???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3702
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Compactação do solo: contextualizando o ensino de Física no curso técnico em agropecuária
Other Titles: Soil Compacting: contextualizing the teaching of physics in the technical course in agriculture
???metadata.dc.creator???: Lima, Roberto Dias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Eduardo Soares
???metadata.dc.contributor.referee2???: Baia Neto, Antonio Luciano
???metadata.dc.description.resumo???: A constatação que o ensino da disciplina Física no Brasil, ainda se pratica de forma descontextualizada, reflete numa formação deficitária para os discentes das escolas técnicas agrícolas. Este fato evidencia que no ensino de Física ainda é ressaltado a memorização de fórmulas com aplicações simplesmente numéricas e que os conceitos são transmitidos sem levar em consideração a realidade do cotidiano e os conhecimentos prévios que os discentes trazem em suas bagagens cognitivas. Essa prática torna a disciplina Física, principalmente nas escolas técnicas agrícolas, alienada no que diz respeito às questões sociais, ambientais, tecnológicas e políticas. Isso é prejudicial para a formação de futuros técnicos, pois é necessário que eles saiam com formação integral, isto é, uma formação voltada para a cidadania, autonomia e fortalecendo o aprender a aprender. Mudar essa problemática é possível quando se leva em consideração que a Física necessita ser trabalhada se desprendendo de certos padrões de referenciais pedagógicos, ressaltando a busca em epistemologias contemporâneas que leve em consideração a contextualização, a interdisciplinaridade, aprendizagem significativa e metodologia de pesquisa. O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência Tecnologia do Pará/Campus Castanhal com discentes de uma turma de 2a série do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo verificar como o ensino de Física pode contribuir para a contextualização do estudo da compactação dos solos no curso técnico em agropecuária no IFPA/Campus Castanhal, visando melhorar este desempenho e fazendo com que passem olhar a disciplina sob outro prisma. Uma visão onde o ensino de Física esteja presente em seu cotidiano. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada mediante o desenvolvimento de uma proposta, analisando informações que foram obtidas mediante questionários, seminários, testes e atividades no laboratório de Física do solo e no campo. Os questionários com perguntas abertas sobre a disciplina Física e o tema compactação do solo mostrou que antes da pesquisa a maioria dos alunos não enxergava a Física com bons olhos, isto é, não gostavam e não lhes era atraente, e demonstraram desconhecimento do tema compactação do solo. No decorrer das atividades, mudou a postura dos discentes com relação à Física e a compactação dos solos. Os questionários no final da pesquisa mostraram que o caminho a ser seguido para diminuir a distância que separa os conteúdos da Física e das disciplinas da área técnica perpassa por metodologias que enfatizam a contextualização, interdisciplinaridade, aprendizagem significativa e metodologia de projeto. O colóquio, as atividades no laboratório de Física do solo e no campo ressaltaram a necessidade de se desgarrar do tradicional no ensino. Dessa forma o trabalho de pesquisa buscou aplicar a contextualização a partir de um tema gerador que é “solo”, cujo intuito foi investigar o grau de compactação de diferentes áreas de manejos do Campus Castanhal do IFPA e estabelecer a relação entre os conceitos básicos da Física e os das ciências do solo, constatando que são os mesmos.
Abstract: The finding that the teaching of physical discipline in Brazil, still practiced in a decontextualized, deficit reflects a training for students of agricultural colleges. This fact shows that the teaching of physics is still emphasized the memorization of formulas and numerical applications simply that the concepts are transmitted without taking into account the reality of everyday life and the prior knowledge that students bring in their cognitive baggage. This practice makes physical discipline, especially in agricultural technical schools, alienated with regard to social, environmental, technological and political. And that is detrimental to the training of future technicians, it is necessary that they leave with full training, that is, oriented training for citizenship, autonomy and strengthening the learning to learn. Changing this problem is possible when one takes into account that physics needs to be worked falling off of certain standards of educational references, emphasizing the search in contemporary epistemologies that takes into account the context, interdisciplinary, meaningful learning and research methodology. This study was conducted at the Federal Institute of Science Technology Education Para/Castanhal Campus with students from a class of second grade of High School Integrated Technical Course in Agriculture. The research aimed to verify how the teaching of physics can help to contextualize the study of soil compaction on the technical course in agriculture in the IFPA/Castanhal Campus, to improve their performance and making the subject look pass in a different light. A vision of teaching physics is present in their daily lives. The qualitative study was carried out by developing a proposal for analyzing data that were obtained through questionnaires, seminars, tests and activities in soil physics lab and field. The questionnaires with open questions about the subject matter physics and soil compaction before the survey showed that most physics students could not see with good eyes, that is not liked and they were not attractive and demonstrated ignorance of the subject soil compaction. During the activities, has changed the attitude of students regarding the physics and soil compaction. The questionnaires at the end of the research showed that the path to be followed to reduce the distance that separates the contents of physics and technical disciplines of running through methodologies that emphasize contextual, interdisciplinary, meaningful learning and design methodology. The seminar, the activities in soil physics lab and field stressed the need to stray from the traditional teaching. Thus the research sought to apply the context from a theme generator that is "solo" whose purpose was to investigate the degree of compaction of different areas of the managements of the Castanhal Campus IFPA. And establish the relationship between the basic concepts of physics and soil science, noting that they are the same.
Keywords: Ensino de Física
Ensino Agrícola
Contextualização/Interdisciplinaridade
Physical Education
Agricultural Education
Contextualization/Interdisciplinariety
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LIMA, Roberto Dias. Compactação do solo: contextualizando o ensino de Física no curso técnico em agropecuária. 2012. [83 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3702
Issue Date: 24-Feb-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Roberto Dias Lima.pdfRoberto Dias Lima8.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.