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dc.creatorChaves, Gerson Geraldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5612306168140874por
dc.contributor.advisor1Santos, Akiko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006951832365872por
dc.contributor.referee1Almeida, Nilma Figueiredo de-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos-
dc.contributor.referee3Neves, Marcelo Azevedo-
dc.date.accessioned2020-08-20T23:22:15Z-
dc.date.issued2011-04-18-
dc.identifier.citationChaves, Gerson Geraldo. Do todo às partes e das partes ao todo, complexidade e transdisciplinaridade: a pedagogia de projetos e a resignificação da feira de ciências. 2011. [95 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3835-
dc.description.resumoPrincipalmente no último século as profundas mudanças sofridas pelo mundo produziram transformações nas práticas sociais e no trabalho. A educação não pode mais ficar alheia a essas mudanças. O ensino tradicional já não satisfaz às perspectivas do século XXI. O uso de metodologias comprometidas com o ser, o saber e o fazer se fazem necessárias de modo a contribuir para a formação integral do estudante. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi estudar metodologias alternativas que apontam para a construção de um saber interligado, contextualizado e cheio de significados e aplicá-las nas turmas das terceiras séries do curso Técnico em Agropecuário e Técnico em Processamento de Alimentos concomitante com o ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal/Universidade Federal de Viçosa, analisando e avaliando suas contribuições no desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e sociais dos estudantes. No início do ano de 2010 os alunos das turmas mencionadas foram convidados para participarem de um projeto cujo tema foi energias alternativas de baixo custo. Utilizamos o método de projetos de trabalho para desenvolver a pesquisa e construir quatro aquecedores solar de baixo custo que foram implantados em quatro residências de famílias de baixa renda da comunidade de Florestal – MG, sendo que o resultado desse projeto foi apresentado na feira de ciências da escola, que para essa turma foi realizada sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Para verificar as contribuições oriundas dos métodos aplicados fizemos uso de portifólios, observação participante e questionário. Os resultados da pesquisa mostraram que a totalidade dos alunos concordou que o desenvolvimento de um projeto visando o lado social contribuiu para melhorar seu lado humano. O estudo mostrou ainda que para a maioria dos entrevistados a realização de um projeto de trabalho e a realização de uma feira de ciências numa ótica transdisciplinar contribuiu para uma melhor percepção de articulação entre as disciplinas que compõe o seu curso. Além disso, os alunos perceberam que a Física pode ultrapassar as fronteiras do ensino formal e, também, transpor os muros da escola. Portanto, percebemos que a educação não deve visar apenas o lado cognitivo, ela deve propiciar meios que contemplem os três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.por
dc.description.abstractThe deep changes experienced by the world, especially in the last century, have produced transformations in both social practices and at work. Education cannot remain unaware of these changes. Traditional teaching no longer responds to the 21st century. The use of methodologies committed to the “being”, “knowing” and “performing” are made necessary so as to contribute to the student’s education. Accordingly, the objective of this paper was to study alternative methodologies which aim at an interwoven contextualized and meaningful knowledge acquisition and apply them to the third year classes of both Agriculture and Food Processing Technical Courses concomitantly with the Central Education and Agricultural Development of The University of Viçosa/Florestal third year high school classes, analyzing and evaluating its contribution to the students’ development of cognitive, affective and social competences. In the beginning of 2010 the students of the above mentioned classes were invited to take part in a working project whose theme was low cost alternative energy. A working project methodology was used to develop the research and build four low cost solar heaters which were installed in the homes of four low-income families in Florestal – MG, being that the outcome of this project was introduced at the school Science Fair, which to these students it was presented under the view of complex thinking and transdisciplinarity. To verify the contribution coming from the applied methodology we used portfolios, active observation and questionnaire. The results have shown that all of the students have agreed that the development of a project aiming at the social side contributed to the improvement to their human side. The study also showed to the majority of the people surveyed that the implementation of a working project which was shown at the science fair under the transdisciplinary view contributed to a better articulation perception among the subjects which compose these technical courses. Moreover, the students notice that Physics can go beyond the education boundaries and also the school limits. Thus, we have reached an agreement that education not only has to aim at the cognitive side but also provide means to contemplate the three human action fields: social life, productive activity and subjective experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-20T23:22:15Z No. of bitstreams: 1 2011 - Gerson Geraldo Chaves.pdf: 1452268 bytes, checksum: bd1b9107bfd3c7645b7c9ec990f786f8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T23:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Gerson Geraldo Chaves.pdf: 1452268 bytes, checksum: bd1b9107bfd3c7645b7c9ec990f786f8 (MD5) Previous issue date: 2011-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61714/2011%20-%20Gerson%20Geraldo%20Chaves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto de Trabalhopor
dc.subjectComplexidade e Transdisciplinaridade em Educaçãopor
dc.subjectFeira de Ciênciaspor
dc.subjectWorking projecteng
dc.subjectComplexity and Transdisciplinarity in Educationeng
dc.subjectScience Faireng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleDo todo às partes e das partes ao todo, complexidade e transdisciplinaridade: a pedagogia de projetos e a resignificação da feira de ciênciaspor
dc.title.alternativeFrom the whole to the parts and from the parts to the whole, complexity and transdisciplinarity: project pedagogy and the science fair reframing.eng
dc.typeDissertaçãopor
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