicinais: de que forma a escola trabalha esse tema?
Other Titles: The use of medicinal plants: how should the school work that theme?
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Inglida Cristina Trindade Teodoro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Abboud, Antonio Carlos de Souza
First advisor-co: Morais, Lilia Aparecida Salgado de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Abboud, Antonio Carlos de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Gabriel Araujo dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fernandes, Maria do Carmo Araujo
???metadata.dc.description.resumo???: Uma pesquisa etnobotânica foi realizada junto a 23 discentes do oitavo ano do Centro de Atenção Integrado à Criança Paulo Darcoso Filho (CAIC), no município de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro. O trabalho consistiu da aplicação de um questionário semiestruturado e o desenvolvimento de oficinas em parceira com a unidade escolar, após os quais um segundo questionário foi aplicado. O primeiro questionário era composto de perguntas sobre as formas de utilização, toxicidade, conhecimento das plantas medicinais e sua interação medicamentosa. Foram realizadas três oficinas utilizando as plantas medicinais do CAIC como uma ferramenta lúdica e pedagógica. Essas oficinas foram apresentadas através de um vídeo, reconhecimento das plantas medicinais e oferecimento de chás. Durante a apresentação do vídeo percebeu-se que alguns alunos reconheceram algumas plantas medicinais, e no oferecimento das infusões a maioria participou servindo de estimulo para responder o segundo questionário. O conhecimento dos alunos quanto à utilização das plantas medicinais foi surpreendente, contradizendo a literatura, onde o conhecimento sobre o uso das plantas medicinais dessa faixa etária não é esperado. Esse resultado pode estar ligado à localização geográfica dos alunos, que moram próximos à área rural. O tema planta medicinal pode ser inserido nas aulas de biologia como um tema transversal, o que permitiria a disseminação do conhecimento e a preservação do uso tradicional. As plantas medicinais utilizadas na pesquisa foram disponibilizadas na escola e transformadas em exsicatas. Nessa ocasião procurou-se realizar a recuperação de plantas da Farmácia Viva situada na unidade escolar
Abstract: An ethnobotanical research was carried out with 23 students from the eighth year of the Center for Integrated Child Care Paulo Darcoso Filho (CAIC), in the municipality of Seropédica, in the state of Rio de Janeiro. The work consisted of the application of a semistructured questionnaire and the development of workshops in partnership with the school unit, after which a second questionnaire was applied . The first questionnaire was composed of questions on the forms of use, toxicity, knowledge of plants their drug interaction. Three workshops were held using the CAIC's medicinal plants as a playful and pedagogical tool. These workshops were presented through a video, recognition of medicinal plants and offering of teas. During the presentation of the video it was noticed that some students recognized some medicinal plants, and in the offering of the infusions the majority participated as a stimulus to answer the second questionnaire. The students' knowledge about the use of medicinal plants was surprising, contradicting the literature, where knowledge about the use of medicinal plants of this age group is not expected This result may be related to the geographical location of the students, who live near the rural area. The theme of medicinal plant can be inserted in the classes of biology as a transversal theme, which would allow the dissemination of knowledge and the preservation of traditional use. The medicinal plants used in the research were made available in the school and transformed into exsicatas. At that time we tried to recover the plants of the Farmácia Viva located in the school unit
Keywords: etnobotânica
fitoterapia
educação Ambiental
ethnobotany
phytotherapy
environmental Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RIBEIRO, Inglida Cristina Trindade Teodoro. O uso de plantas medicinais: de que forma a escola trabalha esse tema?. 2018. 60 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4812
Issue Date: 27-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Inglida Cristina Trindade Teodoro Ribeiro.pdfInglida Cristina Trindade Teodoro Ribeiro1.65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.