???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3512
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas Públicas de Acessibilidade nas Instituições de Ensino: tecnologia assistiva na biblioteca do IFNMG Campus Januária
Other Titles: Policies on Accessibility in Education Institutions: assistive technology in library IFNMG Januária Campus
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Carlos Ceza de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cupolillo, Amparo Villa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Valdelúcia Alves da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Valéria Marques de
???metadata.dc.description.resumo???: O tema acessibilidade vem sendo discutido nos ambientes educacionais. Na legislação, é conceituado e interpretado como a eliminação de barreiras arquitetônicas nos ambientes e adequação de meios de transporte, provimento de equipamentos e como recursos especiais para que as pessoas com deficiência possam ter acesso a informações, adaptação de meios de comunicação e sinalização. Nas instituições de ensino, a acessibilidade compreende interpretações que poderão proporcionar aprendizagem, ensino e formação profissional. O presente estudo tem como objetivo identificar, descrever, analisar e avaliar sob o ponto de vista dos estudantes com deficiência, servidores do setor de biblioteca e gestores de ensino como estão as políticas públicas e as condições de acessibilidade e de inclusão nas instituições de ensino e tecnologia assistivas na biblioteca do IFNMG Campus Januária, conhecer os dispositivos legais e legislação referente a pessoas com deficiência e acessibilidade e o conceito do termo diferença e identidade. Participaram da pesquisa: quatro estudantes com Deficiência identificados no cotidiano da escola que apresentavam deficiência física, visual e múltipla, matriculados nos cursos ensino médio, técnico e superior; cinco servidores da biblioteca distribuídos nos três turnos de atendimentos e três gestores ligados à área de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Um roteiro foi elaborado e adequado com vistas a captar a percepção dos sujeitos da pesquisa. Foi feito um pré-teste com estudante egresso que possibilitou a análise do material transcrito. O procedimento de coleta consistiu em entrevistas, gravadas em áudio e com transcrição posterior. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de conteúdo, que deu origem a cinco temas que versaram sobre: inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular; acessibilidade; tecnologias assistivas; O IFNMG – Campus Januária sua biblioteca e as condições para atender o estudante com deficiência; conhecimento sobre dispositivos legais e legislação referente à educação inclusiva. Os resultados indicaram que a acessibilidade e a tecnologia assistiva estiveram ausentes durante a trajetória acadêmica do estudante com deficiência, independentemente do tipo da deficiência, também não se conhece as tecnologias assistivas na biblioteca, existe falta de planejamentos projetos e programas voltados para inclusão escolar de estudantes com deficiência. Segundo os participantes, existe demanda e há uma necessidade de criar serviços e condições para acessibilidade na instituição. Foi relatada, a existência de barreiras arquitetônicas; falta de adaptação de equipamentos e mobiliário; ausência de acesso aos serviços de apoio ao estudante; barreiras pedagógicas e atitudinais presentes nas relações interpessoais, falta de infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades e acesso à informação; desconhecimento dos dispositivos legais sobre inclusão escolar por parte dos participantes da pesquisa no IFNMG campus Januária. A importância do estudo está em indicar que a acessibilidade além de ser um conceito plural junto com as tecnologias assistivas são um caminho para a inclusão do estudante com deficiência no contexto educacional.
Abstract: The accessibility issue has been discussed in educational environments. In law, is conceptualized and interpreted as the elimination of architectural barriers in the environment and adequacy of means of transport, provision of equipment and as special features for people with disabilities can have access to information, media adaptation and signaling. In educational institutions, accessibility includes interpretations that could provide learning, teaching and training. This study aims to identify, describe, analyze and evaluate from the point of view of students with disabilities, servers and library sector managers are learning how public policies and conditions of accessibility and inclusion in educational institutions and assistive technology in the library IFNMG Campus Januaria meet the regulations and legislation concerning persons with disabilities and accessibility and the concept of the term difference and identity. Participants were: four students identified with disabilities daily at school who had physical disabilities, visual and multiple, enrolled in high school, technical and higher education, five of library servers distributed in three shifts and three managers of care related to teaching area . Data collection was conducted through semi-structured interviews. A roadmap has been prepared and appropriate in order to capture the perception of the subjects. We conducted a pretest with graduate student that allowed the analysis of the transcribed material. The collection procedure consisted of interviews, audio-recorded and later transcribed. Data analysis was performed using content analysis, which led to five themes that were about: inclusion of students with disabilities in regular education, accessibility, assistive technologies; The IFNMG - Campus Januária its library and to meet the conditions students with disabilities; knowledge about legal and law related to inclusive education. The results indicated that accessibility and assistive technology were absent during the academic student with disabilities, regardless of the type of disability also not known assistive technologies in the library, there is a lack of planning projects and programs for school inclusion of students with disabilities. According to participants, there is a demand and there is a need to create conditions for accessibility and services in the institution. It was reported the existence of architectural barriers, lack of adaptation of equipment and furniture, lack of access to student support services, educational and attitudinal barriers present in interpersonal relationships, lack of infrastructure development activities and access to information , lack of legal provisions on school inclusion on the part of respondents in IFNMG Januária campus. The importance of the study is to indicate that accessibility besides being a plural concept with assistive technologies are a way for the inclusion of students with disabilities in the educational context.
Keywords: Políticas públicas de educação inclusiva
acessibilidade e Tecnologia assistiva
inclusão ensino básico e superior
Public policies of inclusive education
accessibility and assistive technology
including basic and higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Carlos Ceza de. Políticas públicas de acessibilidade nas instituições de ensino: tecnologia assistiva na biblioteca do IFNMG Campus Januária. 2013. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3512
Issue Date: 27-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Carlos Ceza de Carvalho.pdf2013 - Carlos Ceza de Carvalho1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.