???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3019
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A pesquisa como instrumento pedagógico: plantas tóxicas de interesse pecuário, no campus Cacoal - IFRO
Other Titles: Research as a pedagogical instrument: toxic plants of Interest livestock
???metadata.dc.creator???: Holanda, Juliana Maria Freitas de Assis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Abreu, João Batista Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Abreu, João Batista Rodrigues de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sanavria, Argemiro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Moura, Mirian Ribeiro Leite
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo sobre as plantas tóxicas vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo, sendo estas plantas, uma das principais causas da mortalidade em ruminantes no Brasil. Aumentando o interesse e o conhecimento sobre o assunto, pois além de causar danos diretos aos animais, também podem ser nocivas à saúde do homem. Mediante isto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de usar a pesquisa como instrumento pedagógico, para alunos no curso técnico em agropecuária, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal. A pesquisa pode ser entendida como um processo de descoberta de fatos que objetiva entrar em contato com realidades desconhecidas ou pouco conhecidas, revelando suas características e peculiaridades. E é através desta ferramenta que conseguimos trabalhar o processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficiente, sendo uma ferramenta facilitadora no processo de compreensão de conteúdos. Para o aluno este trabalho pode ser considerado como uma ferramenta complementar a sua formação, mediante a necessidade do contínuo aperfeiçoamento e a busca por novos conhecimentos, contribuindo de forma efetiva em sua formação acadêmica, profissional e social. As técnicas e instrumentos utilizados no presente trabalho foram desenvolvidas a partir da aplicação de questionários para sondagem final e inicial do processo, seminários, registros fotográficos das plantas diagnosticadas a campo. A partir do resultado do registro, foi elaborado um catálogo ilustrativo com as principais plantas tóxicas de interesse pecuário, existentes na área da pesquisa, este material servirá como fonte de informações para pesquisas sobre o assunto. A etapa final compreendeu na avaliação do processo de ensino-aprendizagem com os participantes, confirmando que o conhecimento é, cada vez mais, o motor da sociedade. Fortalecendo a importância da realização de pesquisas como um instrumento de formação.
Abstract: The study on toxic plants is increasing annually in Brazil and in the world, with these plants, a major cause of mortality in ruminants in Brazil. Increasing interest and knowledge on the subject, as well as causing direct damage to animals, can also be harmful to human health. Upon this, the work was developed with the goal of using research as a teaching tool for students in technical courses in agriculture, the Federal Institute of Science and Technology Education in Rondonia, Campus Cacoal. The research can be understood as a process of discovery of facts that objectively contact with unknown or little known realities, revealing its characteristics and peculiarities. And it is through this tool we can work the process of teaching and learning more efficiently, with a facilitative tool in understanding the content process. For the student this work can be considered as a complement your training tool, by the need for continuous improvement and the search for new knowledge, contributing effectively in their academic and social training, professional. The techniques and instruments used in this study were developed from the questionnaires for the final and initial screening process, seminars, photographic plants diagnosed the field records. From the result of the record, an illustrative catalog with the main poisonous plants of livestock, existing interest in research was developed, this material will serve as a source of information for research on the subject. The final stage was the evaluation of the teaching-learning process with participants, confirming that knowledge is increasingly the engine of society. Strengthening the importance of conducting research as a training tool.
Keywords: Pesquisa
Ensino-Aprendizagem
Plantas tóxicas
Research
Teaching and Learning
Toxic plants
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: HOLANDA, Juliana Maria Freitas de Assis. A pesquisa como instrumento pedagógico: plantas tóxicas de interesse pecuário, no campus Cacoal - IFRO. 2014. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3019
Issue Date: 24-Apr-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Juliana Maria Freitas de Assis Holanda.pdfDocumento principal4.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.