???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3591
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino agrícola: experiências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista-MG
Other Titles: Inclusion of students with special needs the agricultural teaching: teachers’ practices at Federal Institute of Education, Science and Technology Minas Gerais – Campus São João Evangelista-MG.
???metadata.dc.creator???: Pimenta, Cláudia Marisa Ferreira Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cupolillo, Amparo Villa
First advisor-co: Damasceno, Allan Rocha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Valdelúcia Alves da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Valéria Marques de
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo investigamos a inclusão de estudantes com necessidades especiais, com base nas experiências docentes vividas no cotidiano de uma escola de Educação Básica Tecnológica, pertencente à rede pública federal, abordando questões relacionadas à formação de professores, tanto inicial quanto continuada, e às práticas docentes que contribuem para a organização de escolas inclusivas. Tendo como fundamentação teórica o pensamento de Theodor Adorno, representante da teoria crítica da Escola de Frankfurt, e de alguns de seus comentadores, este estudo problematiza a formação docente, que se revela insipiente no que se refere ao atendimento da diversidade dos estudantes com necessidades especiais, por não possibilitar aos professores a reflexão crítica necessária para o desenvolvimento de sua autonomia. Em tempo, analisamos, ainda, as mudanças estruturais que estão ocorrendo nas sociedades pós-modernas, em relação ao convívio com a diversidade, sendo este movimento um pressuposto importante para a inclusão dos estudantes com necessidades especiais, com base no pensamento de Stuart Hall. Problematizamos questões ligadas à educação e emancipação, à educação e política e educação e à sensibilização focada na formação crítica dos professores para a autonomia, com vistas à organização de escolas inclusivas. A inclusão escolar deve ocorrer não apenas com base nos dispositivos legais, mas, principalmente, pela sensibilização dos professores quanto ao processo de democratização educacional e por meio da reflexão crítica acerca das práticas docentes no cotidiano da escola. Foram analisadas as questões legais que amparam a inclusão escolar de estudantes com necessidades especiais na rede regular de ensino e as possibilidades na organização de escolas inclusivas baseadas no desenvolvimento do sentimento de solidariedade e respeito entre professores e estudantes. Esta pesquisa teve como sujeitos os professores de um curso técnico profissionalizante e integrado ao Ensino Médio, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista-MG. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores da referida escola, foi possível perceber que o processo inclusivo ainda está se estruturando no Brasil, em atendimento a uma demanda educacional, configurando-se em um grande desafio aos sistemas escolares. Os resultados obtidos no locus deste estudo permitiram concluir que a formação de professores tem contribuído pouco no combate e na superação da exclusão dos estudantes com necessidades especiais. Mesmo diante desta realidade, os professores da escola pesquisada revelaram que os elementos centrais para a organização inclusiva da escola têm sido as redes de apoio constituídas pelos profissionais da escola e que suas experiências no/do cotidiano envolvido, na tessitura de fazeres e práticas, têm se constituído nas principais estratégias de enfrentamento dos desafios da inclusão de estudantes com necessidades especiais. Pensamos que este estudo oferece subsídios para debates sobre a democratização da escola pública brasileira e sobre os caminhos que ainda estão sendo percorridos na direção da constituição de uma escola mais humana, plural e solidária.
Abstract: In this study we investigated the inclusion of students with special needs, based on teachers’ daily life experiences in a Technological Basic School that belongs to the Federal Public System. We also addressed issues related to teachers’ initial and ongoing training and teachers’ practices that contribute to inclusive school organization. This study problematized teachers’ training, which is stumbling as to the attendance of students’ diversity with special needs, by not allowing teachers the necessary critical reflection towards the development of their autonomy, having as theoretical grounds Theodor Adorno’s thoughts, critical theory representative from Frankfurt School. We also analyzed the structural changes that have taken place in postmodern society, related to the contact with diversity. This movement is an important assumption to the inclusion of students with special needs, having Stuart Hall’s thoughts as a support. We questioned some matters related to education and emancipation, education and politics and education and sensibility focused on teacher’s critical training to their autonomy, bearing in mind inclusive schools organization. School inclusion must occur not only based on legal provisions, but chiefly also by teachers’ sensitivity to educational democratization process and by means of critical reflection about teaching practices in school life. Legal issues that support school inclusion of students with special needs were analyzed in regular teaching system. Possibilities in inclusive schools organization were also analyzed, based on the development of solidarity and respect among teachers and students. Teachers from a technical course integrated to High School in a Federal Institute of Education, Science and Technology, São Joao Evangelista Campus, were the main subjects considered for this research. By semi-structured interviews with teachers from this school it was possible to realize that inclusive processes are still structuring in Brazil, in order to meet an educational demand and they are a great challenge to the schools systems. The results we got from this study allowed us to conclude that teachers’ training has contributed little in combating and overcoming exclusion of students with special needs. Even in face of this reality, school teachers surveyed revealed that central elements to the inclusive school organization are the support networks constituted by school professionals and that their experiences in/from life school, their doings and practices have been the main strategies to face the challenges to students with special needs inclusion. We think this study offers subsidies in order to promote debates about Brazilian schools democratization and about paths that are being driven into the direction of making a more human, plural and solidary school.
Keywords: Formação de Professores
Práticas Docentes e Escola Inclusiva
Estudantes com Necessidades Especiais
Teachers Training; ;
Teachers Practice and Inclusive School
Students with Special Needs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PIMENTA, Cláudia Marisa Ferreira Machado. Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino agrícola: experiências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista - MG. 2012. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3591
Issue Date: 28-Nov-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Claudia Marisa Ferreira Machado Pimenta.pdfClaudia Marisa Ferreira Machado Pimenta1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.