???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLOPES, Francisca Iris-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8244930272161704por
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor-co1Campos, Marília Lopes-
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee3Santos, Rafael dos-
dc.date.accessioned2019-10-11T19:38:31Z-
dc.date.issued2014-04-24-
dc.identifier.citationLOPES, Francisca Iris. Educação do campo: análise do programa Gestar II de Língua Portuguesa na Escola Leonice Bregense, no município de Sena Madureira - Acre. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2948-
dc.description.resumoO Programa Gestar II em Língua Portuguesa surgiu para reverter o baixo desempenho de leitura e escrita dos alunos de 6º ao 9º ano das escolas públicas. O objetivo desse estudo foi analisar o papel desempenhado pelo programa e seus desdobramentos na Escola do campo Leonice Bregense, localizada no município de Sena Madureira, Acre. A opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa descritiva analítica, do tipo estudo de caso. Foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e de entrevista. Ganhou destaque no estudo o uso da história oral, por se apresentar como extraordinário potencial de estudo dos acontecimentos e conjunturas sociais. Participaram da pesquisa: um posseiro do Projeto de Assentamento Favo de Mel, onde a escola está inserida; o gestor; a coordenadora de ensino, a professora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano da escola e a professora formadora do Gestar II de Língua Portuguesa. O estudo revelou que a implantação do Gestar II de língua portuguesa na escola pesquisada trouxe resultados positivos. Os alunos da escola apresentaram uma proficiência média que os classifica no padrão de desempenho do nível básico, além de ter contribuído para melhorar a atuação pedagógica dos docentes envolvidos no programa. No entanto o mesmo estudo mostrou que o Programa Gestar II de língua portuguesa foi implantado para sanar um problema pontual, isto é, os baixos níveis de leitura e escrita dos alunos e, mesmo constatada sua eficiência, não teve continuidade.por
dc.description.abstractThe Manage II in Portuguese Language Program emerged to reverse the low performance in reading and writing of students from 6th to 9th grade at Public Schools. The aim of this study was to analysis the role played by the program and its developments in the Field School Leonice Bregense, located in the municipality of Sena Madureira, Acre. The methodological choice was an analytical descriptive qualitative approach, a case study type. The techniques of content analysis and interviews were used. This study highlighted the use of oral History for the reason of being an extraordinary potential study of events and social contexts. It took part in this research, a squatter of Projeto de Assentamento Favo de Mel the place where the school is located; the manager; the Teaching Coordinator; the teacher of Portuguese language from 6th to 9th grade of the school and the teacher trainer of the Manage II in Portuguese Language Program. This study revealed that the implementation of the Manage II in Portuguese language Program in the school researched brought positive results. School students had an average proficiency what classify them in the basic level performance standard, besides contributed to improving the teaching performance of the academic staff involved in the program. However, the same study showed that the Manage II in Portuguese language Program was implemented to solve a specific problem, that is, the low levels of reading and writings of the students and, even though noticed its efficiency, it was not continued.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-10-11T19:38:31Z No. of bitstreams: 1 2014 - Francisca Iris Lopes.pdf: 9335464 bytes, checksum: 5c2ee1d5c17555d849156e92840dfcb9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-11T19:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Francisca Iris Lopes.pdf: 9335464 bytes, checksum: 5c2ee1d5c17555d849156e92840dfcb9 (MD5) Previous issue date: 2014-04-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10837/2014%20-%20Francisca%20Iris%20Lopes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectGestar IIpor
dc.subjectLeitura e Escritapor
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectManage IIeng
dc.subjectReading and Writingeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação do campo: análise do programa Gestar II de Língua Portuguesa na Escola Leonice Bregense, no município de Sena Madureira - Acrepor
dc.title.alternativeField education: analysis of the Manage II in Portuguese Language Program in the Leonice Bregense School in the municipality of Sena Madureira-Acreeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Francisca Iris Lopes.pdfDocumento principal9.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.