???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3010
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A construção de um imaginário Acreano, na perspectiva da Arte e da educação |
Other Titles: | The construction of the Acreano imaginary, in the perspective of art and education |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Ueliton Santana dos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Monteiro, Rosa Cristina |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Monteiro, Rosa Cristina |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Mizzuguchi, Nedda Garcia Rosa |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Santos, César Floriano dos |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho propõe apresentar e discutir a construção de imagens públicas no estado do Acre, baseando-se em questões técnicas e interpretações subjetivas, com relação a três proposições: a do poder oficial que emergiu no cenário urbano nos últimos 15 anos; a de uma realidade rural convertida em imagens fotográficas pelo autor da dissertação; a de artistas plásticos locais que ganharam força e projeção nas últimas décadas do século XX e primeiras décadas do século XXI. As imagens sempre foram, e hoje mais do que nunca são, um grande meio de propagação de ideias e produção de conhecimento. Com nossas discussões pretendemos evidenciar que a construção do imaginário acreano tem sido fortemente apropriado pelos poderes públicos, com fortes tendências à propaganda político partidária. Por outro lado, o mesmo poder político tem favorecido em algumas de suas ações a afirmação de valores culturais locais através da expressão de artistas plásticos. Toda a dissertação se sustenta no argumento da necessidade de desenvolvimento do campo da arte-educação para o pleno desenvolvimento de cidadania. |
Abstract: | This paper proposes a presentation and a discussion about the construction of public images in the Acre state, relying on technical issues and subjective interpretations , according to three propositions : the official power that emerged in the urban scene in the last 15 years; the country reality that was converted to images by the author of the dissertation , the local artists who have gained strength and prominence at the ending of the decades of the twentieth century and at the first decades of the twenty-one century. Images always been, and nowadays more than ever, they are a great way of spreading ideas and knowledge generation. In our discussions we intend to prove that the construction of the Acre imaginary has been heavily appropriated by the government, in a high level of tendencies to political publicity. On the other hand, this political comand has favored in some of his actions, the affirmation of the local cultural values by artists expression. This dissertation is supported on the purpose of a need for development of the interface between art education and lack of citizenship. |
Keywords: | Arte Imagem Educação Construção Rural Art Construction Education Country |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFRRJ |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Agronomia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SANTOS, Ueliton Santana dos. A construção de um imaginário acreano, na perspectiva da arte e da educação. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3010 |
Issue Date: | 27-Jan-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Ueliton Santana dos Santos.pdf | Documento principal | 5.52 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.