???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3555
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação profissional: o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface.
Other Titles: Professional education: teaching and learning through the design method using the seedling production of lettuce
???metadata.dc.creator???: Picazevicz, Angelita Aparecida Coutinho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de
???metadata.dc.description.resumo???: A educação profissional deve pensar na formação do indivíduo não apenas como profissional, mas também enquanto cidadão, ou seja, uma formação global. Assim estratégias de ensinoaprendizagem devem ser adotadas de forma a atender essa necessidade de formação, e entre tais estratégias cita-se o método de projeto. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo ensino-aprendizagem na educação profissional por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, com alunos do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Os discentes foram atores diretos do planejamento, desenvolvimento, conclusão e avaliação do projeto. Para a coleta de dados quanto à influência na produção de significados do método de projeto no processo ensinoaprendizagem foram utilizados questionários (diagnóstico e final), respondidos em um espaço temporal pelos discentes envolvidos na pesquisa, e também foram realizadas observações, anotações, bem como relatórios e planilhas em excel apresentados pelos discentes, com posterior análise quali-quatitativo, sendo os resultados discutidos e apresentados por meio de tabelas e gráficos. Verificou-se participação ativa dos estudantes, predominando o trabalho em equipe e a motivação pela investigação, bem como a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos olericultores da região, constatou-se um alto percentual de respostas que apresentaram evolução de significados quando foram comparados os questionários. Relacionado à interferência dos diferentes substratos na produção de mudas de alface, a equipe pode concluir que existem materiais alternativos e viáveis, como o resíduo da palha de café e ainda o substrato contendo 75% de composto orgânico e 25% de casca de coco madura triturada. Por meio dos resultados conclui-se que o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto contribui para a construção do conhecimento, favorecendo assim a aprendizagem significativa, uma vez que, os estudantes conseguiram evoluir e construir saberes, contudo a aprendizagem é processo.
Abstract: Professional education should consider the training of the individual not only as a professional but also as a citizen, ie a global training. Thus teaching and learning strategies should be adopted to meet this need for training, and quotes from such strategies is the design method. Thus the aim of this study was to analyze the learning process in vocational education through the design method using the seedling production of lettuce. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Cacoal Campus, with students from Technical Course in Agriculture Subsequent to high school. The students were direct participants in the planning, development, completion and evaluation of the project. To collect data regarding the influence on the production of meanings of design method in the teaching-learning questionnaires were used (diagnosis and final), answered on a timeline by students involved in research, and was also observed, notes and as reports and excel spreadsheets submitted by students, with subsequent analysis qualiquatitativo and the results discussed and presented using tables and graphs. There was active participation of students, predominantly teamwork and motivation for the research, as well as concern about the difficulties faced by olericultores the region, we found a high percentage of responses that showed the evolution of meanings when the questionnaires were compared. Related to the interference of different substrates in the production of lettuce, the team can conclude that there are viable alternative materials, such as straw residues coffe and the substrate containing 75 % compost, and 25 % of mature coconut shell crushed. Through the results it is concluded that the teaching-learning through the design method contributes to the construction of knowledge, thus promoting meaningful learning, since students were able to evolve and build knowledge, yet learning is process.
Keywords: Metodologia de Ensino
Ensino-Aprendizagem
Produção-Vegetal
Teaching Methodology
Teaching and Learning,
Production Plant.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PICAZEVICZ, Angelita Aparecida Coutinho. Educação profissional: o ensino-aprendizagem por meio do método de projeto utilizando a produção de mudas de alface. 2013. 51 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3555
Issue Date: 5-Nov-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Angelita Aparecida Coutinho Picazevicz.pdf Angelita Aparecida Coutinho Picazevicz3.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.