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dc.creatorBarros, George Sterfson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4017697245058057por
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Silva, Wanderley da-
dc.contributor.referee2Sales, Márcio-
dc.date.accessioned2020-05-26T15:46:42Z-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.citationBARROS, George Sterfson. Educação Profissional em Regime de Alternância na Comunidade Indígena do Guariba, no Estado de Roraima. 2013. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3563-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade da metodologia em alternância, para a oferta do curso técnico em Agricultura do Câmpus Amajari/IFRR na comunidade indígena Guariba, Estado de Roraima, através do diálogo com educação indígena, no sentido de garantir o acesso à formação profissional e respeitando as peculiaridades locais. Assim, esta temática tem como viés a averiguação da demanda local, pela formação profissional com a permanência do estudante no seu espaço cultural. E para atingir esse objetivo, realizamos revisão da literatura sobre a pedagogia da alternância, educação profissional e educação indígena. Neste estudo, empregamos a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações no espaço comunitário, através da pesquisa do tipo etnográfico e usamos como instrumentos empíricos de coleta de dados: o diário de campo, roteiro de entrevista e máquina fotográfica. Participaram da pesquisa 05 discentes, 01 gestora/diretora, 01 tuxaua e 06 docentes da Escola Est. Indígena Manoel Horácio e 05 docentes, 01 coordenador de curso, 01 diretor de ensino do Câmpus Amajari. No transcorrer de nossa análise salientamos que as diretrizes da educação profissional propostas pela Secretaria de Educação e Tecnologia - SETEC/MEC visam contemplar os diálogos com as diferenças, mas percebemos a necessidade de consolidação da proposta pedagógica do IFRR/Câmpus Amajari que recriem ações e estratégias didático-pedagógicas a partir das reflexões dos contextos locais/sujeitos, redimensionado a prática profissional dos docentes indígenas e da instituição citada acima.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the feasibility of the methodology in alternation, for offer of technical course in agriculture at Câmpus Amajari/IFRR, at the Guariba indigenous community in the state of Roraima through dialogue with indigenous education, to ensure access to training while respecting local peculiarities. Therefore, this theme has às tendency the investigation of local demand for professional training with the permanence of the student in his cultural space. So to achieve this goal, we review the literature on the pedagogy of alternation, professional education and indigenous education. This study employed a qualitative approach, with bibliographical research, interviews and observat ions within the Community through ethnographic research and use as empirical instruments of data collection like: field diary, interview script and camera. Took participation of this study: 01 chief, 05 students, 06 teachers and 01 principal of the State Indigenous School “Manoel Horacio”, and 05 teachers, 01 course coordinator, 01 director of education of Câmpus Amajari. In the course of our analysis we note that the guidelines of professional education proposed by the Department of Education and Technology - SETEC/MEC aim to include dialogues with the differences, but we realized the need for consolidation of pedagogical proposal of Câmpus Amajari/IFRR that recreate actions and strategies didactic and pedagogical reflections from local contexts/subject, resized the professional practice of indigenous teachers and the institution mentioned above.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-26T15:46:42Z No. of bitstreams: 1 2013 - George Sterfson Barros.pdf: 4700368 bytes, checksum: d29ae7cc0f1700fa6a0ad9721bc3e404 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-26T15:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - George Sterfson Barros.pdf: 4700368 bytes, checksum: d29ae7cc0f1700fa6a0ad9721bc3e404 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59854/2013%20-%20George%20Sterfson%20Barros.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEducação Indígenapor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectDiversidade Culturalpor
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subjectindigenous educationeng
dc.subjectpedagogy of alternationeng
dc.subjectcultural diversityeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação Profissional em Regime de Alternância na Comunidade Indígena do Guariba, no Estado de Roraimapor
dc.title.alternativeProfessional education in alternation scheme at Guariba, an indigenous community in the state of Roraimaeng
dc.typeDissertaçãopor
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