???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3831
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um estudo de caso: a utilização de princípios da modelagem matemática como estratégia viabilizadora de um ambiente de aprendizagem mais significativo aos alunos
Other Titles: A Case Study: Using principles of mathematical modeling as a strategy enabler of a more meaningful learning environment for students.
???metadata.dc.creator???: Albuquerque, Elaine Cristina Barbosa da Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mattos, José Roberto Linhares de
First advisor-co: Pereira, Pedro Carlos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pompeu Junior, Geraldo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Fábio Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi desenvolvida como dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA-UFRRJ). A pesquisa abordou o ensino da matemática como parte do ensino médio integrado a educação profissional técnica de nível médio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Nesta perspectiva, a modelagem matemática foi contemplada como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. O grande questionamento de nosso trabalho foi como a modelagem matemática pode contribuir para o aprendizado da matemática e sua aplicabilidade nas demais disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Orgânica no CTUR. Para tanto, estudamos questões atinentes aos impactos ambientais causados pela bovinocultura de corte.
Abstract: This research was developed as master’s thesis in the Graduate Program in Agricultural Education, in Rural Federal University of Rio de Janeiro. The study addressed the teaching of mathematics as part of the high school integrated to technical professional education of the technical school of Rural Federal University of Rio de Janeiro. In this perspective, mathematical modeling was included as a tool in the teaching and learning process. The great question of our work was how the mathematical modeling can contribute to improve mathematics learning and its applicability in the other disciplines of the Technical Course in Organic Agriculture in CTUR. To this end, we have studied issues related to environmental impacts caused by beef cattle.
Keywords: Ensino de matemática;
Modelagem matemática
Educação profissional
Teaching of mathematics
Mathematical modeling
Professional education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ALBUQUERQUE, Elaine Cristina Barbosa da Silva de. Um estudo de caso: a utilização de princípios da modelagem matemática como estratégia viabilizadora de um ambiente de aprendizagem mais significativo aos alunos. 2011. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3831
Issue Date: 26-Aug-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque.pdf2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque2.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.