???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3070
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Motivando para aprender matemática : uma experiência com o ensino da probabilidade
Other Titles: Motivating to learn math: an experience with teaching probability
???metadata.dc.creator???: Guimarães, Marcelo Guedes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Douglas Monsôres de Melo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo-se em vista a discussão sobre as concepções educacionais, a fim de chegar a um consenso sobre a melhor forma de aprendizagem da Matemática para o corpo discente, realizamos um trabalho de pesquisa com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Nova Iguaçu – RJ, objetivando um aprendizado mais significativo e prático, no qual os próprios discentes pudessem construir seu saber, motivados pela utilidade da Matemática no cotidiano. O foco do trabalho foram as aulas sobre probabilidade, ministradas em um primeiro momento de forma tradicional e depois de forma contextualizada, com o intuito de registrar o comportamento dos alunos diante da apresentação dos conteúdos em ambas as aulas, diferenciando-os, a fim de observar em qual deles os alunos estavam mais motivados, mais participativos. Além disso, anotamos e comparamos os dados de dois questionários que foram aplicados aos alunos, abordando seus interesses em relação à aprendizagem matemática e à conexão feita entre o que aprendem na sala de aula e o que utilizam em seu cotidiano, além do progresso alcançado por eles após as aulas ministradas de forma mais dinâmica e contextualizada
Abstract: Bearing in mind the discussion on educational concepts in order to reach a consensus on the best way of learning mathematics for the student body, I performed a research with high school students from a private school in Nova Iguaçu - RJ, aiming at the more meaningful and practical learning, in which students could build their own knowledge, motivated by the usefulness of mathematics in everyday life. The focus of the work were the lessons on probability, given at first moment in a Traditional way and after more playful way, in order to record the behavior of students before the presentation of content in both classes, differentiating them in order to observe where the students were more motivated, more involved. Also, I wrote and I compared data from two questionnaires that were applied for students, addressing their interests learning in the mathematics and connection made between what they learn in the classroom and what they use in their daily lives. The lessons were taught more dynamically so the students achieved progression after them
Keywords: Concepções educacionais
Significação do aprendizado matemático
Motivação
Construção do saber matemático
Educational Concepts
Meaning of mathematical learning
Motivation
Construction of mathematical knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: Guimarães, Marcelo Guedes. Motivando para aprender matemática : uma experiência com o ensino da probabilidade. 2004. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3070
Issue Date: 30-Aug-2004
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Marcelo Guedes Guimarães.pdfMarcelo Guedes Guimarães.2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.