???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3701
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Era uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola: Um estudo sobre experiências de vida
Other Titles: Once upon a time... Memories of teachers in agricultural education: A study on life experiences
???metadata.dc.creator???: Martins, Pollyana Maria Ribeiro Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
First advisor-co: Sanchez, Liliane Barreira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leroux, Liliane
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, que teve como objetivo relacionar as memórias de professores, desveladas nas suas narrativas biográficas, com suas práticas educativas como docentes do Ensino Técnico Profissional Agrícola. O estudo foi realizado com cinco professores que atuaram e atuam no curso técnico em Agropecuária ofertado pela instituição. Por meio das narrativas, procurou-se refletir sobre como se dá a relação entre suas subjetividades, constituídas nos diferentes contextos em que se socializaram e o contexto profissional em que estão inseridos. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa com as técnicas da História de vida, História Oral e Narrativas Biográficas. Foram realizadas entrevistas com base na metodologia da História Oral com cada um dos sujeitos com o objetivo de construir suas biografias e trajetórias. Após o tratamento de suas falas (transcrição – transcriação - legitimação e conferência por parte dos entrevistados - autorização dos direitos de uso dos depoimentos – produção das narrativas biográficas) foi possível conhecer as memórias dos professores que participaram da pesquisa e estabelecer as relações entre suas experiências de vida e a construção de suas práticas educativas. Tais práticas dizem respeito à forma de se relacionarem com o espaço, com os alunos, com os outros professores, com a gestão e com a profissão em si. Conhecer suas histórias de vida e estabelecer as relações entre suas memórias e práticas educativas, possibilitou a percepção de como cada um se constituiu professor e como eles ressignificam no presente suas experiências vividas nas diferentes instituições sociais pelas quais passaram e como se formaram, enquanto sujeitos na História, presenças no mundo.
Abstract: This paper deals with a survey conducted at the Federal Institute of Brasília, Campus Planaltina that aimed to understand the relationship between memories of teachers, unveiled their narratives about their educational practices as teachers of Technical Education Vocational Agriculture. The study was conducted with five teachers who acted and act in the technical course in Agricultural offered by the institution. Through the narratives, we reflect on how is the relationship between their subjectivities formed in different contexts in which they socialized and professional context in which they are inserted. We used as research methodology techniques of Life History, Oral History and Biographical Narratives. Interviews were conducted based on the methodology of oral history with each subject in order to build their biographies and trajectories. After treatment of their speech (transcript - transcreation - conference and legitimation by the interviewees - authorization rights of use of the testimonies - production of biographical narratives) could know the memories of teachers who participated in the research and to establish links between their experiences life and building their educational practices. These practices relate to how they relate to space, with students, with other teachers, with management and the profession itself. Knowing their life stories and to establish relations between their memories and educational practices, allowed us a sense of how each one was constituted as a teacher and in the present as they reframe their experiences in different social institutions through which passed and graduated as subjects in history, presence in the world.
Keywords: Histórias de vida
Memórias
Educação Agrícola
Subjetividades
Life Stories
Memories
Agricultural Education
Subjectivities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARTINS, Pollyana Maria Ribeiro Alves. Era uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola: Um estudo sobre experiências de vida. 2012. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3701
Issue Date: 27-Sep-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Pollyana Maria Ribeiro Alves Martins.pdf Pollyana Maria Ribeiro Alves Martins2.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.