???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3779
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: utilização do método de projeto em experimento de avaliação de cultivares de milho doce para agroindústria na região de Morrinhos, GO
Other Titles: The use of the project methodology for evaluation of cultivates of sweet corn for agroindustry in the area of Morrinhos-GO
???metadata.dc.creator???: Souza, José Junio Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Eduardo
First advisor-co: Ribeiro, Pedro Hélio Estevam
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filgueira, Fernando Antônio Reis
???metadata.dc.contributor.referee3???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a eficiência da aprendizagem através da utilização da Metodologia de Projeto. Foi escolhido um grupo com 21 alunos residentes (alojados na UNED-Morrinhos-GO) e seus desempenhos foram comparados a um outro grupo de 21 alunos semi-residentes que participaram normalmente das aulas na metodologia tradicional praticada habitualmente na escola. Todos os alunos são do segundo semestre do curso Técnico em Agricultura, são oriundos de diferentes regiões e faixas etárias. A temática para o desenvolvimento da pesquisa foi a avaliação de cultivares de milho doce para a agroindústria na região de Morrinhos. O projeto foi desenvolvido no CEFET Urutaí / UNED-Morrinhos-GO. O grupo de alunos que desenvolveu a metodologia de projetos participou da implantação, condução e colheita do experimento. O conhecimento dos alunos participantes da pesquisa foi avaliado com aplicação de questionários antes e depois da execução da metodologia. Pelo teste de KRUSKAL-WALLIS a 5% de probabilidade, a hipótese de igualdade entre os dois métodos de ensino foi rejeitada, pois houve diferença significativa a favor da metodologia de projeto. Observou-se que a média, após a aplicação da pesquisa, foi de 6,8 e 5,9 para os alunos da metodologia de projeto e a tradicional respectivamente. A parte experimental de campo constou da avaliação de 10 cultivares de milho doce, avaliadas em 5 níveis de nitrogênio (60, 120, 180, 240 e 300 kg ha-1 de N) aplicados em cobertura. O sistema de plantio foi o de plantio direto sobre a palha. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com 4 repetições em parcelas subdivididas. Nas parcelas, foram adicionados aleatoriamente os níveis de adubação e nas subparcelas, as cultivares. A unidade amostral constou de 2 linhas de 3 metros espaçadas de 0,90m, com 5 plantas por metro linear. A adubação de cobertura foi parcelada em duas aplicações iguais, aos 15 e 45 dias após a emergência. Foram avaliados os caracteres: comprimento de espiga, profundidade de grãos, peso médio de espigas, peso de espigas verdes totais, peso de espigas úteis, peso de grãos, altura de plantas e altura de espigas. Constatou-se efeito significativo pelo teste SCOTT - KNOTT nos níveis de N dos seguintes caracteres: peso de espigas úteis e altura de plantas. Quanto às cultivares, houve efeito significativo em todos os caracteres avaliados.
Abstract: The objective of this work was to evaluate the efficiency of the learning by the use of the Project Methodology. It was chosen a group with 21 resident students (camped at UNED-Morrinhos-GO) and their actings were compared to another group of 21 students semi-residents that usually participated of the classes in the traditional methodology habitually practiced at the school. All the students are the second semester of the Technical Course in Agriculture are from different areas and age group. The thematic for the development of the research was the evaluation of cultivars of sweet corn for the agroindustry in the area of Morrinhos. The project was developed in the CEFET-Urutaí / UNED-Morrinhos-GO. The student group that developed the Project Methodology participated in the implantation, conduction and harvest of the experiment. The students' knowledge of the research was evaluated with the application of questionaires before and after the execution of the methodologies. According to the test of KRUSKAL-WALLIS, 5% of probability, the hypothesis of equality between the two teaching methods was rejected because there was significant difference in favor of the Project Methodology. It was observed that the averages, after the application of the research, was respectively 6,8 and 5,9 to the students of the Project Methodology and the traditional. The experimental part of the field work consisted of the evaluation of 10 cultivars of sweet corn evaluated valued in 5 levels (60, 120, 180, 240 and 300 kg ha-1 of N) in side dress. The system adopted was non tillage and direct planting on the straw. The experimental design was randomized blocks with 4 replications. In the plots were sadded aleatoriyzed the N levels and in the sub-plots, the cultivars. The experimental plot consisted of 2 lines of 3 meters spaced of 0,90m, with 5 plants per meter. The N application was parceled in two, 15 and 45 days after the emergency. The appraised characters were: ear length of corn, depth of grains, medium weight of ears, weight of total green ears, weight of useful ears, weight of grains, height of plants and height of ears. Significant effect was verified by the test SCOTT-KNOTT in the N levels of the following characters: weigh of useful ears and height of plants. Concerning the cultivars there were significant effect in all characters.
Keywords: Metodologias de ensino
eficiência de aprendizagem
milho doce
adubação nitrogenada
educação profissional agrícola
Teaching methodology
efficiency of the learning
sweet corn
nitrogen fertilization
agricultural professional education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, José Junio Rodrigues de. utilização do método de projeto em experimento de avaliação de cultivares de milho doce para agroindústria na região de Morrinhos, GO. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3779
Issue Date: 23-Jun-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - José Junio Rodrigues de Souza.pdfDocumento principal4.65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.