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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A construção de competências técnicas e a qualidade do leite nas propriedades de alunos do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
Other Titles: The construction of technical expertise and milk quality in properties of Santa Catarina’s Federal Institute students - Concordia Campus.
???metadata.dc.creator???: Arruda Junior, Luis Carlos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bezerra, Edinaldo da Silva
First advisor-co: Sanches, Sandra de Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sobral, Francisco José Montorio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Modesto, Elisa Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal Catarinense - Câmpus Concórdia com percentual de alunos concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Agrícola, visando à educação didático-pedagógica vinculada ao currículo escolar, e respectivas propriedades leiteiras. No decorrer da pesquisa, avaliou-se a qualidade química e microbiológica do leite crú refrigerado de 36% do total de alunos (público alvo) com sistemas de produção e familiares ligados à atividade. Destaca-se como principal objetivo desenvolver com os mesmos a construção de competências técnicas relacionadas com a abordagem do tema qualidade do leite, bem como, a sua capacidade em atuarem como agentes de transmissão destes conhecimentos em suas propriedades. As propriedades investigadas localizam-se nos municípios de Arvoredo, Ipumirim, Iraní, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Seara e Xaxim, distribuídas na mesorregião Oeste Catarinense. Como proposta metodológica pedagógica ministrou-se no ano letivo de 2010, aulas teóricas e práticas na disciplina técnica profissionalizante de Bovinocultura Leiteira. Visando atingir nos educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos técnicos curriculares, mas, também, proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas frente aos indicadores legais vigentes de qualidade do produto, no viés de promover maiores perspectivas destes discentes com o universo do trabalho e com atividades de Ensino na Produção Animal, contextualizando-os com a atuação profissional crítica e criativa. Para comprovação do êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa dar continuidade nessa busca da hipótese da construção de melhores competências técnicas na instituição, utilizou-se da metodologia quantitativa e qualitativa, através da aplicação aos alunos de um questionário composto por perguntas fechadas, bem como, da análise laboratorial de amostras de leite de suas respectivas propriedades nos momentos antes e após a disciplina. Os dados aferidos na pesquisa foram tabulados e comparados estatisticamente, por distribuição de freqüência e por meio de análise de variância para modelos lineares. A partir do tratamento dos resultados, possibilitaram-se estabelecer resultados e discutir criticamente às relações existentes da habilitação e da construção das competências técnicas e suas tendências nas influências da conformidade na composição do leite. A partir da aplicação do projeto de pesquisa e mediante as alterações do padrão de respostas do questionário, onde todas as variáveis apresentaram tendência de melhoria, possibilita-se avaliar que a prática norteadora deste projeto favoreceu a construção do conhecimento técnico de forma ampla, oportunizando ao aluno ser capaz de compreender a visão de boa parte do “todo” e da realidade na qual se insere a temática qualidade do leite. Na comparação feita entre os momentos de habilitação técnica, em relação aos laudos de qualidade do leite, pode-se constatar, com exceção dos padrões da Contagem de Células Somáticas e da Contagem Bacteriana Total, que todos os indicadores (teores de gordura, proteína, lactose, sólidos totais e extrato seco desengordurado) da qualidade química do leite também apresentaram tendência de melhorias após a disciplina técnica. Entretanto, o estudo demonstrou que devem ser adotadas melhores práticas, no âmbito geral de qualidade do leite, nas propriedades avaliadas, para manter-se em conformidade com a legislação vigente.
Abstract: This research was performed at the Federal Institute of Santa Catarina - Concordia Campus with a percentage of students concluding their third year of high school vocational Agricultural Technician Course, aimed at teaching and pedagogical education linked to the school curriculum, and their respective dairy farms. Throughout the study, the chemical and microbiological quality of refrigerated raw milk of 36% of the total of students (target public) with production systems and relatives associated to the activity were evaluated. The main goal is to develop the building of technical skills related to the approach of milk quality with the same participants, as well as their ability of acting as transmission agents of this knowledge in their properties. The examined properties are located in the cities of Arvoredo, Ipumirim, Irani, Ita, Lindoia do Sul, Peritiba, Seara e Xaxim, distributed in the Western region of Santa Catarina. As a proposed teaching methodology it was taught in the school year 2010 theoretical and practical classes in the technical vocational discipline of Dairy Cattle. Aiming to achieve not only the students understanding and mastery of technical content curriculum, but also to provide the development of technical aptitudes facing the statutory requirements of product quality, aiming to endorse better prospects to these students with the world of work and with instruction activities in Livestock Teaching contextualizing it with critical and creative professional practice. For confirmation of the success of this research and to be certain that it can continue this quest for developing better technical expertise in the institution, quantitative and qualitative methods were used, through the application of a questionnaire composed of closed questions to the students, as well as laboratory analysis of milk samples from the students’ properties in periods before and after the course. The measured data in the survey was tabulated and statistically compared by frequency distribution and by analysis of variance for linear models. From the results treatment, it was possible to establish results and critically discuss the relationship of empowerment and the building of technical abilities and their influences on compliance trends in milk composition. From the application of the research project and by changes in the pattern of responses to the questionnaire, where all variables showed a tendency of improvement, it is possible to evaluate that the guiding practice of this project favored the construction of technical knowledge widely, enabling the student to have a vision of much of the "whole" and the reality in which the milk quality theme is inserted. In comparison made between the moments of technical capability in relation to reports of milk quality, it can be noted, with exception of the standards Somatic Cell Count and Total Bacterial Count, that all indicators (fat, protein, lactose, total solids and solids without fat layer) of milk chemical quality also tended to improve after the technical discipline. However, the study has shown that best practices should be adopted under the overall quality of the milk, in the level of evaluated properties, to keep in compliance with current legislation.
Keywords: Educação Agrícola
Composição do Leite
Bovinocultura
Agricultural Education
Milk Composition
Cattle Breeding
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ARRUDA JUNIOR, Luis Carlos. A construção de competências técnicas e a qualidade do leite nas propriedades de alunos do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3607
Issue Date: 1-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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