???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4458
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Fotografar e Narrar: reflexões de uma proposta para o ensino das Ciências da Natureza a partir das reproduções de imagens do ambiente
Other Titles: Photographing and narrating: reflections of a proposal for the teaching of the Sciences of Nature from the reproductions of images of the environment.
???metadata.dc.creator???: Cavalari, Thais Cristina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ana Cristina Souza dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ana Cristina Souza dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Anjos, Maylta Brandão dos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi desenvolvido em três escolas situadas no município de Angra dos Reis - Rio de Janeiro com alunos do ensino médio através do ato de fotografar a cidade e narrar tais imagens As questões que norteiam este estudo são: de que modo podemos tirar partido do uso das imagens do ambiente e do ato de fotografar e narrar o ambiente como recurso didático para construirmos um conhecimento crítico do cotidiano através do Ensino de Química e Biologia? Quais as possibilidades do ato de fotografar e narrar enquanto proposta para o Ensino de Química e Biologia representarem, efetivamente, inovações da prática pedagógica? Nesse sentido foram definidos os seguintes objetivos para esse trabalho: analisar a utilização de imagens do ambiente como recurso didático para o ensino de Ciências da Natureza - Química e Biologia; analisar as imagens produzidas pelos alunos, através da ação de fotografar e narrar, na construção de conhecimento em Química e Biologia; elaborar, como produto dessa pesquisa, uma proposta de ensino para o ensino de Ciências da Natureza através da produção e leituras de imagens (fotografias). A metodologia da pesquisa foi pautada na pesquisa-ação crítico-colaborativa que tem por objetivo criar nas escolas uma cultura de análise das práticas que são realizadas, a fim de possibilitar que os seus professores, auxiliados pelos docentes da universidade, transformem suas ações e as práticas institucionais. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, buscamos em Walter Benjamin o referencial que irá balizar a utilização da fotografia na produção de imagens dos fenômenos/ações da/na realidade em que se insere o aluno, através dos textos “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e “Pequena Historia da Fotografia”. Tomamos o autor como referência também para discutir o papel das narrativas, já que utilizaremos a fotografia para construir narrativas que pode levar a reverter, de forma crítica, a experiência do olhar sobre os fenômenos e a realidade. O uso da fotografia no contexto escolar possibilitou a criação de estratégias pedagógicas que viabilizou o processo de produção de novas formas de expressão do conhecimento. Como também modos mais criativos para enfrentar os desafios que a tecnologia nos impõe, atendendo às exigências de nosso tempo
Abstract: The present work was developed in three schools located in the city of Angra dos Reis - Rio de Janeiro with high school students through the act of photographing the city and narrating such images. The questions that guide this study are: in what way can we take advantage of the Use of the images of the environment and the act of photographing and narrating the environment as a didactic resource to construct a critical knowledge of the daily life through the Teaching of Chemistry and Biology? What are the possibilities of photographing and narrating as a proposal for the Teaching of Chemistry and Biology to effectively represent innovations in pedagogical practice? In this sense, the following objectives were defined for this work: to analyze the use of images of the environment as didactic resource for the teaching of Natural Sciences - Chemistry and Biology; To analyze the images produced by the students, through the action of photographing and narrating, in the construction of knowledge in Chemistry and Biology; As a product of this research, a teaching proposal for the teaching of Natural Sciences through the production and reading of images (photographs). The methodology of the research was based on the critical-collaborative action research that aims to create in schools a culture of analysis of the practices that are carried out, in order to enable their teachers, assisted by the university's teachers, to transform their actions and Institutional practices. For the development of the present research, we look for in Walter Benjamin the reference that will mark the use of photography in the production of images of the phenomena / actions of the reality in which the student is inserted, through the texts "The work of art in the era of Its technical reproducibility "and" Little History of Photography ". We take the author as a reference also to discuss the role of narratives, since we will use photography to construct narratives that can lead to a critical reversal of the experience of looking at phenomena and reality. The use of photography in the school context enabled the creation of pedagogical strategies that enabled the process of production of new forms of expression of knowledge. As well as more creative ways to face the challenges that technology imposes on us, meeting the demands of our time
Keywords: Fotografar
Ensino de Ciências da Natureza
Narrativas
Imagens do Ambiente
Photograph
Teaching of Natural Sciences
Narratives
Images of the Environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: Cavalari, Thais Cristina. Fotografar e Narrar: reflexões de uma proposta para o ensino das Ciências da Natureza a partir das reproduções de imagens do ambiente. 2017. [79 f. ]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4458
Issue Date: 9-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Thais Cristina Cavalari.pdfThais Cristina Cavalari2.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.