???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4283
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Curtir, interagir e aprender no Facebook
Other Titles: Like, interact and learn on Facebook
???metadata.dc.creator???: Silva, Bruno Vieira Alves da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bairral, Marcelo Almeida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, José Valter
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Rita Marisa Ribes
???metadata.dc.description.resumo???: Cada vez mais, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) acabam por tornar, de maneira rápida, a comunicação, a interação e o compartilhamento de conteúdo entre as pessoas. Essa investigação busca refletir sobre as contribuições do Facebook como espaço de aprendizagem em uma disciplina optativa de Pós-Graduação em Educação, além de analisar as interações em um grupo fechado no Facebook intitulado Tecnologias e Inclusão Social. O grupo integrou uma disciplina optativa do Mestrado Acadêmico em Educação do PPGEduc/UFRRJ e foi constituído por dez pós-graduandos com diferentes formações. A disciplina transcorreu em sua maior parte no Facebook e os participantes tiveram oportunidade de explorar as ferramentas disponibilizadas no grupo e de refletir coletivamente a partir de diferentes propostas de discussão emergentes. Os dados foram gerados a partir das interações no grupo. O software Nodelx foi utilizado para analisar a não linearidade e a hipertextualidade presentes no processo interativo nesta rede. Como resultados, a pesquisa elucida ruídos e silêncios observados na dinâmica interativa neste grupo. Ruídos eram caracterizados a partir das interações relacionadas às discussões que aconteciam no grupo. E como silêncios são caracterizados os rastros silenciosos dos membros ao utilizar a rede, ou seja, o longo período de tempo sem interagir na rede.
Abstract: Increasingly, information and communication technologies (ICTs) are rapidly making communication, interaction and sharing of content between people a breeze. This research seeks to reflect on the contributions of Facebook as a learning space in an optional course of Postgraduate Education and analyze the interactions in a closed group on Facebook entitled Technologies and Social Inclusion. The group was an elective subject of the MSc Academic in Education of the PPGEduc/UFRRJ and was constituted by ten postgraduate students with different backgrounds. The discipline was mostly spent on Facebook and participants had the opportunity to explore the tools available in the group and to reflect collectively from different emerging discussion proposals. The data were generated from the interactions in the group. Nodelx software was used to analyze the nonlinearity and hypertextuality present in the interactive process in this network. As results, the research elucidates noises and silences observed in the interactive dynamics in this group. Noises were characterized from the interactions related to the discussions that took place in the group. And as silences are characterized the silent trails of the members when using the network, that is, the long period of time without interacting in the network.
Keywords: Facebook
Análise de interações
Grupo fechado no Facebook
Facebook
interactions analysis
closed group on Facebook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Bruno Vieira Alves da. Curtir, interagir e aprender no Facebook. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4283
Issue Date: 16-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Bruno Vieira Alves da Silva.pdf2017 - Bruno Vieira Alves da Silva2.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.