???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3476
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Floresta Amazônica como multiplicador do ensino de Química. “A utilização do Óleo de Andiroba como repelente natural: uma proposta metodológica interdisciplinar”
Other Titles: The Amazon rainforest as a multiplier of the teaching of chemistry. "The use of Andiroba oil as a natural insect repellent: a methodological proposal interdisciplinary."
???metadata.dc.creator???: Maia, Cintiara Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barra, Cristina Maria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Izquierdo, Fernando Guridi
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do quinto módulo do Curso de Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre o componente curricular Química e demais áreas do saber (propedêutica e técnica) do IFRR / Novo Paraíso através da aplicação de um Projeto Interdisciplinar por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 20 educandos regularmente matriculados no quinto Módulo no ano de 2013, assim como, os docentes dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Geografia, Química, Biologia, Silvicultura, Meio Ambiente e Agroecologia. Foi utilizado como tema gerador relacionado à ciência-tecnologia-sociedade (CTS) o Desenvolvimento Sustentável na região Amazônica, por se tratar de uma questão socioambiental. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que o componente curricular Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos educandos nas aulas de Química.
Abstract: This research addresses how to promote interdisciplinarity in teaching chemistry to students of the fifth module Course Technical Agriculture Integrated School. The objective of the research was to establish a dialogue between the curricular component chemistry and other areas of knowledge (introductory and technical) of IFRR / Novo Paraíso through the application of an Interdisciplinary Project through qualitative methodology of action research as a way to improve process of teaching and student learning. The participants of the study were 20 students enrolled in the fifth module in 2013, as well as teachers of curriculum components Portuguese Language, Geography, Chemistry, Biology, Forestry, Environment and Agroecology. Generator was used as the theme related to the science-technology-society (STS) Sustainable Development in the Amazon region, for it is an environmental issue. The results achieved in the research demonstrated that the chemistry curriculum component can establish an interaction with the disciplines mentioned above in that interdisciplinary projects can be used to facilitate the understanding of the contents of these disciplines in overcoming the scientific isolation traditionally presented in the context of the course curriculum and facilitates meaningful learning of the students in the classes of chemistry.
Keywords: Ensino de Química
Interdisciplinaridade
Pedagogia de Projetos
Teaching Chemistry
Interdisciplinary
Project Pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MAIA, Cintiara Souza. A Floresta Amazônica como multiplicador do ensino de Química. “A utilização do Óleo de Andiroba como repelente natural: uma proposta metodológica interdisciplinar”. 2013. 39 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3476
Issue Date: 23-Sep-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Cintiara Souza Maia.pdf2013 - Cintiara Souza Maia.5.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.