???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3304
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação e sustentabilidade: o ensino de biologia como instrumento de conscientização ambiental
Other Titles: Education and sustainability: the teaching of biology as an instrument of environmental awareness
???metadata.dc.creator???: Diniz, Eleonir 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Magalhães, Luís Mauro Sampaio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pereira, Isabel Brasil
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como tema a educação e sustentabilidade: o ensino de biologia como instrumento de conscientização ambiental. É resultado de um Projeto Interdisciplinar desenvolvido nas aulas de Biologia, no IFFarroupilha – Campus Santo Augusto, no segundo semestre de 2009, onde pretende desenvolver uma experiência de contextualização e integração dos saberes, a partir de viagens de estudo e discussão de temas relacionados as nascentes do Rio Turvo, rio que cruza os municípios de origem dos alunos do Curso de Técnico em Agropecuária. Esta análise também proporciona a descoberta do que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que está sendo comunicado. Conclui-se que os alunos tiveram um avanço significativo no processo de aprendizagem, desenvolvendo capacidade de observação, experimentação e análise do tema em questão, demonstrando comprometimento e realização com as descobertas, bem como, mobilizou-se o grupo de professores no sentido de planejar e avaliar os componentes curriculares sob outra perspectiva.
Abstract: This study has as its theme the education and sustainability: the teaching of biology , no IFFarroupilha – Campus Santo Augusto, as an instrument of environmental awareness. Is the result of an Interdisciplinary Project developed in health class, in the second half of 2009, where the aim was to develop an experience of contextualization and integration of knowledge from field trips and discussion of themes related the Turvo River Springs, river that crosses the municipalities of origin of the students of the Technical course in agriculture. This analysis also provides the discovery of what is behind the manifest content, going beyond the appearances of what is being communicated. It is concluded that the students had a significant advance in the process of learning, developing powers of observation, experimentation and analysis of the issue at hand, demonstrating commitment and achievement with the discoveries, as well as, mobilized the Group of teachers to plan and assess curriculum components under a different perspective.
Keywords: Educação ambiental
Ensino
Interdisciplinar
Environmental education
Teaching
Interdisciplinar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DINIZ, Eleonir. Educação e sustentabilidade: o ensino de biologia como instrumento de conscientização ambiental. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3304
Issue Date: 9-Apr-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Eleonir Diniz.pdfDocumento principal6.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.