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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Amapá – IFAP, campus Macapá: um estudo sobre os impactos do curso de assentamento de cerâmica e porcelanato na vida das egressas
Other Titles: Thousand Women in the Program Federal Institute of Amapá – IFAP Macapá Campus: A study on the impacts of course fixing of ceramic and porcelain in the life of grads
???metadata.dc.creator???: GOMES, Arlene da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Isabel Brasil
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gonçalves, Lenício
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação se propôs a analisar a implantação do Programa Mulheres Mil no IFAP campus Macapá, enfocando seus objetivos, as expectativas e os resultados gerados na vida das egressas do curso de assentamento de cerâmica e porcelanato ofertado no ano de 2012. Para tanto, o estudo abordou a importância do acesso à educação para o público feminino, situando a proposta do programa como política pública educacional de inclusão social; bem como apresenta a experiência e realidade desse trabalho em alguns Institutos Federais e as contribuições destes para a superação das desigualdades regionais. A pesquisa foi realizada nas dependências do IFAP, campus Macapá, no ano de 2013 tendo como público participante 30 egressas do referido curso. A técnica utilizada foi a de aplicação de questionário do tipo semiestruturado e a análise dos dados contemplou a abordagem descritiva, a qual permitiu identificar o perfil das ingressantes no curso, as percepções positivas com relação ao projeto e os impactos causados na vida das mesmas. Tais resultados revelam a necessidade de fomentar ainda mais iniciativas como estas que propiciam a formação profissional aos sujeitos em situação de vulnerabilidade social, bem como a importância de realizar avaliação contínua como forma de reformular e consolidar ainda mais esta política pública em nível nacional.
Abstract: This dissertation is proposed to analyze the implementation of the Thousand Women Program in a IFAP campus, focusing on your goals, expectations and results generated in the lives of the alumni of the course of ceramic tiles and porcelain tiles offered in 2012. Therefore, the study comes addressing the importance of access to education for the female audience, placing the proposed program as an educational public policy of social inclusion; and presents the experience and reality of working in some Federal Institutes and the contributions of these to overcome regional inequalities. The survey was conducted in the premises of IFAP campus Macapá, in 2013 with 30 participating public as grads of that course. The technique used was the application of the semi-structured type questionnaire, and data analysis included descriptive approach, which allowed us to identify the profile of entering students in the course, the positive perceptions regarding the project and the impacts on the lives of same. These results show the need to further encourage more initiatives like these that provide vocational training to individuals in situations of social vulnerability and the importance of carrying out continuous assessment to refine and further consolidate this public policy at national level.
Keywords: Educação Profissional
Mulheres Mil
Inclusão Social
Vocational Education
Women Mil
Social inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GOMES, Arlene da Silva. O Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Amapá – IFAP, campus Macapá: um estudo sobre os impactos do curso de assentamento de cerâmica e porcelanato na vida das egressas. 2014. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2821
Issue Date: 30-Sep-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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