???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4479
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Explorando o conceito de homotetia com alunos do ensino fundamental: uma abordagem com aplicativos dinâmicos inspirada na cultura visual
Other Titles: Exploring the concept of dilation with elementary school students : an approach to dynamic applications inspired by the visual culture
???metadata.dc.creator???: Izar, Soraya Barcellos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bairral, Marcelo Almeida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bairral, Marcelo Almeida
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, José Valter
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Esequiel Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: As Tecnologias da Informação e Comunicação estão modificando o cenário de várias áreas do conhecimento, particularmente a Educação Matemática. Trabalhar conceitos geométricos com recursos informáticos ficou mais dinâmico e desafiador. É importante que novas propostas de atividades sejam elaboradas e colocadas em prática com o objetivo de estimular a visualização das propriedades e características geométricas pelos alunos já nas séries iniciais. Diante das dificuldades de visualização de estudantes das turmas onde a pesquisadora era regente, surgiu a ideia de dinamizar as atividades com recursos que promovessem a visualização de características e propriedades das figuras e objetos representados. Nesta pesquisa elaboramos uma proposição para a abordagem de homotetia com aplicativos dinâmicos articulados a elementos da cultura visual. A homotetia foi escolhida por ser a base para a construção de conceitos como escalas gráficas e projeções cônicas, desenvolvidos no 9°ano do ensino fundamental e no ensino médio. A pesquisa de intervenção utilizou a homotetia como conteúdo norteador e aconteceu ao longo do ano letivo de 2013 inicialmente com alunos do 6° ano (11-13 anos), acompanhando-os no 7° ano do ensino fundamental do CAp-UERJ. Os dados foram coletados através do diário de campo da pesquisadora, gravações em áudio e vídeo e respostas das atividades propostas. A análise esteve circunscrita aos artefatos mediadores e à interação como potencializadora do aprendizado. A proposição mostrou-se frutífera no que tange a compreensão, pelos alunos, dos elementos e características da transformação, assim como a forma e o tamanho da figura transformada, proporcionalmente ampliada ou reduzida, em relação à figura original. A pesquisa ressalta a importância de explorarmos a multimodalidade favorecida pela cultura visual na abordagem de homotetia, bem como potencializarmos a interação dos alunos nas atividades desenvolvidas, por exemplo, com o uso de Blogs ou demais sítios e o maior manuseio dos aplicativos integrantes das atividades.
Abstract: Information and Communication Technologies are changing the scenario of several knowledge areas, particularly Mathematics Education. Working geometric concepts with computer resources became more dynamic and challenging. It is important that new activity proposals are developed and put into practice with the aim of stimulating the view of geometric properties and characteristics by students from the initial series. Given the viewing difficulties of the students of the classes where the researcher was regent, it emerged the idea of stimulating activities with resources that promote the viewing of characteristics and properties of the pictures and represented objects. In this research we developed a proposal for addressing dilation with dynamic applications articulated with the elements of visual culture. The dilation was chosen because it is the basis for the construction of concepts such as graphic scales and conical projections developed in the 9th year of elementary school and high school. The intervention research used the dilation as a guiding content and it happened during the school year of 2013, initially with students (11-13 years old) of the 6th year of elementary school at CAp-UERJ. The students were also observed during the 7th year. Data were collected through the researcher's field journal, audio and video recordings and responses of the proposed activities. The analysis was restricted to the mediating artifacts and the interaction as a learning potentiator. The proposition proved fruitful concerned to understanding of the students about the elements and characteristics, as well as the shape and size of the transformed picture, proportionally enlarged or reduced compared to the original picture. The research highlights the importance of exploring multimodality, favored by the visual culture of dilation approach. It also points out the potentiation of the interaction of students in the developed activities, for example, with the use of Blogs and other sites and more intense use of applications as part of the activities.
Keywords: Proposta de atividades
Homotetia
Aplicativos Dinâmicos
Cultura Visual
Ensino Fundamental
Proposed activities
Dilate
Dynamic Applications
Visual Culture
Elementary Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: IZAR, Soraya Barcellos. Explorando o conceito de homotetia com alunos do ensino fundamental: uma abordagem com aplicativos dinâmicos inspirada na cultura visual. 2014.124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4479
Issue Date: 29-Apr-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Soraya Barcellos Izar.pdf5.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.