???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2961
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conteúdos da Educação Física escolar para o Ensino Técnico Profissional - desafios e possibilidades
Other Titles: Contents of Physical Education for Technical-Vocational education - challenges and possibilities
???metadata.dc.creator???: Horn, Viviane Kaim 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cupolillo, Amparo Villa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cupolillo, Amparo Villa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Salvador, Marco Antônio Santoro
???metadata.dc.contributor.referee4???: Espírito Santo, Wecisley Ribeiro do
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva identifica e analisar os conteúdos pertinentes ao componente curricular Educação Física, no conjunto das disciplinas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, observando seus desafios e reconhecendo suas possibilidades de sistematização. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa descritiva, nos termos que defendem Ludke e Andre (2012). Profissionais de Educação Física (EF), que atuaram e atuam no Campus, compuseram o universo estudado, no caso, três professores. Foram investigados a partir de um roteiro de entrevista, contendo perguntas semiestruturadas, cujos temas versavam sobre o papel da Educação Física para o Ensino Integrado Profissional; elementos da cultura corporal considerados nas aulas; conteúdos elencados no PPC e trabalhados no cotidiano escolar, atentando aos objetivos da disciplina; e, os desafios do ensino do componente curricular e suas possibilidades para o ensino técnico profissional. A investigação documental se fez necessária, uma vez que baliza a prática pedagógica, contextualiza a Educação Física no âmbito da legalidade e da prática pedagógica. Nesse sentido, a LDB 9.394/1996 e outros textos normativos, bem como os PCNs, PCNs+ e DCNs contribuíram teoricamente, somados a pensadores como Cupolillo (2007), Kuenzer (1999), Tardif (2000) e Soares (2003), principalmente. Enquanto a documentação contribuiu para o entendimento da disciplina como ente curricular, os autores deram à análise um tom de contextualização e aprofundamento sobre o fazer pedagógico, sobre a função social, política, econômica e cultural da escola e sobre o perfil do professor, nas suas diversas fases profissionais. Os resultados encontrados apontaram para uma urgente sistematização de conteúdos, organizados em temas e subtemas, em fases a que denominamos bimestres.
Abstract: This work aims to identify and analyze pertinent to Physical Education curriculum component content in all the disciplines of Technical course in the Integrated Agricultural High School, the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFRO), Colorado Campus West, noting its challenges and recognizing their possibilities of systematization. This is a descriptive qualitative research pursuant to defend Ludke and Andre (2012). Professional Physical Education (PE), which acted and act on Campus, formed the universe studied in the case of three teachers. Were investigated from an interview guide containing semi-structured questions whose topics dealt with the role of Physical Education for Integrated Vocational Education; elements of body culture considered in class; contents listed in PPC and worked daily in schools, considering the objectives of the discipline; and the challenges of teaching the curriculum component and its possibilities for professional technical education. Desk research was needed, since the goal pedagogical practice, contextualizes the Physical Education within the legality and pedagogical practice. In this sense, the LDB 9.394/1996 and other normative texts and NCPs, NCPs + DCNs theoretically and contributed, together with thinkers like Cupolillo (2007), Kuenzer (1999), Tardif (2000) and Soares (2003), mainly. While the documentation contributed to the understanding of the discipline as a curricular one, the authors gave a tone to the analysis of context and deepening of the pedagogical tasks on the social, political, economic and cultural life of the school and the teacher profile function in their Professional different phases. The results pointed to an urgent systemization of content, organized into themes and subthemes in phases we call bimonthly.
Keywords: Cidadania
Cotidiano
Prática Pedagógica
Citizenship
Everyday
Teaching Practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: HORN, Viviane Kaim. Conteúdos da educação física escolar para o ensino técnico profissional - desafios e possibilidades. 2014. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2961
Issue Date: 24-Jun-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Viviane Kaim Horn.pdfDocumento principal7.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.