???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3785
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo multicasos sobre a socialização profissional de professores de Educação Física em início de carreira
Other Titles: Multicase Study on the professional socialization of physical education teachers in beginning their careers.
???metadata.dc.creator???: Freitas, Rosineide Cristina de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, José Henrique dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Nadia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Vera Lúcia de Menezes
???metadata.dc.description.resumo???: A socialização profissional é um processo de mudança para o sujeito em socialização, que passa a incorporar concepções de uma comunidade profissional e a comungar de comportamentos e perspectivas, valores e crenças que são comuns ao exercício da profissão, e que influenciarão a construção da identidade enquanto professor e os conduzirão a ações alinhadas a tais percepções. Neste sentido, os primeiros anos da carreira se configuram como um momento especial uma vez que se apresentam como uns dos mais difíceis da vida profissional, de intensa aprendizagem, de sobrevivência numa realidade nova e, finalmente, de revisão dos conhecimentos, valores e crenças sobre a profissão anteriormente adquiridos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo descrever o processo de socialização de professores iniciantes de Educação Física no que se refere aos diferentes mecanismos de socialização profissional e socialização organizacional e analisar em que medida estes elementos influenciam a formação da identidade profissional e a atuação docente. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico a partir do estudo multicasos. Os sujeitos que participaram deste estudo foram três professores de Educação Física recém formados, em fase de entrada na carreira docente, exercendo a função em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram entrevistas semiestruturadas e registros de campo a partir de incidentes críticos e notas de campo fruto da observação participante (no sentido da incapacidade de não envolvimento do pesquisador no contexto) no ambiente real de trabalho dos três professores. A análise dos dados se realizou à luz do referencial teórico sobre o processo de socialização profissional, em constante triangulação com fontes teóricas e sujeitos da pesquisa. Os resultados de pesquisa sugeriram que as construções do processo de socialização incorporadas ao longo da trajetória de vida dos professores são acionadas ao iniciarem a carreira e vão para além do que foi aprendido na formação inicial. Porém estas, mesmo estando fortemente internalizados, sob bases estruturadas no que se refere ao exercício da profissão não são capazes de minimizar o choque com a realidade no que se refere aos contingentes contextuais e o peso da cultura escolar característica da unidade de ensino de inserção. O caráter determinista da socialização organizacional é responsável por conduzir os professores a perpetuação de práticas de ensino que, por vezes, contradizem as concepções construídas a priori por não disporem de momentos de reflexão sobre a construção de sua prática e por não contarem com apoio estruturado e intencional para enfrentarem os conflitos e dificuldades inerentes a indução profissional. E por fim observou-se o peso que o equilíbrio emocional tem neste período do desenvolvimento profissional.
Abstract: The professional socialization is a process of change for the subject in socialization, which is replaced to incorporate concepts of a professional community and the communicant of behaviors and perspectives, values and beliefs that are common to the exercise of the profession, and that will influence the construction of identity as a teacher and will lead to actions aligned to such perceptions. In this sense, the first years of their career are configured as a special moment once that present as one of the most difficult of life professional, of intense learning, of survival in a new reality and, finally, review of the knowledge, values and beliefs about the profession had previously acquired. Therefore, this research aimed to describe the process of socialization of beginners teachers of physical education in relation to different mechanisms of professional socialization and organizational socialization and analyze to what extent these elements influence the formation of professional identity and practice teaching. This research adopts a qualitative ethnographic boarding from multicase study. The subjects who participated in this study were three physical education teachers recently formed, in entry stage in teaching career, exercising the function in the public schools of the State of Rio de Janeiro. The instruments used in the research were semi-structured interviews and records of field from critical incidents, and field notes fruit of participant observation (in the sense of the inability of non-involvement of the researcher in context) in a real working environment of the three teachers. The analysis of the data held in the light of the theoretical framework on the process of professional socialization, in constant triangulation with theoretical sources and research subjects. The results of research have suggested that the constructions of the socialization process incorporated along the trajectory of life of teachers are driven to begin a career and go beyond what was learned in initial training. But these, even being strongly internalized, under databases structured in relation to the exercise of the profession are not able to minimize the impact with reality in relation to contextual quotas and the weight of the school culture characteristic of the unity of the teaching of insertion. The deterministic nature of organizational socialization is responsible for conducting the teachers to the perpetuation of teaching practices that, at times, contradict the ideas built a priori for not dispose of moments of reflection on the construction of its practice and by not relying on support structured and intentional to cope with the conflicts and difficulties inherent in the induction professional. And finally there was the weight that the emotional balance has in this period of professional development.
Keywords: Socialização Profissional
Professores Iniciantes
Educação Física
Professional Socialization
Teachers beginners
Physical Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FREITAS, Rosineide Cristina de. Estudo multicasos sobre a socialização profissional de professores de Educação Física em início de carreira. 2011. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3785
Issue Date: 31-Aug-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Rosineide Cristina de Freitas.pdf2011 - Rosineide Cristina de Freitas1.67 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.